SóProvas


ID
698809
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para E. H. Schein, na consultoria de procedimentos ou consultoria de processos, o agente da mudança ensina

Alternativas
Comentários
  • "Para mim, é um processo complexo de produzir mudanças na organização, que não podem ser alcançadas com grandes quantidades de papéis bem escritos. O processo de mudança não é simplesmente o de transmitir ideias, mas o de mudar valores e ensinar habilidades"



    Página 154 - CONSULTORIA DE PROCEDIMENTOS / EDGAR H. SCHEIN. http://www.cra-rj.org.br/site/leitura/textos_class/edgar/publicacao/files/assets/basic-html/page154.html
  • A consultoria de procedimentos coloca o administrador e o consultor num trabalho conjunto de diagnose. O consultor de procedimentos pretende abordar uma organização sem a determinação precisa de uma missão ou necessidade, uma vez que ele se baseia na suposição subjacente de que a maior parte das organizações tem probabilidade de se tornar mais eficiente do que é, se for possível identificar que processos (grupos de trabalho, relações interpessoais, comunicações, relações intergrupais, etc.) necessitam de aperfeiçoamento. Uma suposição, intimamente relacionada com esta, é a de que nenhuma forma organizacional é perfeita, a de que toda forma organizacional apresenta pontos fortes e fracos. O consultor de procedimentos procuraria evitar que o administrador, com o qual ele está trabalhando, se lance num programa de ação, particularmente se ele envolver qualquer tipo de mudança na estrutura organizacional, antes que a própria organização tenha realizado um completo diagnóstico e avaliação das forças e fraquezas da atual estrutura.
    Os problemas serão resolvidos com maior eficiência e a solução apresentada permanecerá válida durante um tempo maior se a organização indicar as saídas para as suas próprias dificuldades. O papel do consultor consiste em ensinar técnicas de diagnose e de resolução de problemas, mas ele próprio não deve se envolver na solução do problema real.

    FONTE: http://www.ornellas.com.br/files/artigos/LIVRO%20-%20CONSULTORIA%20DE%20PROCEDlMENTO%20-%20SCHEIN.pdf
  • A "b" está correta.

    Existem muitas corretas e uma única errada (falsa).

    Ele quer que marque a errada (falsa).