SóProvas


ID
698746
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O que liga o líder aos seguidores é a existência de uma tarefa ou missão. As missões que o líder propõe ao grupo podem ser classificadas em dois tipos: moral e calculista. Na missão calculista o líder

Alternativas
Comentários
  • O que liga o líder aos seguidores é a existência de uma tarefa ou missão. Sem esse componente, não há liderança, apenas influencia ou popularidade. As missões que o líder propõe ao grupo podem ser classificadas em dois tipos: moral e calculista.
               A missão que apresenta um desafio ou problema para grupo resolver tem conteúdo moral.
               A missão ou tarefa que promete uma recompensa (que pode ser psicológicos ou materiais) tem conteúdo calculista

    Fonte: xa.yimg.com/kq/groups/20909156/.../Liderança+seminário+.doc


     

  • O que liga o líder aos seguidores é uma tarefa ou missão. Sem esse componente, não há liderança, apenas influência ou popularidade.

    Segundo William Safire, a missão deve estar sintonizada com as motivações dos liderados. Há dois tipos de missão, que correspondem aos dois tipos de seguidores:

    • Moral (seguidor fiel): O líder (transformador ou carismático) apela ao senso de responsabilidade, valores, desejos, aptidões e habilidades dos liderados. A recompensa que o liderado recebe não é nada mais que a realização da missão (ou a tentativa de realizá-la). A obediência dos seguidores é fruto da crença ou fé na pessoa do líder ou no que ele representa.

    • Calculista (seguidor mercenário): O líder (transacional) promete uma recompensa (que pode ser psicológica ou material) em troca da obediência dos seguidores. Há, assim, relações de troca, nas quais há um contrato psicológico do tipo calculista, estabelecendo metas e oferecendo incentivos para sua realização. A obediência é conseguida por meio da expectativa ou oferecimento de recompensa, e não pela força ou pelo comprometimento.
      http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAW_YAF/lideranca-1

  • PODE-SE CORRELACIONAR ENTÃO A MISSÃO CALCULISTA COM A LIDERANÇA TRANSACIONAL E A MISSÃO MORAL COM A LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL ?
    1. Tarefa ou Missão
    - o que liga o líder aos liderados – tarefa ou missão
    - sem a tarefa – não há liderança – apenas influência ou popularidade
    - apenas com um plano, objetivo ou idéia que atraia seguidores – líder potencial  para líder real
    - há dois tipos de missões: moral e calculista.
    1) moral:
    - missão que apresenta um desafio tem conteúdo moral
    - líder que lança um desafio apela ao senso de responsabilidade, valores, desejos, aptidões.
    - palavras como missão, visão, compromisso, comprometimento
    - seguidores são os fiéis – recompensa deles – realização da missão
    - possível disposição de seguidores para ser influenciado depende mais do tipo da missão do que das qualidades do líder. A liderança é da missão.

    2) calculista:
    - missão que promete uma recompensa (psicológica ou material) em troca de obediência dos seguidores – conteúdo calculista.
    - líder e liderado vêem a missão como uma troca entre esforço e recompensa cuja troca tem de ser racional, sem o fundo emocional.
    - muitos incentivos oferecidos pela organização como prêmios por desempenho, baseiam-se em uma combinação de contratos psicológicos morais e calculistas. As pessoas são convidadas a comprometerem-se com realização de resultados recebendo prêmios e incentivos em troca de seu esforço.



     
  • Letra D

    Atua com promessas de recompensas em troca da obediência dos seguidores.
  • LIDERANÇA
     
    2) - MISSÃO– O que liga o líder aos seguidores é a tarefa ou missão. Segundo William Safire os lideres potenciais perguntam:
    Para onde quero levar esta empresa (ou grupo, exército, cidade ou nação)? Como realizo meu plano de sair do aqui e agora para o até lá e depois?
     
    Três de tipos de missão:
     
     
                                 MORAL                       CALCULISTA                         ALIENATÓRIA
                    (desafio, realização)            (recompensa)                 (coerção, obrigação)
     
    2.1) - MORAL– Quando apresenta desafio, líder lança o desafio apela ao senso de responsabilidade, valores, desejos e etc... Segundo Amitai Etzioni, chama também de contrato psicológico este tipo de liderança. A missão de conteúdo moral usualmente anda junto com a idéia da “autentica liderança”
     
    2.2)- CALCULISTA– Amitai, diz que a ralação governada por trocas/recompensas, chama de contrato psicológico do tipo calculista. Quando há um contrato desse tipo entre uma pessoa e uma organização, ou entre duas pessoas, predomina entre os dois lados alguma espécie de interesse recíproco.
     
    2.3) - ALIENÁTORIO- O contrato psicológico alienatório é produto da coerção e produz o desinteresse. Quem obedece está sendo coagido ou deseja evitar o castigo e não está convencido da necessidade de obedecer. Não faz parte do universo da liderança. A coerção não é uma das bases legitimas de influencia.

    http://estudosadm.vilabol.uol.com.br/index_arquivos/Page2485.html
  • Liderança Transacional

  • Gab. D

    Tipos de missões dos Lideres 

     

    Missão Moral: Obediência decorre de crença ou fé na norma 

     

    Missão calculista : o lider estabelece metas e oferece incentivos para realização de tarefas

     

    Missão Alienatória : a obediência é fruto da coerção ou do desejo de se evitar um castigo , não estando convencido da necessidade de obedecer

     

    FONTE : RIBAS, 2014

  • Já ia registrar isso Kakaroto.