-
Pessoal aqui podemos associar o termo cidadania organizacional ao comportamento de cidadania organizacional, termo cunhado recentemente como um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um funcionário, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização (Robbins, 2008) {...} Já nos estudos de Schappe (1998) é destacado que a cidadania organizacional está associada ao comprometimento, à satisfação e ao procedimento de justiça. {...} O comportamento e Cidadania Organizacional pode ser definido como "os comportamentos discricionários, não direta ou explicitamente reconhecidos pelo sistema formal de recompensas, e que, no conjunto, promovem o funcionamento eficaz da organização". (Organ, 1988). Embora esta definição seja questionável é muito utilizada.
Na minha opinião a questão se assemelha melhor com a definiçaõ de Organ (1988) "...comportamento que não é uma exigência da função executiva ou da descrição do trabalho" Exemplo de variáveis de cidadania organizacional: iniciativa, lealdade e fidelidade.
Definições retirada da dissertação: http://tede.ucs.br/tde_arquivos/5/TDE-2011-09-16T145419Z-516/Publico/Dissertacao%20Charles%20Rui.pdf
-
Cidadania Organizacional
Aprimore a sua empresa ao conhecer mais este novo conceito que está presente no mercado.
Edição nº 01 | Ano 02 15/01/2005
O QUE É?
De acordo com (MCINTOSH, LEIPZIGER, JONES, COLEMAN, 2001) Cidadania corporativa diz respeito ao relacionamento entre empresas e sociedade – tanto a comunidade local que cerca uma empresa e cujos membros interagem com seus funcionários, quanto a comunidade mundial, mais ampla que atinge todas as empresas através de seus produtos, sua cadeia de suprimentos, sua rede de revendedores, sua propaganda e assim por diante.
Continua...
Nesta ótica a letra B e C também falam de cidadania organizacional. Achei a questão mal formulada.
FONTE: http://cobben.com.br/cgi-cn/news.cgi?cl=099111098098101110098114&arecod=2&newcod=32
-
Gabarito: Letra E
Cidadania organizacional refere-se, no ambiente de trabalho, a estar à disposição para ajudar o outro em benefício do próximo ou da empresa. Ou seja, trata-se de contribuições individuais no local de trabalho, como diz a alternativa.
-
Os funcionários que são cidadãos organizacionais envolvem-se em atos sociais positivos, criados para ajudar os outros, como no oferecimento voluntário de seus esforços para projetos especiais, na doação de tempo e recursos próprios e na cooperação proativa com os outros. Também há a expectativa de que eles usem completamente sues talentos e energias para auxiliar a organização a alcançar suas metas de eficiência e eficácia. Newstrom, 2008. Comportamento Organizacional.