SóProvas


ID
703789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os seguintes itens.

O modelo norte-americano de gestão de documentos, que começou a ser formulado na década de 40 do século passado, influenciou a elaboração dos principais programas de gestão de documentos adotados, hoje, no mundo.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA.
    Trago um trecho de uma monografia para graduação em Arquivologia sobr eo tema.
    "MODELO SISTÊMICO DE ORGANIZAÇÃO DOS ARQUIVOS NORTE-AMERICANOS

    A gestão de documentos originou-se na impossibilidade de se lidar de acordo com os moldes tradicionais, com as massas de documentos, cada vez maiores, produzidos pelas administrações. Os volumes documentais crescem numa progressão geométrica e é necessário que se estabeleçam parâmetros para sua administração. Essa perspectiva surge a partir de reformas administrativas instaladas nos EUA e no Canadá, no final da década de 40. Nos primeiros momentos do pós-guerra, estabeleceram-se princípios de racionalidade administrativa, a partir da intervenção nas diferentes etapas do ciclo documental: produção, utilização, conservação e destinação de documentos. Uma das maiores repartições públicas é a do governo federal dos EUA, que produz documentos em quantidade excessiva.

    O modelo sistêmico de organização dos arquivos norte-americanos representa a primeira tentativa de ruptura da tradição arquivística européia, caracterizada pela ênfase aos arquivos permanentes ou históricos. A opção dos Estados Unidos por esse modelo deu-se no âmbito de importantes mudanças político-administrativas ocorridas naquele país depois da Segunda Guerra Mundial. A Comissão Hoover de Reorganização do Poder Executivo (Hoover Comission on the Reorganization of the Executive Arm of the Government) fez um estudo completo da organização e funcionamento da repartições federais, criou um programa que simplificou e uniformizou os métodos contábeis e fiscais em todo o país, ficando grandemente reduzido o volume de documentos relativos a este assunto. A instalação da Comissão Hoover, inicia um processo de profunda reforma administrativa, na área do controle, sobre a geração, armazenamento e destinação da documentação produzida pelo governo federal. Entre essas reformas estão: a transformação do National Archives establishment em National Archives and Records Services; a criação de um sistema federal de arquivos intermediários (Federal Centers e Records Centers); e a assinatura do Federal Records Management, ou seja, a gerência de documentos desde a sua produção até a sua destinação final. O impacto causado por essas reformas na teoria arquivística se fez sentir pela conseqüente enunciação da teoria das três idades, onde os arquivos correntes e intermediários são comparados em status, ao arquivo histórico.

    A lição do modelo norte-americano é significativa: centralização administrativa, descentralização regional dos depósitos federais e independência dos arquivos estaduais em relação à estrutura do governo federal. A legislação dos estados, por sua vez, é inteiramente independente da do governo federal."

  • http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/arquivologia/o-modelo-sistmico-de-organizao-dos-arquivos-norte-americanos

  • Após a II Guerra Mundial: produção documental aumenta, obstruindo a capacidade gerencial das organizações governamentais;

    Desenvolve-se a teoria das 3 idades e a gestão de documentos nos EUA e Canadá e em alguns países europeus africanos e asiáticos: instituições arquivísticas reveem suas funções exclusivas de arquivos históricos desassociados dos interesses da administração pública.

     

    Fonte: Qconcursos.