-
a) Solicitamos a
Sua VOSSA Excelência, Senhor Ministro, que avalieis AVALIE a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexo à esse documento.
O Vossa Excelência é usado para Presidentes, senadores, prefeitos, secretários-executivos, ministros, governadores.. são os pricipais.
O pronome de tratamento é igual ao pronome "você". Sempre que houver um pronome de tratamento, substitua-o por "você" e conjugará o verbo corretamente.
b) Solicitamos a Sua VOSSA Excelência, Senhor Ministro, que avalies a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexada a este documento.
Muitos confundem o momento de se colocar Senhor ou Excelentíssimo senhor. Pois bem, O vocativo Excelentíssimo Senhor só é posto quando tratamos de CHEFES DOS PODERES. Presidente(Executivo), presidente do congresso(Legislativo), presidente do STF(Judiciário).
d) Solicitamos a Vossa Senhoria EXCELÊNCIA, Senhor Ministro, que avalie a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexado à este documento.
e) Solicitamos a Vossa Excelência, Senhor Ministro, que avalieis AVALIE a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos em anexo a esse documento.
Bons estudos.
-
c) Solicitamos a Vossa Excelência, Senhor Ministro, que avalie a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexa a este documento.correto- o pron. de trat. é "vossa", mas o verbo concorda com 3°pessoa sing, como se fosse "você", o que, aliás, tb é pron. de trat.
d) Solicitamos a Vossa Senhoria, Senhor Ministro, que avalie a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexado à este documento.Esta opção está errada- de modo bem evidente- devido ao acento grave para a prep. antes de "este".
-
os verbos que se ligam aos pronomes de tratamentos devem ser conjugados na terceira pessoa.
-
A utilização do "Vossa Senhoria" estaria incorreta? Fiquei com dúvidas... pois li que:
Vossa Senhoria - usualmente, os empregamos em textos escritos: correspondências, ofícios etc.
Se alguém puder esclarecer, fico grato.
-
Complementando os comentários acima:
As alternativas A e D de cara poderiam ser eliminadas pois ocorreu a crase de forma incorreta:
a) à esse = Não tem crase.
d) à este = Também não
Nas duas estamos diante de uma palavra masculina e portanto não pode ocorrer a crase.
-
Fico querendo entender estas avaliações do site com relação aos nossos comentários... Cuidado gente, isto pode desmotivar as pessoas na hora de comentar. Uma coisa é repetir a alternativa correta, ou fugir do tema, outra é colocar algo como complemento e ser avaliado como ruim. Não to nem ai para estas avaliações, mas não gostaria de deixar de ver certos comentário aqui, importantes e complementares, mas que são considerados ruins pelo site. Eu heim!
-
Emprega-se o termo "SUA" (Sua Majestade, Sua Senhoria, Sua Excelência) quando você estiver falando para uma outra pessoa a respeito da pessoa que merece título. Como a correspondência é enviada diretamente ao Ministro o correto seria Vossa Excelência.
Emprega-se o termo "VOSSA" (Vossa Majestade, Vossa Senhoria, Vossa Excelência) quando você estiver falando diretamente com a pessoa que merece título.
O item "a" da questão resume todos os erros dos outro itens, salvo o item "c" que está corretíssimo. Vejamos:
a) Solicitamos a Sua Excelência (Vossa Excelência), Senhor Ministro, que avalieis (avalie) a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexo (anexa) à (a) esse documento.
Correções: Como a correspondência foi endereçada diretamente ao Ministro, o correto seria tratá-lo como Vossa Excelência;
O verbo avaliar tem como sujeito Vossa Excelência. Portanto deveria concordar na 3ª pessoa do singular,(regra da concordância para pronomes de tratamento). Ficaria assim: Solicitamos a Vossa Excelência, Senhor Ministro, que avalie...
O termo "anexo" deve concordar com o termo a que se refere, neste caso refere-se a "a proposta de pauta". Outra forma seria utilizar o termo "em anexo" de forma invariável.
Não se usa crase diante de nomes masculinos, principalmete precedido de pronome demonstrativo. Regra geral.
-
Larissa, não é o site que faz a classificação dos comentários. Somos nós mesmos. É só colocar a setinha do mouse nas estrelas e clicar.
-
Cássio, eu não sabia disto não! Ah... agora está explicado. Se eu já julgava algo sem importância... agora então! Obrigada pelo toque.
-
a) Este, esta e isto são usados para objetos que estão próximos do falante. Em relação ao tempo, é usado no presente.
Exemplos: Este brinco na minha orelha é meu.
Este mês vou comprar um sapato novo.
Isto aqui na minha mão é de comer?
b) Esse, essa, isso são usados para objetos que estão próximos da pessoa com quem se fala, ou seja, da 2ª pessoa (tu, você). Em relação ao tempo é usado no passado ou futuro.
Exemplos: Quando comprou esse brinco que está na sua orelha?
Esse mês vai ser de muita prosperidade!
Isso que você pegou na geladeira é de comer?
Quando ficar com dúvida a respeito do uso de “esse” ou “este” lembre-se: “este” (próximo a mim, presente) e “esse” (distante de mim, passado e futuro).
-
Para responder a questao e necessario apenas saber duas coisinhas!
1 - Ao se usar Vossa senhoria o verbo deve estar conjugado na terceira pessoa do singular!
2 - Nao se usa sinal grave antes de pronomes, logo, "este" e "esse", pronomes indicativos, nao a crase.
Bons estudos!
-
As pessoas comentam para ganhar "status" ou outra recompensa qualquer.
Mas o real motivo dos comentários, deveria ser retirar dúvidas ou explicitar de forma coerente o que a questão pediu.
(Aqui é um copia e cola, que não serve pra nada, só faz atrapalhar)
-
-ALERTA, MENOS, EM ANEXO são invariáveis
-OBRIGADO, ANEXO (ou ANEXA), QUITE, INCLUSO, LESO, TODO, MESMO, PRÓPRIO, POSSÍVEL, NENHUM, TAL QUALsão variáveis
-
Não Faltou uma crase aí não?
Solicitamos à Vossa Excelência ???
-
Fernanda, os pronomes de tratamento não admitem crase antes de si, porque não são precedidos de artigos femininos.: "Dirijo-me a Vossa Excelência com todo o respeito".
Contudo, "senhora", "senhorita" e "dona" são pronomes de tratamento, mas, excepcionalmente, admitem artigo e, por conseguinte, crase antes de si.: "Dirijo-me à senhora com todo o respeito".
-
avalie = 3ª pessoa
Vossa Execelência.
letra C
-
A questão pede que seja marcada a alternativa correta.
Antes disso, verificamos o pronome de tratamento referente a Ministro de Estado. De acordo com o Manual de Redação Oficial, o pronome correspondente é "Vossa Excelência". As letras B e D já estão incorretas.
Segundo, verificamos que o verbo deve ser flexionado em terceira pessoa, pois de acordo com o Manual, "os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: “Vossa Senhoria nomeará o substituto"; “Vossa Excelência conhece o assunto". As alternativas A, B e E, então, estão incorretas.
A resposta correta é a letra (C).
-
a) Solicitamos a Sua Excelência, Senhor Ministro, que avalieis a
proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexo à
esse documento. Usa-se Vossa quando se fala com a pessoa; Sua, quando se fala sobre a pessoa. Além disso, os pronomes de tratamento exigem que os verbos e demais pronomes estejam na forma de 3ª pessoa, e não existe crase antes de pronome demonstrativo.
b) Solicitamos a Sua Excelência, Senhor Ministro, que avalies a
proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos
anexada a este documento.Vide comentário supra.
d) Solicitamos a Vossa Senhoria, Senhor Ministro, que avalie a
proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos
anexado à este documento. O correto seria anexada e, conforme já dito acima, não ocorre crase antes de pronome demonstrativo.
e) Solicitamos a Vossa Excelência, Senhor Ministro, que avalieis a
proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos em
anexo a esse documento. Há muita polêmica acerca do uso da expressão em anexo. Todavia, a forma verbal na 2º pessoa já mata essa alternativa.
-
Não basta saber só a colocação da pronome de tratamento, mas a concordância nominal também.
-
CRASE ANTES DE PRONOME PASSA FOME
-
a "d" está errada porque não se deve utilizar a crase antes de substantivo...erro: " à este documento ".
-
gaba: C
o comentário do Donato Junior tá melhor que do professor do QC
-
Vossa: utiliza-se quando estiver falando diretamente com a autoridade.
Sua: utiliza-se quando estiver falando da autoridade, porém não estiver dirigindo-se diretamente a ela.
Já eliminando as altenativas A e B.
O pronome de tratamento usado para Ministro de Estado é excelência, eliminando a alternativa D.
Quanto à concordância, os pronomes de tratamento referem-se à segunda pessoa gramatical, porém concordam (na hora de escrever do texto) com a terceira pessoa gramatical.
Eliminando a alternativa E.
Fora o erro de crase na alternativa D.
Gabarito: letra C.
-
ERROS
A] avalieis (o verbo deverá ficar na 3ª pessoa do singular)
B] avalieis (o verbo deverá ficar na 3ª pessoa do singular)
C]
D] crase errada
E] avalieis (o verbo deverá ficar na 3ª pessoa do singular)