SóProvas


ID
697945
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O diretor de um órgão público qualquer tem poder para definir o período durante o qual serão gozadas as férias dos seus servidores. Esse dirigente é obrigado a conceder férias anuais a todos os servidores do órgão. Os dois casos referem-se, respectivamente, ao exercício de poder

Alternativas
Comentários
  • Poder discricionário -  É liberdade de ação administrativa (Administrador Público), dentro dos limites permitidos em lei, observadas a conveniência e a oportunidade para tal ação.

    Poder vinculado -  É aquele que a lei confere à Administração para a prática de ato de sua competência, determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização.

    http://www.jusbrasil.com.br

    Resposta: Letra E
  • Gabarito letra "E"

    Poder discricionário
    -
    É liberdade de ação administrativa (Administrador Público), dentro dos limites permitidos em lei, observada a conveniência e a oportunidade para tal ação.É aquele em que o agente administrativo dispõe de uma razoável liberdade de atuação, podendo valorar a oportunidade e conveniência da prática do ato, quanto ao seu( MOTIVO), e sendo o caso, escolher, dentro dos limites legais, o seu conteúdo (OBJETO). Lembrando que a (competência, finalidade e forma é vinculado mesmo nos atos discricionários).



    Poder vinculado - (Atuação regrada), É aquele que a lei confere à Administração para a prática de ato de sua competência, TODOS os requisitos e elementos necessários à sua validade, sem margem de liberdade de atuação.
    Não cabe a administração tecer considerações de oportunidade e conveniência, nem escolher seu conteúdo. O PODER VINCULADO apenas possibilita à administração executar o ato nas estritas hipóteses legais.


    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado.
  • GABARITO E
    PODER DISCRICIONÁRIO - É a prerrogativa concedida aos agentes administrativos de elegerem, entre várias condutas possíveis, a que traduz maior conveniência e oportunidade para o interesse público.
    PODER VINCULADO - É aquele em que o administrador se encontra inteiramente preso ao enunciado da lei que estabelece previamente um único comportamento possível a ser adotado em situações concretas, não existindo margem para o juízo de conveniência e oportunidade.
  • DISCRICIONÁRIO - POIS TERÁ A LIBERDADE DE ESCOLHA PARA ''...definir o período durante o qual serão gozadas as férias...''


    VINCULADO - POIS, DESDE QUE ATENDIDOS OS REQUISITOS LEGAIS, ''...é obrigado a conceder férias anuais a todos os servidores...''



    GABARITO ''E''

  • Porque não comecei a estudar com força para concursos em 2012!!!!!