SóProvas


ID
698740
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A autoridade formal e liderança nem sempre andam e nem precisam andar juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores. Uma característica da autoridade formal é de que

Alternativas
Comentários
  • Autoridade Formal Liderança
    Seu fundamento está em leis aceitas e de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas de poder de comando. Seu fundamento está na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em seguí-lo.
    O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo. O seguidor obedece ao líder (pessoa) e à missão que ele representa.
    A lei é o instrumento para possibilitar a convivência social. O líder é o instrumento para resolver problemas da comunidade.
    É limitada no tempo e no espaço geográfico, social, ou organizacional. Os limites definem a jurisdição da autoridade. Tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores.
    Inclui o poder de forçar a obediência das regras aceitas para a convivência. O líder tem o poder representado pela massa que o segue.
    É atributo singular. É produto de inúmeros fatores. Não é a qualidade pessoal singular.



    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos
    Autor: Enrique Rocha, Karina da Rocha e Cristiana Duran
  • Poder da posição do líder. Refere-se à dimensão de autoridade formal atribuída ao líder, independentemente do seu poder pessoal.
    CHIAVENATO - TGA

    Lider formal aquele que decorre da estrutura da administração ou aquele pré-estrabelecido de comum acordo, independendente de seu poder pessoal.
  • Segundo Rodrigo Rennó,

    Para Daft, a liderança pode ser definida como: “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais.”
    Já Chiavenato define liderança como: “é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente  em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.” 
    Não é necessária a ocupação de um cargo para que uma pessoa tenha um papel de liderança em um grupo. E o contrário também é verdade. Não é sempre que um chefe faz este papel (liderar) nas organizações. Muitas pessoas ocupam cargos de chefia, mas não tem perfil para liderar pessoas, não sabem se comunicar, não sabem incentivar as pessoas etc. A liderança será FORMAL quando for conferida a alguém pela organização, ou seja, a organização, formalmente, designa uma pessoa para liderar as outras. Assim nem todo gestor e líder e nem todo líder é gestor. Já a liderança INFORMAL ocorre quando alguém, mesmo não tendo poder formal para isso, lidera pessoas. Ela surge espontaneamente dentro do grupo.
  • Impossível! A liderança formal é caracterizada por um vínculo UNILATERAL, oras. Nessa posiçao nao se discute o poder de influência do líder, este simplesmente é conferido pelas normas da organizaçao e deve ser respeitado. A liderança informal surge do fluxo entre o lider e os seguidores, numa relacao de troca. Ninguém discute a autoridade formal de um chefe, com todo respeito, essas questoes contrariam a razao de qualquer mortal.

  • Autoridade Formal:

    - Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando.

    - O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo.

    - A lei é o instrumento para possibilitar a convivência social.

    - A autoridade formal é limitada no tempo e no espaço geográfico, social ou organizacional. Os limites definem a jurisdição da autoridade.

    - A autoridade formal é temporária para a pessoa que desempenha o papel de figura de autoridade.

    - A autoridade formal inclui o poder de forçar a obediência das regras aceitas para a convivência.

    - A autoridade formal é atributo singular.

    Liderança:

    - Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em segui-lo.

    - O seguidor obedece ao líder e à missão que ele representa.

    - O líder é instrumento para revolver problemas da comunidade.

    - A liderança é limitada ao grupo que acredita no líder ou precisa dele. Os limites da liderança definem a área de influência do líder.

    - A liderança tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores.

    - Os líderes têm o poder representado pela massa que o segue.

    - A liderança é produto de inúmeros fatores. Não é qualidade pessoal singular.


    Autoridade formal e liderança nem sempre andam nem precisam andar juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal (a "figura de autoridade") pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores ou jurisdicionados nem precisar dela. É o caso dos agentes da lei que exercem poder de polícia.

    https://docs.google.com/document/d/17pskuYfx1KOCaF6uR_NCf-wObpJUvNjiN1OULFIrbfw/edit?pli=1

  • A) A liderança é produto de inúmeros fatores. 

    Queria saber onde está a mentira disso. Porque se a banca diz que tá errado então ela tem que dizer qual é o badalado único fator que produz a liderança. É um segredo que todas as organizações do mundo desejam saber e só a FCC conhece


  • Leonilson,

     

    A banca não disse que a liderança não é um produto de inúmeros fatores, simplesmente a letra "A" não condiz com o que o enunciado pede, apenas isso.

     

    Uma característica da autoridade formal é de quese fundamenta em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridades dotadas do poder de comando.