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Perspectivas em projeção cilíndrica ortogonal
[editar]Perspectiva isométrica
Exemplo de uma perspectiva isométrica
A perspectiva do tipo isométrica é um caso particular de projeção cilíndrica ortogonal. Ela ocorre quando o observador está situado no infinito (e portanto, as retas projetantes são paralelas umas às outras) e incidem perpendicularmente ao Plano de Quadro. O sistema de eixos da situação a ser projetada ocorrerá na perspectiva, quando vistos no plano, de forma equi-angular (em ângulos de 120º). Desta forma, é possível traçar uma perspectiva isométrica através de uma grelha de retas desenhadas a partir de ângulos de 30º.
Entre todas as perspectivas paralelas (não-cônicas), as isométricas são as mais comuns de serem utilizadas no dia-a-dia de escritórios de projeto (dearquitetura, engenharia, design, etc), devido à sua versatilidade e facilidade de montagem (é possível desenhar uma isométrica relativamente precisa utilizando-se apenas um par de esquadros). Ela, no entanto, apresenta desvantagens, dado que vários pontos nos objetos representados criam ilusões de óptica, ocupando o mesmo local no plano bidimensional, quando eles têm localizações efetivamente diversas no espaço.
A perspectiva isométrica foi bastante utilizada em jogos de computador que, não podendo simular os efeitos de uma perspectiva cônica devido às limitações tecnológicas, pretendia simular uma realidade tridimensional. Os jogos eletrônicos da série SimCity (em suas versões 2000 e 3000) ficaram célebres com a representação das cidades utilizando-se desta perspectiva.
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Perspectivas em projeção cilíndrica oblíqua
[editar]Perspectivas paralelas oblíquas
As perspectivas paralelas oblíquas (eventualmente chamadas de cavaleiras ou militares) ocorrem quando o observador, situado no infinito, gera retas projetantes (paralelas, portanto) que incidem de forma não-perpendicular no Plano do Quadro. Desta forma, caso uma das faces do objeto a ser projetado seja paralela ao PQ, esta face estará desenhada em verdadeira grandeza (suas medidas serão exatamente iguais às da realidade) enquanto as demais sofrerão uma distorção perspéctica. Dependendo do ângulo de incidência das projetantes, o fator de correção a ser utilizado na mensuração das arestas será diferente.
Por exemplo, caso as retas projetantes incidam no PQ com ângulos de 45º, as faces a sofrerem distorção terão suas medidas, no quadro, reduzidas à metade do valor real.
Recebeu o nome de militar pois foi uma perspectiva bastante utilizada para simular situações de topografia de terreno em mapas destinados a fins de estratégia militar, quando se colocava a face paralela ao PQ correspondente ao plano do solo. Desta forma, quem via a perspectiva tinha a sensação de possuir uma visão de "olho-de-pássaro" sobre o terreno representado. Tal idéia foi aproveitada durante a fabricação dos primeiros jogos eletrônicos de estratégia e simulação, como a primeira versão do SimCity (com a evolução tecnológica, passou-se a utilizar cada vez mais a perspectiva isométrica no lugar da militar, o que oferecia uma maior sensação de tridimensionalidade, e posteriormente, adotou-se de vez a perspectiva cônica).
Alguns autores dividem as axonometrias ou perspectivas axonométricas em três categorias: isometria, dimetria ou trimetria. A isometria é a situação onde os três eixos (xyz) estão separados por 120 graus. A dimetria dá-se quando temos dois ângulos iguais. E a trimetria, por sua vez, dá-se quando as distâncias entre os eixos possuem ângulos distintos. A trimetria também é conhecida como anisometria, pois as medidas das unidades dos três eixos possuem diferentes escalas entre si. É, portanto, fundamental não confundir desenho isométrico com perspectiva isométrica. Ainda, segundo esta classificação, podemos dizer tecnicamente que uma perspectiva cavaleira é uma perspectiva axonométrica dimétrica.
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Exemplo de uma perspectiva cavaleira
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Exemplo de uma cavaleira vista a "olho de pássaro", também chamada "perspectiva militar".
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O que é Perspectiva
É a forma encontrada pelo homem para representar figuras tridimensionais (altura, largura e comprimento) em uma superfície plana. Ao olharmos para um objeto, estamos determinando um ponto de vista. Portanto, ponto de vista (PV) é o ponto onde se supõe estar o olho do observador. Outro elemento importante na perspectiva é o ponto de fuga (PF). Quando uma figura é representada de forma que todas as suas linhas paralelas convergem num ponto do infinito. A perspectiva pode ser: Central, Lateral e angular.
[editar]Perspectivas cônicas
As perspectivas cônicas são as mais comumente associadas à idéia de perspectiva, pois são aquelas que mais se assemelham ao fenômeno perspéctico assimilado pelo olho humano. Elas ocorrem quando o observador não está situado no infinito, e portanto todas as retas projetantes divergem dele.
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Perspectiva de um ponto de fuga
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Perspectiva de dois pontos de fuga
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Perspectiva de três pontos de fuga ("vista de pássaro")
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Perspectiva de três pontos de fuga
Perspectiva é um termo de significado amplo que possui as seguintes acepções, ainda que elas sejam bastante relacionadas umas com as outras.
Perspectiva (visão). É um aspecto da percepção visual do espaço e dos objetos nele contido. podemos ter varios outros tipos de perspectivas como:a cronica, a paralela obliquas, a isometrica, e varias outras
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Apesar dos comentários muito úteis, ainda não entendi a questão
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Eu tinha errado por causa do último trecho da questão, quando afirma se tratar de perspectiva paralela. Associei paralela com isométrica. Na realidade, na isométrica a linha do horizonte e ponto de fuga situam-se no infinito. A perspectiva paralela é um tipo de perspectiva cônica que possui um ponto de fuga. As retas e planos dirigem-se, unicamente, para um ponto existente na linha do horizonte. Outro tipo de perspectiva cônica é a oblíqua com 2 pontos de fuga; e por fim a perspectiva vista de cima ou aérea, com 3 pontos de fuga.
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Ou eu tenho muita dificuldade de ver que essas questões dizem a mesma coisa ou a banca é realmente incoerente na cobrança desse assunto.
Cespe-EMAP/2018 A diferença entre uma perspectiva cônica e uma representação isométrica é a existência do ponto de fuga na primeira e a completa ausência de fuga na segunda.
GAB C
Cespe-MPU/2013 As perspectivas cônicas são desenhadas com linhas que convergem para os pontos de fuga localizados a uma distância finita; já os pontos de fuga das perspectivas isométricas são localizados a uma distância considerada no infinito.
GAB C
Cespe-MPEPI/2012 No desenho de perspectiva cônica, pode haver um, dois ou três pontos de fuga; no desenho perspectivo de um cubo há situação em que só pode existir um ponto de fuga. Nesse caso, trata-se de perspectiva paralela.
GAB C
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O livro: Representação Gráfica em Arquitetura, de Francis D. K. Ching, nomeia de perspectiva paralela os métodos de projeção isométricos e oblíquos, e de perspectiva exata a perspectiva cônica!
Vi em algumas publicações de internet a explicação que a perspectiva paralela seria a que possui um ponto de fuga, sendo que a face frontal fica paralela ao observador.
Alguém conhece uma fonte confiável dessa informação?
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Diva, muito obrigada pela referência! Colo abaixo o trecho a que você de refere:
O sistema de perspectiva com um ponto de fuga baseia-se na ideia de que dois dos três principais eixos – um vertical e outro horizontal – são paralelos ao plano do desenho. Todas as retas paralelas a estes eixos também são paralelas ao plano do desenho (PD), portanto, permanecem com sua orientação real e não parecem convergir. Por esta razão, a perspectiva com um ponto de fuga também é conhecida como perspectiva paralela.
O terceiro eixo principal é horizontal, perpendicular ao plano do desenho (PD) e paralelo ao eixo central de visão (ECV). Todas as retas paralelas a este eixo convergem para a linha do horizonte, no centro de visão (CV). Este é o ponto de fuga específico da perspectiva com um ponto de fuga.
O sistema de perspectiva com um ponto de fuga é particularmente eficaz, na representação das três superfícies limítrofes porque a apresentação dos cinco planos delimitadores confere a sensação clara de fechamento. Por esta razão, em projetos normalmente se usa a perspectiva com um ponto de fuga para apresentar vistas experimentais de paisagens urbanas, jardins formais, pátios, colunatas e espaços internos. A presença de um ponto de fuga central também pode ter a finalidade de atrair a atenção do observador e enfatizar combinações axiais e simétricas no espaço.
Representação Gráfica em Arquitetura Francis Ching (tem no passei direto)