SóProvas


ID
703786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os seguintes itens.

O programa de gestão de documentos tem por objetivo final a eliminação de todos os documentos que já não tenham valor primário.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.159 de 1991 Art 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda pemanente.
  • ERRADO
    Mesmo não tendo valor primário o documento pode adquirir valor histórico, razão pela qual este deverá ser recolhido em arquivo permanente. Nem todos documentos, portanto, serão eliminados após perder seu valor primário.

    Complementando:

    No universo da administração e da história reside o próprio motivo de ser dos arquivos públicos na sua característica ativa. A função primordial dos arquivos permanentes é de recolher e tratar os documentos públicos depois de cumprirem as razões para qual ele foi criado.

    Os arquivos administrativos guardam os documentos produzidos ou recebidos pelas organizações durante o exercício governamental.

    Os ciclos vitais dos documentos compreendem três idades, a primeira é dos arquivos correntes, onde se abriga os documentos durante seu uso funcional, administrativo e jurídico, a segunda fase é dos arquivos intermediários onde os papéis já ultrapassaram o seu prazo de validade jurídico-administrativa, porém ainda podem ser utilizados pelo seu produtor.

    De acordo com a legislação no país, estado ou município abre-se a terceira idade dos 25 aos 30 anos contando a partir da data de produção do documento ou do fim de sua tramitação, o recolhimento desses papéis a um local de preservação definitiva é chamado de arquivo permanente.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquivo_permanente

  • Segundo a própria legislação arquivística, a gestão de documentos ocorre na fase corrente e intermediária, e visa a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.

    Portanto, há documentos que não apresentam valor primário, porém poderão ser recolhidos à guarda permanente, considerando a necessidade de preservá-lo - sob o ponto de vista da memória institucional ou como acompanhamento de cunho histórico.

    Bons estudos....
  • Valor Primário é atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais, fiscais. O Valor Secundário é atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzidos (= valor histórico).

    Não confundir com a teoria das 3 idades com valor primário e secundário dos documentos. Ou seja, os documentos de terceira idade que tenham valor histórico, portanto valor secundário, terão valor permanente e serão inalienáveis.

    Obs: Primeira Idade ou Corrente: conjunto de documentos que pelo seu valor primário, é objeto de consulta frequente epla entidade que o produziu, a quem compete a sua administração

    Segunda Idade ou Intermediários (limbos e purgatórios): documentos originários de arquivos correntes com uso pouco frequente que aguardam destinação. Se não tiverem nenhum valor histórico ou cultural (Valor Secundário) serão eliminados.

    Terceira Idade ou Permanentes: documentos que perderam valor de natureza administrativa, que se conservam em razão de seu valor histórico, e por isso tem valor secundário e são preservados em carater definitivo.
  • GESTÃO DE DOCUMENTOS:

    ... o objetivo é de aperfeiçoar e simplificar o ciclo documental. Aumentando a eficiência do arquivo e da própria Instituição.

  • Um resumo sobre as idades documento


    FASE  ____________Valor________Pode ser eliminado?______Gestão de documentos? 

    Corrente ..............Primário.......................SIM......................................SIM    

    Intermediária ......Primário.......................SIM......................................SIM

    Permanente .........Secundário...................NÃO.....................................NÃO


    IMPORTANTE! A gestão de documento envolve os procedimentos da
    FASE CORRENTE e da FASE INTERMEDIÁRIA e NÃO PERMANENTE.
  • Avaliação e Destinação:  Tabela de Temporalidade (Guarda Permanente ou Eliminação