SóProvas


ID
698737
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No Grid Gerencial, propostos por Blake e Mouton são identificados cinco estilos de liderança: country club; enfraquecido; meio-termo; tarefa e

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvida por Robert Blake e James Mouton, o Grid Gerencial é baseado nos estilos “preocupação com as pessoas” e “preocupação com a produção” (Teoria Bidimensional).

    Essa teoria pressupõe que o administrador sempre está voltado para dois assuntos: produção e pessoas. O Grid compõe-se de dois eixos:

    Eixo horizontal = preocupação com a produção: série contínua de nove pontos. O mínimo, 1 (um), significa baixa preocupação com a produção. O máximo, 9 (nove), alta preocupação com a produção.

    Eixo vertical = preocupação com as pessoas: série contínua de nove pontos em que o mínimo, 1 (um), significa baixa preocupação com  elas, e o máximo, (nove), alta preocupação com elas.

    (...)


    • Posição 9,9  (“Equipe” ou “Gerência em equipe”)
    Os resultados do trabalho provêem do empenho pessoal. O comprometimento de todos leva a uma interdependência e à criação de um relacionamento confiante e respeitoso.
     
    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos – Vol. II
    Autores: Enrique Rocha, Karina da Rocha e Cristiana Duran
  • Grade Gerencial: Partindo dos estudos da Ohio State e da Michigan, utilizando as dimensões identificadas, Blarke e Mounton (1964) desenvolveram a grade gerencial De acordo com a pontuação em cada uma das dimensões são gerados conceitos que descrevem de forma geral o tipo de empresa, o ambiente que nela existe e o estilo gerencial utilizado. Apesar de não existirem indicações de que um dos estilos gerenciais é mais eficaz em todas as situações, algumas pesquisas indicam que o estilo 9,9 (Gerência em Equipe) seria o estilo no qual os gerentes se sairiam melhor.

    Gerência Clube de Campo (1,9) – A atenção cuidadosa às necessidades das pessoas para satisfazer relacionamentos, leva a uma organização com atmosfera e ritmo de trabalho amigáveis, confortáveis.

    Gerência em Equipe (9,9) – As realizações de trabalho são de pessoas comprometidas; a interdependência através de um “interesse comum” no objetivo da organização leva a relações de confiança e respeito.

    Gerência de Organização Humana (5,5) – O desempenho adequado da organização é possível através do equilíbrio da necessidade de conseguir trabalhar e manter o moral das pessoas num nível satisfatório.

    Gerência Empobrecida (1,1) – Exercer esforço mínimo para ter desempenhado o trabalho exigido é apropriado para manter a afiliação a organização.

    Obediência – Autoridade (9,1) – A eficiência em operações resulta de arranjar condições de trabalho, de forma que elementos humanos interfiram em grau mínimo.

  • Figura 6.4 - GRID Gerencial.(BLA[84])

  • Vale a pena destacar que o estilo Country Club ou Clube Campestre também pode ser chamado de Clube Recreativo. Já a Tarefa recebe os nomes de Autoridade, Gerenciamento de Tarefas ou Autoridade-Obediência. O Estilo Equipe ou Gerência em Equipe. Meio termo ou Gerência de Meio de Caminho ou Homem Organizacional e a posição 1,1 que é Enfraquecido ou Empobrecido.
    Alguns autores consideram que essa teoria é um MODELO GERENCIAL em vez de uma TEORIA DA LIDERANÇA.
  • ótimo comentário Ariely, mas vale o entendimento da banca se enquadra em Liderança ou Gerenciamento.
  • meu pai do céu haja nome pra decorar!!!!
  • Existem cinco estilos de liderança, de
    acordo com seu posicionamento na grade. São os seguintes:

    Autoridade submissão ou Líder-tarefa (9,1);
    Gestão de clube de campo ou Líder-pessoas (1,9)
    Gestão pobre ou Líder negligente ( 1,1);
    Gestão do meio do caminho ou Líder “meio-termo” (5,5);
    Gestão de equipes ou líder-equipe (9,9).
  • A) ♦ Equipe: trabalho com pessoas interessadas num objetivo comum, havendo relações de confiança e respeito.

    Os demais:

    ♦ Empobrecido: esforço mínimo para que se realize o trabalho para se manter na organização;
    ♦ Country Clube (clube de campo): atenção para as relações entre as pessoas se dá de forma amistosa e agradável dentro da organização;
    ♦ Tarefa: eficiência de operações resulta numa interferência mínima de elementos humanos;
    ♦ Meio Termo: equilíbrio entre a necessidade de realização do trabalho e a manutenção da moral das pessoas em nível satisfatório;

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAjtYAH/administracao-rh


  • É o estilo de liderança almejado 9.9

  • De acordo com a pontuação em cada uma das dimensões são gerados conceitos que descrevem de forma geral o tipo de empresa, o ambiente que nela existe e o estilo gerencial utilizado. Apesar de não existirem indicações de que um dos estilos gerenciais é mais eficaz em todas as situações, algumas pesquisas indicam que o estilo 9,9 (Gerência em Equipe) seria o estilo no qual os gerentes se sairiam melhor.


    1.1 = Gerência Empobrecida/Líder Negligente = mínima preocupação com a produção e com as pessoas;


    1.9 = Gerência de Clube Recreativo (Country Club) = ênfase nas pessoas, com a mínima preocupação com a produção;


    5.5 = Gerência do Homem Organizacional/Líder Meio-Termo = conseguir alguns resultados com pouco esforço. É a mediocridade. Obs.: líder calango, pois vive em cima do muro;


    9.1 = Gerência de Tarefas/Líder autoritário = preocupação máxima com a produção e menos com as pessoas;


    9.9 = Gerência em Equipe = ênfase em ambos. Demonstra elevada preocupação com a produção e igualmente com as pessoas. Os problemas são discutidos em profundidade, de maneira aberta, para alcançar compreensão mútua e comprometimento em relação às conclusões obtidas. A equipe desenvolve um interesse comum no resultado do seu esforço. A teoria 9.9 é uma teoria sinergística.

  • 1.9 Gerência clube de campo                                                                                9.9 Gerência em equipe

     

                                                                    5.5 Gerência meio termo

     

    1.1 Gerência empobrecida                                                                                    9.1 Gerência de tarefas

     

     

    1.1 - o líder se esforça minimamente pra fazer as coisas. É ausente.

    9.1 - o líder se preocupa com a eficiência na produção, mas não com a motivação e desenvolvimento das pessoas.

    1.9 - Toda atenção está voltada para o funcionário sem se preocupar com a eficiência nas tarefas.

    5.5 - é razoável tanto na produção quanto com as pessoas.

    9.9 - É o estilo mais eficaz porque se preocupa tanto para obter eficiência nas tarefas como em manter os funcionários motivados e em constante desenvolvimento.

  • A única forma que consegui decorar esse grid foi literalmente desenhando diversas vezes no caderno até decorar.

  • Grade Gerencial de Blake e Mouton (Visão Bidimensional)

    Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes.

    Para Blake e Mouton (grid gerencial) a forma de analisar a eficácia do líder conforme a combinação de estilos, tendo por variáveis a preocupação com as pessoas e a preocupação para a produção (MAXIMIANO, 2002, p. 318). Essas duas orientações são representadas por escalas de 1 a 9, sendo que 1 representa a mínima orientação, 9 representa a máxima

    Das várias possibilidades de gestão 5 se destacam como formas típicas de gestão/liderança:

    1.1 - Empobrecida ou burocrática/enfraquecida - O emprego do esforço é o mínimo necessário para que o trabalho seja executado e é também o esforço suficiente para permanecer como membro da organização.

    1.9 - Clube de campo ou Country club - A atenção concentrada nas necessidades das pessoas leva a uma atmosfera agradável e a um confortável ritmo de trabalho.

    5.5 - Homem organizacional ou gerência de meio termo - Um adequado desempenho organizacional pode ser obtido por um equilíbrio entre o atendimento das necessidades das pessoas, a manutenção do moral satisfatório e a necessidade de obtenção de resultados.

    9.1 - Autoridade, gerenciamento de “tarefas” ou autoridade-obediência - A eficiência dos liderados é decorrente da organização das condições de trabalho, de tal forma que o fator humano interfira em grau mínimo.

    9.9 - Equipe ou gerência em equipe - Os resultados do trabalho provêm do empenho pessoal. O comprometimento de todos leva à interdependência e à criação de um relacionamento confiante e respeitoso.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online