SóProvas


ID
703867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos

Embora o objetivo da avaliação de documentos seja, prioritariamente, a preservação da memória da instituição, essa função prevê a seleção de documentos a partir dos seus valores primários e secundários

Alternativas
Comentários
  • Avaliação – processo de análise da documentação de arquivos, visando a estabelecer sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos.
    Levando em consideração a questão, para cespe,  os principais motivos da criação dos documentos são a preservação dos documentos da memória da empresa.
  • Afirmativa CORRETA - O objetivo do processo de avaliação é identificar documentos de valor secundário para guarda permanente e a consequente preservar a memória da instituição mas, também é papel do processo de avaliação de documentos identificar os documentos que, desprovidos de valor secundário, perderam seu valor primário e selecioná-los para eliminação. Esta questão está de acordo com o artigo 18 do DECRETO Nº 4.073, de 3 de Janeiro de 2002, que afirma: "Em cada órgão e entidade da Administração Pública Federal será constituída comissão permanente de avaliação de documentos, que terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor."  FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4073.htm.
  • "PRIORITARIAMENTE" foi demais pra minha cabeça...
  • Questão Correta
    Caderno de questões(questão 98): http://www.cespe.unb.br/concursos/MPE_PI2011/arquivos/MPEPI11_004_07.pdf 
    Gabarito Definitivo http://www.cespe.unb.br/concursos/MPE_PI2011/arquivos/Gab_definitivo_MPEPI11_004_07.PDF
  • Acredito que a questão esteja bem equivocada!
    O objetivo primordial da avaliação de documentos não é a preservação da memória da instituição, e sim avaliar quais são os tipos de documentos recebidos ou produzidos, quais são os documentos que são utilizados frequentemente (correntes), quais são utilizados com menor frequência (intermediários) e quais deverão ser descartados e quais irão ser recolhidos para a guarda permantente.
    Acredito que só nesse último estágio é que a função principal seja preservar a memória da instituição.
    Mas como disse nosso colega Jorge do primeiro comentário, para a CESPE o entendimento é que a avaliação tem como objetivo principal a preservação da memória da instituição. Portanto, esse deve ser nosso entendimento na hora da prova!
  • Gente!

    Onde está a velha máxima que diz "informações servem para orientar tomadores de decisão". Neste caso, a prioridade para a informação é para a memória da instituição???
    Porque não abre falência direto? Questão descabida.

    Paciência guerreiros...
  • Pessoal, a avaliação (ou análise) é atividade que precede a guarda permanente ou a eliminação do documento. E no arquivo permanente nós sabemos que é onde ficam os documentos de valor histórico ou cultural para a Administração, ou seja, para preservação de sua memória. Assim, a avaliação tem como objeto a memória da instituição, sem dúvidas, selecionando, como diz a questão, os documentos a partir de seu valor primário ou secundário. Questão corretíssima. 
  • Questão corretíssima!