SóProvas


ID
700159
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São tipos de memória utilizadas nos computadores e classificadas como não-voláteis

Alternativas
Comentários
  • Memórias não-voláteis -> são aquelas que retêm a informação armazenada quando a energia elétrica é desligada. Algumas dessas memórias são: memória secundária, fitas etc. Também estão classificadas como não-voláteis as memórias da família ROM, que também possuem a característica de não poderem ser alteradas por programas comuns. São elas:
    ROM (Read Only Memory) - também chamada de "Mask ROM" -> O programa é inserido no interior dos elementos da pastilha durante o processo de fabricação (hardwired). Após a fabricação, a pastilha está completa e nada poderá alterar o valor de qualquer de seus bits.
    PROM (Programmable Read Only Memory) -> Nela, como na Mask ROM, só é possível gravar os bits uma única vez, porém a gravação é feita em um momento posterior à fabricação. É realizada por um dispositivo especial.
    EPROM (Erasable PROM) -> pode ser utilizada diversas vezes, porque os dados nela armazenados podem ser apagados ao se iluminar a pastilha com luz ultravioleta. Uma vez apagada, a pastilha pode ser reutilizada.
    EEPROM (Electrically EPROM) -> a programação, o apagamento e a reprogramação são efetuados pelo processador, por softwares específicos.
    Flash -> parecida com a EEPROM, mas não consegue realizar o apagamento a nível de byte como nas EEPROM.
  • Gabarito: D.

     

    Memórias

     

    Não voláteis

     

    ROM

    PROM

    EPROM

    EEPROM

    Memória flash

     

    Voláteis

     

    RAM

    SRAM

    DRAM

    Cache

  • Letra D

    ROM (Read Only Memory): Memória Somente de Leitura. Não é volátil, isto é, a informação armazenada persiste mesmo na ausência de corrente elétrica. Utilizada para permitir a carga do sistema de computação. Ex: BIOS.


    PROM (Programable ROM): programável, ou seja, o chip é produzido sem que exista informações armazenadas. O usuário com um equipamento adequado (PROM programmer ou PROM burner) é capaz de realizar gravação de valores.


    EPROM (Erasable PROM): ROM programável e apagável que pode ter o conteúdo de suas células alterado quando iluminada com luz ultra-violeta.


    EEPROM (Eletronic EPROM): ROM programável e apagável “eletricamente” a nível de bytes, ou seja, é possível alterar partes da memória.


    Flash ROM: Similar a EEPROM porém com velocidade de alteração mais rápida. Não é capaz de realizar alterações a nível de bytes (o conteúdo deve ser alterado em blocos).