SóProvas


ID
701638
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na comunicação de dados:

Alternativas
Comentários
  • Base teórica da comunicação de dados: Sinais limitados pela largura de banda  A largura de banda é uma propriedade física do meio de transmissão.
      Depende da construção, da espessura e do comprimento do meio.  Em alguns casos um filtro é introduzido no circuito para limitar o volume de largura de banda disponível para cada cliente


    http://danielbarbosa77.files.wordpress.com/2009/06/02-camadafisica-parte1.pdf
  • O limite de banda é o limite máximo de transferência de dados, onde também é designada sua velocidade. Por exemplo, você pode ter uma conexão discada de 56 kbps, onde 56 kilobits (7 kbytes) por segundo é o limite de transferência de dados de sua conexão ou uma banda de 1Mbps, você conseguiria transportar cerca de 1 megabit ou aproximadamente 125 kilobytes por segundo.

    Nela podemos achar também o valor relativo a transferência de dados real, ou também chamado de Taxa ou Velocidade de Transferência ou (throughput), que varia aproximadamente entre 10 a 12 por cento do valor nomintal de seu limite de banda. Por exemplo, numa velocidade de 56kbps, você conseguirá taxas de transferencia de no máximo 5,6 a 6,7 kbps aproximadamente, enquanto numa banda de 256kbps, você conseguirá uma Taxa de Transferência de aproximadamente entre 25kbps a 30,7kbps.

    O termo banda é frequentemente utilizado por operadoras de telecomunicações referindo-se ao limite de dados recebidos ou enviados oferecido pelo serviço num período de um mês. Ultrapassando-se esse limite, as operadoras podem aplicar cortes no limite de transferência de dados de um dado cliente. [carece de fontes]

    Em hospedagem de websites, o termo banda é usado para descrever a quantidade de dados limite que podem ser recebidos ou enviados por um website num período de tempo requisitado pela assinatura; um termo mais específico seria transferência de dados mensal.

  • Retirado de Tanenbaum, Cap 2.1.2:

    "Nenhum recurso de transmissão é capaz de transmitir sinais sem perder parte da energia no processo. Se todos os coef icientes da série de Fourier fossem igualmente reduzidos, o sinal resultante seria reduzido em amplitude, mas não seria distorcido [isto é, ele teria a mesma forma mostrada na Figura 2.1(a)]. Infelizmente, todos os meios de transmissão reduzem diferentes componentes de Fourier por diferentes valores e, em co nseqüência disso, introduzem distorção. Em geral, as amplitudes são transmitidas sem redução, de 0 até alguma freqüência fc [medida em ciclos/s ou Hertz (Hz)], com todas as freqüências acima dessa freqüência de corte (cutoff frequency) sendo atenuadas. A faixa de freqüências transmitidas sem serem fortemente atenuadas denomina-se largura de banda. Na prática, o corte não é nítido; assim, muitas vezes a largura de banda varia desde 0 até a freqüência em que metade da potência é transmitida. 
     
    A largura de banda é uma propriedade física do meio de transmissão, e em geral depende da construção, da espessura e do comprimento do meio. Em alguns casos um filtro é introduzido no circuito para limitar o volume de largura de banda disponível para cada cliente. Por exemplo, uma linha telefônica pode ter uma largura de banda de 1 MHz para curtas distâncias, mas as empresas de telefonia acrescentam um filtro que restringe cada cliente a cerca de 3100 Hz. Essa largura de banda é adequada para voz compreensível e melhora a eficiência do sistema, limitando a utilização de recursos pelos clientes."
  • Apenas para complementar...
    É sim uma propriedade física do meio de transmissão, mas não SOMENTE.
    A largura de banda também depende da tecnologia utilizada para introduzir os sinais no meio físico. Ex: a conexão discada via modem 56Kb/s utiliza o mesmo meio físico da DSL que atinge velocidades acima de 10Mb/s.
  • Complementando...

    Desde que o meio físico suporte a utilização desse DSL a essa taxa. E é justamente por isso que as empresas que oferecem esse tipo de serviço condicionam-o à viabilidade técnica. Ex: uma solicitação para o centro da cidade de São Paulo pode ser atendida e a mesma solicitação para um cliente no interior do Acre pode não ser atendida, embora ambos os solicitantes tenham serviço de telefonia convencional. Neste cenário, dentre outros fatores, podemos estar diante de uma limitação física de largura de banda.

  • Pessoal, vimos que a largura de banda é uma característica intrínseca ao meio e inclusive através dela define-se a capacidade do canal em termos de transmissão de bits.

    Vimos ainda que a informação pode ser transmitida através de sinais analógicos ou digitas e ambos estão sujeitos a interferências e perda de potência, que geram atenuação do sinal. Além disso, os mesmos sinais analógicos e digitais podem ser modulados em diversas frequências.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • A largura de banda é uma característica intrínseca ao meio e inclusive através dela define-se a capacidade do canal em termos de transmissão de bits.

    A informação pode ser transmitida através de sinais analógicos ou digitas e ambos estão sujeitos a interferências e perda de potência, que geram atenuação do sinal. Além disso, os mesmos sinais analógicos e digitais podem ser modulados em diversas frequências.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS