SóProvas


ID
698017
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As contas patrimoniais e as contas de resultado, segundo a teoria das contas preceituada na Parte IV do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público a integram a teoria

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A estrutura do plano de contas é influenciada pela teoria das contas, que explica a representação e a classificação das contas contábeis. As principais teorias são:

    a) Teoria Personalista: cada conta assume a configuração de uma pessoa no seu relacionamento com a entidade. Dessa forma, caixa, bancos, duplicatas a receber, capital, receitas e despesas representam pessoas com as quais a entidade mantém relacionamento. De acordo com essa teoria, as contas classificam-se em:

    i. Agentes consignatários (pessoas encarregadas da guarda de valores): representam os bens da empresa;

    ii. Correspondentes (terceiros que mantêm transações com a empresa): representam os direitos e obrigações; e

    iii. Proprietários (donos e responsáveis pela riqueza administrada): representam as contas do patrimônio líquido e suas variações, inclusive despesas e receitas.

    b) Teoria Materialista: as contas representam relações materiais e se classificam em dois grandes grupos:

    i. Contas integrais: representam bens, direitos e obrigações exigíveis;
    ii. Contas diferenciais: representam as contas do patrimônio líquido e suas variações, inclusive as receitas e despesas.

    c) Teoria Patrimonialista: entende que o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio e que a finalidade contábil é a administração do mesmo. O patrimônio pode ser compreendido pela sua situação estática, pela sua situação dinâmica e pela sua representação quantitativa e qualitativa. De acordo com essa teoria as contas são classificadas em:

    i. Contas patrimoniais: representam a situação estática, ou seja, o patrimônio, os elementos ativos e passivos, que são os bens, direitos, obrigações com terceiros e o patrimônio líquido;

    ii. Contas de resultado: representam a situação dinâmica e as variações patrimoniais, ou seja, as contas que alteram o patrimônio líquido e demonstram o resultado do exercício


    FONTE: MCASP

    bons estudos

  • mnemônico (doido, mas funciona):

    seguir essa ordem -----> ler com sotaque "italiano" pra não se esquecer: "Patri - Mate - Perso"

    a) Patrimonialista =

    - patrimonial: ativo, passivo, pl

    - resultados: receita , despesa

    b) Materialista (ou materialística):

    - integral (que integra) : ativo , passivo

    - diferencial (variações fazem  a diferença no patrimonio do sujeito): pl; receita, despesa

    c) Personalista (ou personalística)

    - agentes consignatários (bens)

    - agentes correspondentes (direitos e obrigações)

    -- proprietários (pl , receita, despesa)

    Espero ter ajudado!

     

    bons estudos!

  • Minha contribuição.

    Teoria Patrimonialista: trata-se da teoria atualmente utilizada pela Contabilidade. Segundo a Teoria Patrimonialista as contas são classificadas em:

    Contas Patrimoniais: representam os bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido, ou seja, representam o patrimônio da entidade em determinado momento, por meio do Balanço Patrimonial. As contas patrimoniais são subdivididas em contas ativas e contas passivas.

    Contas de Resultado: representam as receitas e despesas da entidade. As contas de resultado surgem durante o exercício contábil e encerram-se ao final do mesmo exercício. É por meio dessas contas que sabemos se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em suas atividades. As contas de resultado são subdivididas em Contas de Despesa e Contas de Receita.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!