-
Alternativa C
O setor de PROTOCOLO é responsável pelo recebimento das correspondências e demais documentos, pela protocolização e tramitação dos processos. Este setor é típico da FASE CORRENTE, pois é nessa fase que os documentos possuem grande tramitação. Assim, ele podde ser considerado a porta de entrada e saída de documentos de uma organização.
As atividades desenvolvidas pelo setor de protocolo podem ser resumidas em:
RECEBIMENTO DE DOCUMENTOS: é a porta de entrada de documentos vindo de terceiros na organização.
Esse recebimento pode dar-se por malote, correio ou balção, ou seja, centraliza todo o recebimento de documentação vinda de terceiros, destinadas a organização, por isso é considerada como uma porta de entrada de documentos.
REGISTRO E AUTUAÇÃO: é o processo de protocolização.
Trata-se do procedimento de cadastramento dos documentos em um sistema de controle, atribuindo a ele um número, chama-se esse processo de protocolização. O setor de protocolos é responsável também pela autuação de documentos provenientes de setores da própria organização dando ínicio a processos administrativos internos.
CLASSIFICAÇÃO: nessa etapa o protocolo efetua a identificação e análise do assunto do documento, visando a classificá-lo de acordo com o plano de classificação da instituição.
FIQUE LIGADO: Nessa etapa é permitido que os envelopes das correspondências sejam abertas para que o setor de protocolo possa efetuar a classificação efetiva dos documentos, isso salvo se os documentos possuírem caráter sigiloso.
EXPEDIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO: essa etapa destina-se ao envio dos documentos, recebidos pelo setor de protocolo, aos seus respectivos destinatários. Quando for de caráter interno será chamado de distribuição, mas quando for direcionada a outra instituição será chamado de expedição.
CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO: o setor de protocolo é responsável pela tramitação dos documentos, ou seja, identifica os setores por onde o documento passou. Esses dados são importantes para saber em que setor o documento encontra-se no momento e qual os últimos andamentos realizados.
Deus nos ilumine...
-
-
alguem sabe pq a letra E esta errada? obrigada!
-
Boa colocação Adriana pela web não achei nada.
-
Letra E: errada. eis que a alternativa esta invertida, pois o correto seria " Não existem atividades de arquivo se não existirem as de protocolos".
-
Amém!!
-
A alternativa D não é uma forma diferente de dizer a mesma coisa da C?
Ou... Alguém sabe dizer em que hipótese(s) a atividade de protocolo não serão continuadas pelas atividades de arquivo?
Seria no caso de expedição e encaminhamento ou só no caso de expedição?
-
Eduardo, pensei a mesma coisa mas me veio que o protocolo recebe e distribui documentação particular de um servidor também e nesse caso não haverá atividade de arquivo posterior
-
GABARITO: LETRA C
Protocolo denominação atribuída a setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso.
– denominação atribuída ao próprio número de registro dado ao documento.
– livro de registro de documentos recebidos e/ou expedidos.
O protocolo pode ser dividido em 2 compartimentos:
• recebimento e classificação;
• registro e movimentação.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
GABARITO LETRA C
LEI Nº 8159/1991 (DISPÕE SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ARQUIVOS PÚBLICOS E PRIVADOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)
ARTIGO 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
==============================================================================
1 SISTEMA INTEGRADO DE PROTOCOLO E ARQUIVO – SIPAR
O Sistema Integrado de Protocolo e Arquivo do Ministério da Saúde (Sipar) é um sistema de controle documental, disponível na Rede Corporativa de Microcomputadores do Ministério da Saúde, podendo ser utilizado em qualquer unidade organizacional em que houver um ponto de rede instalado.
-
Letra A - Nem todos. Só será recolhido para guarda permanente aquele arquivo que antender a este interesse da comissão.
Letra B - O protocolo se caracteriza por gerir os documentos na fase corrente e passá-los para frente, podendo o documento ser eliminado ou recolhido para a guarda permanente.
Letra C - Correto. O protocolo se caracteriza por gerir documentos em sua primeira fase, a fase corrente. O arquivamento só se dá na última fase se este não for eliminado.
Letra D - Nem sempre. Os documentos passados para frente pelo protocolo podem ser eliminados.
Letra E - Atividades de protocolo precedem atividades de arquivo.
Bons Estudos!
-
As atividades da fase corrente na sequência, conforme alguns autores, são:
1) Protocolo
2) Expedição
3) Arquivamento
4) Empréstimo
5) Consulta
6) Destinação
-
SETOR DE PROTOCOLO – É o setor que gerencia o movimento de recebimento e expedição de correspondência. PROTOCOLO FAZ AS SEGUINTES ATIVIDADES: RECEBIMENTO, , REGISTRO, CLASSIFICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO E CONTROLE DE TRAMITAÇÃO); “RRCDC”. A denominação é atribuída ao próprio número de registro dado ao documento. A atividade de Protocolo compreende um conjunto de operações e procedimentos, visando ao controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a garantir a sua imediata localização e recuperação. O protocolo se caracteriza por gerir os documentos na fase corrente e passá-los para frente, podendo o documento ser eliminado ou recolhido para a guarda permanente. As atividades de protocolo precedem as atividades de arquivo.. Aliás, a atividade "Protocolo" é tão importante que
-
Precedem vem do verbo preceder. O mesmo que: antecedem, previnem, antecipam, prenunciam.
https://www.dicio.com.br/precedem/