a) A absorção de drogas é limitada ao tamanho das moléculas: moléculas grandes devem, obrigatoriamente, ser quebradas para captação em seu sítio de ação.
ERRADO. São vários os fatores que determinam a absorção de uma droga, inclusive o tamanho das moléculas. Mas não é obrigatório que se quebre a molécula para captação, inclusive dificilmente haverá sítio de ação para moléculas tão grandes que não sejam passíveis de absorção.
b) A fração farmacologicamente ativa de uma droga é aquela que se encontra ligada a proteínas plasmáticas, como a albumina, e é liberada lentamente em seu sítio de ação.
ERRADO. A fração ligada a proteínas plasmáticas não consegue atravessar as barreiras de distribuição para chegar ao tecido alvo, somente a fração livre.
c) Os metabólitos da maioria dos fármacos são mais hidrossolúveis que seus compostos parentais.
CORRETO. O metabolismo de fármacos parte do princípio de que as moléculas devem ser tornadas mais polares para sua eliminação, então ele atua diminuindo a lipossolubilidade dos compostos (e consequentemente aumentando a hidrossolubilidade).
d) Fármacos que possuem um volume de distribuição muito maior que o volume total de fluido corporal são rapidamente eliminados do organismo pelos rins.
ERRADO. Fármacos com alto volume de distribuição se difundem com mais facilidade pelos tecidos, e lá permanecem, visto que têm alta afinidade fisicoquímica com o local.
e) Durante a biotransformação de drogas, a fase I tende a torná-las menos polares para o metabolismo, e a fase II costuma torná-las mais polares para a excreção.
ERRADO. Conforme dito mais acima, o metabolismo atua visando tornar as moléculas mais polares para eliminação - e ambas as fases fazem parte da etapa de metabolização.