SóProvas


ID
702703
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O administrador de redes de uma empresa, que possui switches nível 3 em sua topologia de rede interna, deseja substituir o algoritmo RIP por outro que possua convergência mais rápida.

Que algoritmo é possível nessa situação?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    OSPF - Open Shortest Path First - é um protocolo de roteamento para redes que operam com protocolo IP; desenvolvido pelo grupo de trabalho da IGPs (Interior Gateway Protocol) da IETF (Internet Engineering Task Force) e descrito inicialmente em 1989 pela RFC 1131. Baseado no algoritmo SPF - Shortest Path First (menor rota primeiro), o OSPF foi criado para substituir o protocolo RIP empregado no final da década de 1980 na então Arpanet (atual Internet) e que apresentava diversos problemas e limitações para operar satisfatoriamente em uma rede de grande porte.

    Atualmente o OSPF é um dos protocolos de roteamento mais empregados, sendo suportado pela maioria dos roteadores, assim como por servidores que implementem os sistemas operacionais Linux e Unix. Versátil, o OSPF pode ser empregado tanto a redes de pequeno quanto em redes de grande porte.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O RIP converge mais lentamente que o OSPF. Em grandes redes, a convergência deve se dar na ordem de minutos.

  • d-

    OSPF (open shortest path first) é uma forma do interior gateway protocol (IGP) para grandes empresas, cuja vantagem é convergencia mais rapida do que RIP, alem de maior escalibilidade.