QUESTÃO - Uma mosca, partindo do repouso na origem do sistema cartesiano, voa com uma aceleração a = 4,0 j + 3,0 k, onde j e k são os vetores unitários nas direções y e z, e a é dada em m/s² . A que distância a mosca estará da origem após 1,0 s de voo?
A questão mistura Vetores e Movimento Uniformemente variado (M.U.V)
Pessoal, a questão deu a aceleração representada por meio de vetores. A mosca partiu de um repouso e voou com uma aceleração A=4J + 3K. A questão disse que esse J e K são vetores com direções distintas. A questão trata de uma mosca levantando vôo, ou seja, ela faz um movimento para cima (Levantando vôo) e depois para frente. Percebam que esse movimento forma um ângulo de 90° graus, logo se aplica o teorema de pitágoras.
Aceleração = Vetor Soma (Chamei de VS)
VS² = 4²+3²
VS² = 16 + 9
VS² = 25
VS = Raiz de 25 ~> 5 m/s²
Descobrimos a aceleração da mosca, mas não é isso que a questão pede. A questão pede a posição da mosca da origem depois de 1 segundo. Para isso, usamos a fórmula horária do Espaço do Movimento Uniforme. Isso é possível, pois já temos todas as informações para jogarmos na forma e descobrirmos a posição. vejam:
Velocidade Inicial (Vo) = 0 m/s (A mosca partiu da origem)
Posição inicial (So) = 0 m (A mosca partiu da origem)
tempo (t) = 1 s (A questão pediu nesse tempo)
Aceleração = 5 m/s² (Foi o que achamos no início)
Jogamos tudo na fórmula do Espaço do M.U, vejam:
S = So + Vo.t + a.t²/2
S = 0 + 0.1 + 5.1²/2
S = 5.1²/2
S = 5/2
S = 2,5 m
Eu sou péssimo em física, a primeira vez que estou estudando essa praga. Alguma força divina me ajudou interpretar essa questão em tempo recorde. Se eu posso, acreditem: todos podem! kkkk