SóProvas


ID
699232
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para proteger os documentos de valor permanente, impedindo seu uso e manuseio constantes, utiliza-se a micro-filmagem de

Alternativas
Comentários
  • Os arquivos permanentes possuem valor histórico e, portanto, devem ser conservados da melhor maneira possível. Dentro da microfilmagem, utilizamos a denominada MICROFILMAGEM DE PRESERVAÇÃO para conservarmos e para impedir o manuseio constante de arquivos permanentes, principalmente os de alto valor histórico.



    fonte:
    http://jorgebica.com.br/page_13.html
  • Microfilmagem é o resultado do processo de reprodução em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução. O microfilme reduz os espaços em aproximadamente 98%, em relação ao documento original. Com isso, há um domínio maior da massa documental, implicando a busca mais eficiente da informação.

    A microfilmagem de substituição é aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos tendo-se em vista a eliminação futura dos mesmos com a finalidade de redução de espaço. Como o próprio nome diz, substituem-se os arquivos de outro suporte pelo microfilme. Tais rolos de microfilme serão, então, o novo suporte da informação contida anteriormente nos outros documentos. Essa estratégia é perfeitamente possível porque a legislação brasileira autoriza a microfilmagem e reconhece que o microfilme possui a mesma força probante dos originais inclusive em juízo.
    A microfilmagem de PRESERVAÇÃO é aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos tendo-se em vista a conservação dos originais, com a finalidade de preservá-los dos desgastes relacionados a consultas, por exemplo. É aplicada principalmente na esfera dos arquivos permanentes, pois é nesta idade que são arquivados os documentos históricos.Os originais dos documentos considerados de valor permanente jamais poderão ser eliminados, por força da legislação em vigor. Portanto, mesmo já microfilmados, tais documentos deverão permanecer arquivados também em sua forma original.

    FONTE- ARQUIVOLOGIA FACILITADA

  • amigo, cuidado ae,
    ae microfilmagem de substituição só pode ser aplicada aos arquivos correntes e intermediarios.
  • Se os arquivos permanentes, mesmo que possuindo força probante, histórica, cultural e informativa, não puderem ser eliminados com a micro-filmagem, então pra que existe a micro-filmagens nos arquivos permanentes ???

    Alguém poderia me explicar? 
  • Renato,

    o uso dessa técnica garante que sejam preservados os documentos de possíveis desgastes, como, por exemplo, em consultas....

    espero ter ajudado!!!   
  • aprofundando

    Microfilmagem de segurança
    : realizada com o objetivo de garantir a autenticidade da informação. Geralmente é utilizada para evitar adulterações fraudulentas no conteúdo de documentos, ou para manter a informação em caso de danos irreparáveis ao mesmo.
      Microfilmagem de substituição: realizada com o objetivo de manter a informação após a eliminação documento. Utiliza-se em documentos de valor temporário que contenham informações relevantes. Assim os documentos podem ser eliminados e a informação mantida.
      Microfilmagem de complemento: realizada com o objetivo de manter no arquivo da instituição documentos que pertencem a outras instituições. Geralmente são documentos muito importantes para uma instituição e pertencem a outras nações. Como exemplo há documentos que mostram a história da extração de diamantes em Minas Gerais, mas que pertencem a Portugal. O mais comum é que esses documentos pertençam a países que tinham colônias em outros continentes.
      Microfilmagem de preservação: realizada com o objetivo de evitar o manuseio dos documentos originais. Geralmente é utilizada em documentos muito antigos, frágeis ou parcialmente danificados, para que sejam preservados por mais tempo. Os documentos originais são armazenados sob condições favoráveis, e os usuários têm acesso somente aos microfilmes.
  • GABARITO LETRA B.

     

    PRESERVAÇÃO.

  • A microfilmagem pode ser utilizada com vários objetivos. A proteção para os documentos de valor permanente, impedindo seu uso e manuseio constantes, deve ser utilizado a microfilmagem de preservação, uma vez que evita a sua utilização, diminuindo o risco de danos e os efeitos de agentes externos de deterioração.

    Portanto está correta a alternativa de letra "B".

  • MICROFILMAGEM PRESERVAÇÃO---> Permanente

    deverão ser arquivados em sua forma original

    MICROFILMAGEM SUBSTITUIÇÃO---> corrente e intermediário

    GAB.B

  • A microfilmagem DE SUBSTITUIÇÃO é aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos tendo-se em vista a eliminação futura dos mesmos com a finalidade de redução de espaço.

     

    A microfilmagem de PRESERVAÇÃO é aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos tendo-se em vista a conservação dos originais, com a finalidade de preservá-los dos desgastes relacionados a consultas, por exemplo.

     

    Microfilmagem DE SEGURANÇA: realizada com o objetivo de garantir a autenticidade da informação. Geralmente é utilizada para evitar adulterações fraudulentas no conteúdo de documentos