SóProvas


ID
700789
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

                                    Indústria tem a maior queda desde abril
A maior concorrência com os produtos importados e a desaceleração do consumo no mercado interno fizeram a produção industrial recuar 2% em setembro ante agosto. Foi a maior queda desde abril, quando caíra 2,3%. Em relação ao mesmo mês de 2010, a produção industrial ficou 1,6% menor. O resultado veio abaixo das projeções de mercado, que esperavam baixas entre 0,6% e 1,5%.
De acordo com o IBGE e economistas, a queda se intensificou em setembro. No mês, 16 dos 27 setores produziram menos. O destaque ficou no setor automotivo. Estoques em alta e vendas em baixa derrubaram a produção de carros e caminhões em 11% em relação a agosto. Segundo o gerente da pesquisa, a queda do setor automotivo foi o principal responsável pelo recuo de 5,5% entre os bens de capital (máquinas e equipamentos) e de 2,9% entre os de consumo.
A queda nas exportações de produtos em geral, fruto das incertezas nos países desenvolvidos, também contribuiu para esse quadro. Economistas também citaram a concorrência com os importados, que ganharam espaço com a queda do dólar.
Com esse resultado, renomadas consultorias e bancos começam a revisar a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Apesar de outubro já apresentar uma melhora, ainda há um esforço de redução de estoques por parte da indústria, pois se criou uma expectativa maior do que efetivamente aconteceu. ROSA, Bruno. Indústria tem a maior queda desde abril. O Globo, Rio de Janeiro, 02 nov. 2011, seção Economia, p. 24. Adaptado.  

A seguinte frase do Texto I apresenta concordância nominal de acordo com as regras da norma-padrão da língua portuguesa, já que o adjetivo anteposto concorda com o primeiro dos dois substantivos que o seguem.
“Com esse resultado, renomadas consultorias e bancos começam a revisar a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano." (L. 24-26)
No caso de um adjetivo vir posposto a dois substantivos, as seguintes expressões apresentam concordância de acordo com a norma-padrão, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Adjetivo posposto a dois substantivos: ou concorda com os dois substantivos ou com o mais próximo, concordar com somente com o mais distante não pode.

    Resposta: B
  • substantivos de generos diferentes - plural no MASCULINO ou concorda com o mais proximo.

    consultorias e bancos renomadas -ERRADO pq o substantivo mais proximo e masculino. entao so restaria flexionar o adjetivo em  renomados(bancos renomados).
    so estaria correto o plural feminino, se o substantivo imediatamente antes do adjetivo fosse feminino. como na letra D por exemplo.
  • Adjetivo anteposto aos substantivos:

    - O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo.
    - Caso os substantivos sejam nomes próprios ou de parentesco, o adjetivo deve sempre concordar no plural.

    Adjetivo posposto aos substantivos:

    - O adjetivo concorda com o substantivo mais próximo ou com todos eles (assumindo forma masculino plural se houver substantivo feminino e masculino).
    - Se os substantivos possuírem o mesmo gênero, o adjetivo fica no singular ou plural.

  • Antes de chegar ao mérito da questão, devemos saber três regras de concordância nominal presentes em nossa gramática:

    Substantivo do mesmo gênero=Adj. no singular ou vai para o plural:

    Maçã e Pera gostosa(s)
    Substantivo de gêneros opostos=Adj. concorda com o mais próximo ou vai para o plural masculino:

    Abacate e mação gostosos ou gostosa(relativa a maçã)
    Adjetivo anteposto a dois ou mais substantivos,usa-se concordância atrativa:

    Gostosa maçã e abacate.

    Gostoso abacate e maçã.

    Assim, analisemos a letra "B":"consultorias e bancos renomadas "
    Como se vê, o adjetivo está posposto;e como são substantivos de gêneros opostos,a concordância será atrativa ou irá para o plural do masculino, portanto;incorreta a questão.

  • Letra B.

    A malícia da questão é saber que o adjetivo pode concordar com os dois termos ficando no masculino ou concordar com a palavra anterior, que poderá ficar no masculino ou feminino de acordo com o seu gênero.

  • Concordância nominal

    Adjetivo posposto

    1) Se os substantivos forem de mesmo gênero, singular ou plural, o adjetivo concorda com o mais próximo OU vai para o plural obedecendo o gênero dos substântivos


    2) Se os substantivos forem de gêneros diferentes, singular ou plural, o adjetivo concorda com o mais próximo OU vai para o plural masculino, pois entre masculino e feminino, o masculino prevalesce


    consultoria e bancos renomados

  • No caso de um adjetivo vir posposto a dois substantivos, o adjetivo concorda com o substantivo mais próximo ou com todos eles. Mas atenção! Assume forma masculino plural se houver substantivo feminino e masculino.

     

    Portanto, gabarito "B". O certo seria "consultorias e bancos renomados". (As) consultorias e (Os) bancos.

  • GABARITO -----B