SóProvas


ID
703870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos

Dada sua complexidade, o processo de avaliação pode ser orientado por critérios temáticos, que sintetizam as funções que originaram os documentos.

Alternativas
Comentários
  • "A avaliação consiste fundamentalmente em identificar valores e definir prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte ser o papel, o filme, a fita magnética, o disquete, o disco ótico ou qualquer outro. A avaliação deverá ser realizada no momento da produção, paralelamente ao trabalho de classificação, para evitar a acumulação desordenada, segundo critérios temáticos, numéricos ou cronológicos." (Fonte: http://arquivologia.multiply.com/journal/item/14)
  • Salvo engano (não sou graduado em arquivologia), os critérios temáticos não sintetizam as funções que originaram os documentos.
    Temático = tema, assunto
    Funcional = função
    Dada sua complexidade, o processo de avaliação pode ser orientado por critérios temáticos, que sintetizam as funções (?) que originaram os documentos.

    Trata-se apenas de opinião. :)
  • Tbm gostaria de saber qual é o erro da questão.
  • Pessoal,

    é conforme o colega acima falou.

    AVALIAÇÃO (que faz parte da Gestão de Documentos) é orientado por critérios de TEMPO (como a TABELA DE TEMPORALIDADE).

    E não por critérios temáticos.
  • Avaliação de Documentos de Arquivo
    A avaliação é atividade da Gestão de Documentos, em sua fase de destinação, e consiste em estudar a importância que o documento tem para a instituição ou para a sociedade.
    Este estudo deve ser realizado por uma comissão formada especialmente para este fim, que é a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Devem participar como membros efetivos dessa comissão um arquivista ou responsável pelo arquivo, um membro da direção da instituição, um jurista e um  profissional  da  área  financeira;  e  como  membros  eventuais  devem participar os profissionais ligados à área de que trate o assunto do documento.
    A avaliação deve ser feita enquanto os documentos ainda estão em fase corrente, para distinguir os documentos de valor eventual daqueles que possuem valor probatório ou informativo. Deve ser evitada sua realização no arquivo intermediário, pois o processo se torna muito oneroso.
    Classificação de Documentos de Arquivo
    A Classificação de Documentos é o ato de atribuir um código ao documento de acordo com o assunto de que ele trate.
    O código deverá ser aquele em vigor na instituição, e estabelecido pela Comissão Permanente de Avaliação. Esta comissão deve ser formada por profissionais das diversas áreas do conhecimento e de atuação da instituição.
    O Plano de Classificação deve orientar os métodos de arquivamento a serem utilizados pela instituição. Todos os documentos serão arquivados e ordenados seguindo a lógica e a orientação do Plano. Portanto, este deve ser o mais   abrangente   possível,   sempre   abarcando   todos   os   assuntos   que interessam à instituição. Ainda, este deve ser flexível, capaz de atender as necessidades de mudanças das instituições, e sempre reservar espaços para assuntos e  situações  que  são desconhecidos  das  instituições, mas  podem ocorrer.
    Os Planos ou Códigos de Classificação são elaborados por uma comissão constituída exclusivamente para este fim, chamada Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Os planos podem seguir dois critérios: o estrutural, ou organizacional, que classifica os documentos de acordo com a estrutura da instituição; e o funcional, que classifica os documentos de acordo com as atividades desenvolvidas pela instituição.
    Atualmente, de modo geral, é mais recomendado que se utilize o critério de classificação funcional, por ser mais flexível.
  • O erro esta no principio abordado: sempre que o cespe falar em (critérios, princípios) temáticos ou da pertinência tome muito cuidado pq o item tá errado o principio que tem que ser respeitado em arquivologia é o principio dos respeito aos fundos ou principio da proveniência sempre tanto no protocolo quanto na fase final. O principio temático só serve pra estudo mas não é mais usado.
  • Verdade Porco! O Cespe odeia o P. da Pertinência; está sempre associando às respostas erradas.

    Obrigada!

  • E

    A questão misturou princípio da proveniência com o P. da pertinência temática.

    CESPE e sua criatividade insana.

    Força guerreiro!