SóProvas


ID
703732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

Uma das características dos documentos de arquivo é sua naturalidade, ou seja, o fato de não serem coletados artificialmente, mas acumulados naturalmente em razão dos objetivos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Uma das características dos documentos arquivísticos é a naturalidade. Ao contrário da Biblioteconomia e da Museologia em que os seus objetos são coletados artificialmente, os documentos de arquivos são acumulados naturalmente em decorrência das atividades do organismo produtor, ou seja, devida a necessidade prática, os documentos são criados de forma contínua e progressiva.
  • Os documentos arquivísticos são acumulados ao longo do tempo, "naturalmente" de acordo com os atos e ações na busca dos objetivos organizacionais.
    Coletar documentos de "Modo artificial" seria por exemplo aqueles que são  negociados ( museus ).
  • O examinador exige do candidato o conhecimento do princípio da CUMULATIVIDADE dentre os princípios arquivísticos. Veja o conceito trazido no livro Arquivologia Facilitada de Renato Valentini,3ªEd., 2012.

    "Princípio da Cumulatividade - o arquivo é uma formação progressiva, NATURAL e orgânica.
  • Acrescento um conceito exposto em outra questão pelo colega Celio de Oliveira e extraído da Professora Roselene - (Estratégia Concursos)
    Naturalidade: o arquivo não é um órgão colecionador, mas acumulador. Os documentos são acumulados naturalmente, em conformidade com as atividades da pessoa física ou jurídica. Este acúmulo é progressivo e contínuo. Lembram-se da pasta do aluno de mestrado, com os documentos que foram criados para o seu ingresso? Esta pasta ficará na faculdade e, ao longo do curso, novos documentos serão criados e inseridos nesta unidade de arquivamento;
  • correta. Principio da cumulatividade onde os arquivos são uma formação progressiva, natural e orgânica. Diferente da biblioteca e de outros órgãos de documentação, em que a cumulação de documentos se da de forma gradativa, o arquivo acumula sseus documentos conforme seu produtor realiza suas atividades. Os documentos de arquivo são, então, um produto imediato, natural e direto dessas atividades.
  • O Arquivo não é um ORGÃO COLECIONADOR, mais ACUMULADOR. Os documentos são ACUMULADOS NATURALMENTE
    em conformidade com as atividades da pessoa física ou jurídica. Este ACÚMULO é progressivo e contínuo.
  • Gabarito: CORRETO

    Realmente, como a questão diz, os documentos de arquivo não são coletados artificialmente. Eles são fruto ta atividade e rotina organizacional. Um dos princípios que caracterizam o recebimento, produção e acumulação deles é o referido princípio:

    PRINCÍPIO DA CUMULATIVIDADE/NATURALIDADE: formação progressiva, natural e orgânica.