SóProvas


ID
698821
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A interferência em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo poder de decisão limitado ou não-autoritário, e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo aceitável com relação às questões em disputa, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Questão que sempre cai e a gente acaba confundindo os termos. Eu aprendi assim:

    MEDIAÇÃO:Forma de resolução dos conflitos, com auxilio de um terceiro imparcial, que nada decide, mas apenas auxilia as partes na busca de uma solução, sem contudo opinar diretamente sob a lide em questão.

    CONCILIAÇÃO: Bem semelhante ao conceito d emediação, só se diferencia por que o terceiro imparcial opina nas soluções, mas a autonomia da decisão continua sendo das partes.

    ARBITRAGEM: Processo onde as partes em conflito atribuem poderes a outra pessoa, ou pessoas, para decidirem por ela o objeto conflitante (estas são imparciais e normalmente especialistas na materia a ser disputada).
  • está na questão: ", tendo poder de decisão limitado" ...  MEDIAÇÃO-> nada decide...   não tem como validar como certa a A.  Alguém pode me explicar?? 

  • Também não entendi! "poder de decisão limitado". O mediador não decide nada, já o conciliador é mais objetivo, pode sim ter algum poder de decisão.


  • Resposta alternativa "A".

     

    Mediação: é o processo de gestão de controvérsias no qual um profissional - o mediador - intervém de forma imparcial e neutra, ou seja sem poder de decisão, facilitando a comunicação entre os envolvidos, com vistas à solução da disputa.

    O Mediador não decide, ele ajuda as partes a chegarem a um consenso.

     

     

     

  • Questão estranha mesmo, pois, ao mediador cabe a facilitação da comunicação das partes a fim de chegarem sozinhos a uma solução, não tendo poder de decisão relacionado ao conflito. 

     

  • Deveria ser ANULADA

    Creio que a assertiva "E" seja a correta, pois:

     

    Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o problema. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais, ou complexos. A Mediação é um procedimento estruturado, não tem um prazo definido, e pode terminar ou não em acordo, pois as partes têm autonomia para buscar soluções que compatibilizem seus interesses e necessidades. 

    A conciliação é um método utilizado em conflitos mais simples, ou restritos, no qual o terceiro facilitador pode adotar uma posição mais ativa, porém neutra com relação ao conflito e imparcial. É um processo consensual breve, que busca uma efetiva harmonização social e a restauração, dentro dos limites possíveis, da relação social das partes.
    As duas técnicas são norteadas por princípios como informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual.

    Retirado de http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-mediacao

     

  • a mediação ambas as partes solucionam o conflito. está é a palavra chave

    na conciliação o concialiador ajuda a solucionar o conflitos com sugestoes.

  • A alternativa correta - E (conciliação)

    O mediador NÃO tem poder de decisão. Pelo fato de ser uma forma de resolução de litígio autocompositiva, ou seja, uma forma consensual, onde as próprias partes VOLUNTARIAMENTE chegam em uma solução, o mediador não decide nada.