SóProvas


ID
697342
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML 2.0 divide os diagramas em duas categorias, estruturais e de comportamento. São exemplos de diagramas estruturais e de comportamento, respectivamente, os diagramas de

Alternativas
Comentários
  • Os Diagramas da UML estão divididos em Estruturais e Comportamentais.
    Vejam onde se encaixa cada tipo de diagrama, além desses expressos na questão:

    Diagramas Estruturais

    • De Classe: Este diagrama é fundamental e o mais utilizado na UML e serve de apoio aos outros diagramas. O Diagrama de Classe mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes.
    • De Objeto: O diagrama de objeto esta relacionado com o diagrama de classes e, é praticamente um complemento dele. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução do processo do software.
    • De Componentes: Está associado à linguagem de programação e tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos.
    • De implantação: Determina as necessidades de hardware e características físicas do Sistema.
    • De Pacotes: Representa os subsistemas englobados de forma a determinar partes que o compõem.
    • De Estrutura: Descreve a estrutura interna de um classificador.

    Diagramas Comportamentais

    • De Caso de Uso (Use Case): Geral e informal para fases de levantamento e análise de Requisitos do Sistema.
    • De Máquina de Estados: Procura acompanhar as mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo.
    • De Atividades: Descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade.
    • De Interação: Dividem-se em:
      1. De Sequência: Descreve a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos.
      2. Geral interação: Variação dos diagramas de atividades que fornece visão geral dentro do sistema ou processo do negócio.
      3. De comunicação: Associado ao diagrama de Sequência, complementando-o e concentrando-se em como os objetos estão vinculados.
      4. De tempo: Descreve a mudança de estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.
  • A UML divide-se em 7 diagramas estruturais e 7 comportamentais.

    Diagramas Estruturais:
    • Diagrama de Classes
    • Diagrama de Objetos
    • Diagrama de Componentes
    • Diagrama de Pacotes
    • Diagrama de Implantação
    • Diagrama de Estrutura Composta
    • Diagrama de Perfis (a partir da UML 2.2)
    Diagrama Comportamentais:
    • Diagrama de Caso de Uso
    • Diagrama de Atividade
    • Diagrama de Máquina de Estados
    • Diagrama de Sequência
    • Diagrama de Comunicação
    • Diagrama de Tempo
    • Diagrama de Interação Geral
  • Ilustrando o que já foi comentado:

  • Como vi em outro comentário aqui no QC, decore o que é estrural, logo o resto é comportamental
    C -> Componentes;
    O -> Objetos;
    C -> Classes;
    I -> Implantações;
    P -> Perfil;
    P -> Pacotes;
    E -> Estrutura composta;

  •  

    Diagramas de Estrutura
    Diagramas de Classes
    Diagramas de Objetos
    Diagrama de Componentes
    Diagrama de Estrutura Composta
    Diagrama de Implantação
    Diagrama de Pacotes
    Diagrama de Perfil


    Diagramas de Comportamento (Dinâmicos)
    Diagrama de Atividades
    Diagrama de Casos de Uso
    Diagrama de Iteração
    Diagrama de Máquina de Estados
    Diagrama de Sequência
    Diagrama de Comunicação
    Diagrama de Visão Geral da Interação
    Diagrama de Tempo