SóProvas


ID
703813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do diagnóstico da situação arquivística — a primeira etapa da intervenção arquivística em uma organização —, julgue os itensque se seguem.

O diagnóstico da situação arquivística propicia não só o conhecimento do acervo documental, mas também o do sujeito acumulador de arquivos — a organização.

Alternativas
Comentários
  • De início, o arquivista precisa compreender a história da pessoa física e jurídica de forma aprofundada, para que ele consiga entrar nas unidades de trabalho e colete as informações com segurança. Desta forma torna-se importante conhecer primeiro o histórico da organização, a missão, o tamanho e a diversidade do acervo arquivístico acumulado, a variação das funções exercidas no passado e no presente, a abrangência das tecnologias de informação utilizadas no acervo e a análise do organograma, regimentos, portarias ou estatutos que criam tais órgãos.
  • O diagnóstico da situação arquivística é uma das atividades do processo de avaliação de documentos e faz parte de um Programa de Gestão de Documentos.
    A avaliação constitui um elemento vital de um programa de gestão de documentos, pois permite racionalizar o fluxo documental nas fases corrente e intermediária, facilitando a constituição de arquivos permanentes , viabilizando o acesso à informação, além de permitir a otimização no processo de elaboração da Tabela de Temporalidade. Para isto, há que se desenvolver algumas atividades como o diagnóstico da situação arquivística, que consiste num levantamento da produção documental, realizado mediante pesquisas junto às unidades administrativas produtoras e acumuladoras de documentos. Tem por finalidade obter dados sobre as condições dos arquivos no que diz respeito à produção, tramitação e arquivamento de documentos.

    Fonte: Gestão de Documentos - Conceitos e Procedimetos Básicos/ Arquivo Nacional / p.23
  • Complementando...

    (CESPE/CORREIOS/ANALISTA DE ARQUIVOLOGIA/2011) O conhecimento do sujeito acumulador de arquivos e do acervo documental são as duas partes que compõem o diagnóstico da situação arquivística de um órgão público ou empresa privada. C

  • Dentro da lógica da construção do objeto da pesquisa (diagnóstico), a partir da observação direta na organização, coloca-se também o levantamento dos acervos existentes e de outras questões referentes a estes.

    Ou seja, questão CORRETA

    Fonte: Nova arquivística - Luis carlos Lopes

  • GABARITO CERTO.

    O diagnóstico (fruto do levantamento de dados da instituição e do acervo – reflete o produtor) da situação arquivística propicia não só o conhecimento do acervo documental, mas também o do sujeito acumulador de arquivos — a organização.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério.