SóProvas


ID
703810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do diagnóstico da situação arquivística — a primeira etapa da intervenção arquivística em uma organização —, julgue os itensque se seguem.

O diagnóstico da situação arquivística do tipo maximalista é o mais adequado para se conhecer a realidade arquivística do MPE/PI.

Alternativas
Comentários
  • São adotadas duas visões para a elaboração do diagnóstico, a maximalista e a minimalista. A primeira busca entender a ligação entre os fundos recolhidos e a evolução das estruturas e funções governamentais. Ela pode ser entendida também como a pesquisa de uma situação arquivística de um determinado país ou até mesmo um fundo familiar completo. A segunda visão procura entender um problema específico de uma organização arquivística, como por exemplo, alguns ajustes no plano de classificação, relacionada a algumas peças documentais, para se chegar a uma visão geral.

  • Segundo LOPES, existem duas abordagens de diagnóstico, a maximalista e minimalista que nosso entendimento são diferenciadas como: Maximalista - diagnóstico feito a partir de uma visão geral e da instituição. Minimalista - diagnóstico feito a partir de uma visão mais específica da instituição/ setores de trabalho.

    fonte:
    http://arquiveros.blogspot.com.br/2010/10/disgnostico.html
  • Errado

    Este tipo de diagnóstico levanta informações para o projeto arquivístico considerando as condições de um conjunto de organizações que formam um sistema. Deve ser feito um levantamento da situação arquivística do conjunto de organismos que forma um governo federal, estadual ou municipal. E, ainda, de sistemas organizacionais. Por exemplo: a Política de Meio Ambiente Brasileira (Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, Ibram-DF, etc.) ou a Justiça de Trabalho (TST e TRT’s, MPT, Defensorias Públicas, escritórios de advocacia do trabalho, etc.). 


    Fonte: Ponto dos Concursos -Prof. Mayko Gomes


    Bons estudos a todos!

  • Pensei no MPE como um todo. Por isso atribui como certo o diagnóstico maximalista.