SóProvas


ID
703735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

Em caso de divisão territorial de um estado, a destinação dos arquivos públicos nele acumulados deve ser decidida de acordo com o princípio do respeito à ordem original

Alternativas
Comentários
  • Em caso de divisão territorial de um estado, a destinação dos arquivos públicos nele acumulados deve ser decidida de acordo com o princípio do respeito à ordem original.

    Errado! Deve ser decidida de acordo com o princípio da Territorialidade. Princípio da Territorialidade:princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Princípio do Respeito à Ordem Original: princípio segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.
  • Complemento (Prof. Roselene - Estratégia Concursos):

    O Princípio da Territorialidade é a conservação dos arquivos no território em que foram produzidos. A aplicação deste norte está de acordo com o Princípio da Proveniência, pois evita a dispersão dos arquivos.

    Tal princípio possui três alcances:

    O nacional relaciona-se ao país de criação dos documentos;
    O regional, restringe-se a estados, províncias ou municípios.
    E o institucional, está ligado à pessoa física ou jurídica que os criou.
  • Complementando:

    Exceções ao princípio da territorialidade:

    arquivos de representações diplomáticas. arquivos de operações militares.
  • Com base no Princípio da Territorialidade, respeitando o local de origem.
  • Gabarito: ERRADO

    Anda mal o examinador ao afirmar que a "Ordem Original" rege os arquivos em situação de divisão territorial, neste caso, aplica-se o seguinte princípio:

    O PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE

    O princípio da territorialidade define-se como sendo «o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último». Este território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição.

    CUIDADO: princípio da territorialidade distingue-se, pois, do Princípio da Pertinência Territorial «segundo o qual, sem se ter em conta o seu lugar de criação, os arquivos deveriam ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território a que o conteúdo deles se refere».
  • Questão errada, outras ajudam a responder, vejam;

    Prova: CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos; 

    Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade.

    GABARITO: CERTA.



     Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judiciário - Arquivologia Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; Conceitos e Definições; 

    O princípio da territorialidade no plano institucional determina que os arquivos sejam conservados o mais perto possível do lugar da sua criação, e a sua aplicação significa que eles devem ser guardados pela instituição que os criou.

    GABARITO: CERTA.

  • ERRADA!

    Princípio da territorialidade:

    É o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Para que os arquivos permaneçam vivos, sejam utilizados e melhores entendidos, devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Esse local pode ser nacional, regional e institucional.

  • "Divisão territorial de um Estado"  = PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE

  • Princípio da Ordem Original - Arquivos de uma mesmo proveniência devem observar a organização estabelecida pela entidade produtora.

    Princípio da Territorialidade - Os arquivos devem ser guardados e conservados nos locais onde foram acumulados.

    Gab errado.