SóProvas


ID
699463
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Difícil e complexo é o processo de construção da cidadania no Brasil. Até a Era Vargas, por exemplo, direitos sociais eram vistos pelos grupos dirigentes como “caso de polícia”. Após o aprendizado democrático a partir de 1946, o país mergulhou em novo ciclo autoritário, iniciado com o golpe de 1964. Recuperadas as liberdades democráticas, chegou-se à Constituição de 1988, que Ulysses Guimarães definiu como “Constituição cidadã”. Exemplo de afirmação do espírito de cidadania, que o Brasil contemporâneo busca concretizar, é o que administrativa e legalmente se assegura nos seguintes termos:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão esta mais para Contitucional do que para atualidades, é a letra do art. 5º CF/88

           Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
  • O comentário do colega é claro, objetivo e fundamentado. Segue uma imagem do jornal Estado de São Paulo que noticia a tão sonhada Constituição Cidadâ que que conta com mais de 20 anos de idade.

    ALTERNATIVA: E 





  • A questão faz uma referência à Constituição, pois o enunciado pede que seja respondida de acordo com as palavras administrativa e legalmente.
    Quem garante o espírito de cidadania, nesse caso, é a Constituição, meio legal com o qual esse espírito se materializa no Estado Brasileiro.   
     
    Bons estudos!

     
  • A alternativa (A) está incorreta. O acesso à educação básica foi praticamente alcançado, pois 99% das crianças têm acesso ao primeiro ano do ensino fundamental. A quantidade de pessoas que concluem o ensino fundamental é menor (cerca de 70%) e a qualidade desse ensino ainda é bastante questionada. O principal erro da questão se refere à universalização da educação superior, que não existe, e a menção ao fim do vestibular, que continua sendo um dos principais critérios para ingresso nas universidades, juntamente com o ENEM.

    A alternativa (B) está incorreta, pois os processos judiciais no Brasil são caracterizados pela morosidade, e não pela rapidez. As instâncias recursais continuam existindo e sendo acessadas.

    A alternativa (C) está incorreta, pois há muitos municípios brasileiros que ainda não contam com sistemas de tratamento de água e esgoto, seja parcial ou totalmente.

    A alternativa (D) está incorreta. Existe um sistema único de saúde – o SUS –, mas os usuários não precisam fazer nenhum tipo de contribuição mensal. O SUS é totalmente financiado por meio de recursos públicos.

    A alternativa (E) está correta e se pauta no artigo 5o da Constituição Federal: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.