SóProvas


ID
703864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos

Um dos instrumentos da avaliação, processo de análise de documentos arquivísticos, é a tabela de temporalidade, por meio da qual se estabelecem os prazos de guarda e a destinação dos documentos bem como orientações acerca da migração de suportes.

Alternativas
Comentários
  • Tabela de temporalidade é o instrumento com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal. Ela é muito utilizada pelos órgãos públicos, é importante frisar que a eliminação de documentos de arquivos, devem obedecer às normas do CONARQ, em destaque os documentos produzidos por todos os órgãos integrantes do poder público.

    Segundo Wadson Faria (2006, p. 35), a tabela de temporalidade documental (TTD) é o instrumento de gestão arquivística que determina:

    1. os prazos em que os documentos devem ser mantidos no arquivo corrente (setorial);
    2. quando devem ser transferidos ao arquivo intermediário (central);
    3. e por quanto tempo devem ali permanecer.

    Além disso, a TTD estabelece critérios para a migração de suporte (microforma, digitalização etc.) e para a eliminação ou recolhimento dos documentos ao arquivo permanente.
     

  • Concordo com a Eduardo, mas achei q tivesse errada pela expressão "instrumento de avaliação" sempre estudei como instrumento de destinação.
  • Boa tarde valeria,complementando o cometário acima e se é que eu posso te ajudar, há um livro chamado: Arquivologia para Concursos - Élvis Corrêa Miranda - 4 Edição.

    Na pagina 29 ele explica:
    Tabela de temporalidade é o instrumento resultante da etapa de avaliação dos documentos e que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases
    corrente e intermetiária
    (período em que o documento será guardado) bem como sua destinação final (eliminação ou recolhimento para guarda permanente).
    Para que você complete com seus conhecimentos, o autor cita: Ademais, a tabela de temporalidade será elaborada por uma Comissão chamada Comissão
    Permanente de Avaliação de Documentos
    ou Comissão de Análise de documentos e será aprovada por autoridade competente do órgão para que possa ser aplicada na instituição.

    Já para quem teve aula com Professor Darlan - LFG, ele diz: Tabela de temporalidade: Avaliação (definição de prazos e da destinação de documentos)

    Espero ter colaborado com algo.

    Força parceiros concurseiros..!!!!
  • Bom.... eu não sou expert no assunto nem nada... se eu estiver errado, podem me corrigir de boa...


    mas pelo que eu já li, a Tabela de Temporalidade é:

    - CRIADA (o ato de criar, definitivamente ela) ----> na etapa de "Avaliação"

    e

    - USADA na prática-----> na etapa de "Destinação".


    Lembrando que ambas (Avaliação e Destinação) fazem parte da 3ª Fase da Gestão de Documentos.


    Bons estudos!

  • Confesso que essa função de orientar na migração do suporte dos documentos me derrubou do cavalo, mas analisando bem, é até lógico, pois se na avaliação se decidir pela guarda permanente, será razoável migrar para um suporte mais resistente. Essa espero não errar mais.. 

  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Acervo e Pesquisa Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário; Avaliação de Documentos; 

    A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.

    GABARITO: CERTA.

  • A tabela de temporalidade do CONARQ é um grande exemplo, possuindo a seguinte configuração:

    1) Assunto

    2) Prazos de guarda

    3) Destinação final

    4) Observações: Neste campo são registradas informações complementares e justificativas, necessárias à correta aplicação da tabela. Incluem-se, ainda, orientações quanto à alteração do suporte da informação e aspectos elucidativos quanto à destinação dos documentos, segundo a particularidade dos conjuntos documentais avaliados. 

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/Codigo_de_classificacao.pdf (págs 43-45)