SóProvas


ID
703909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de bdocumentos e à gestão e preservação de documentos digitais, julgueos próximos itens.

O e-ARQ Brasil fornece especificações técnicas e funcionais a sistemas de gestão arquivística de documentos que tenham sido desenvolvidos ou implantados em determinadas plataformas tecnológicas, o que restringe a utilização desse modelo.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA
    • Um dos objetivos do e-ARQé fornecer especificações técnicas e funcionais, além de metadados, para orientar a aquisição e/ou a especificação e desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.
    • O e-ARQ Brasil estabelece requisitos mínimos para um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos - SIGAD- independente da plataforma tecnológica em que for desenvolvido e/ou implantado. 

    A questão tem 2 erros:  ”...desenvolvidos ou implantados em determinadas plataformas tecnológicas, o que restringe a utilização desse modelo." 

    Resolução 32 do CONARQ 

     

  • E-arq Brasil:

    "O e-ARQ Brasil estabelece requisitos mínimos para um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), independentemente da plataforma tecnológica em que for desenvolvido e/ ou implantado."

    A ideia desse modelo é não ser restrita. Cada instituição possui suas próprias especificidades e plataformas tecnológicas. Se o e-arq restringe a plataforma, ele congelará suas orientações e o público alvo será bem menor. É interessante que todos possam se beneficiar das orientações. Portanto, os requisitos mínimos para um SIGAD não podem estar associados a plataformas específicas.

    Tem um outro trecho do e-arq que apresenta a abrangência a ser atingida:

    "Desde que a organização estabeleça um programa de gestão arquivística de documentos, o e-ARQ Brasil é aplicável aos setores público e privado de qualquer esfera e âmbito de atuação, servindo para diferentes tipos de documentos arquivísticos. Destina-se, igualmente, aos documentos relativos às atividades-meio e às atividades-fim de um órgão ou entidade e não se restringe a um ramo de atividade específica. Pode ser adotado como padrão ou norma pela administração pública federal, estadual, municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a fim de uniformizar o desenvolvimento e aquisição de sistemas que visam produzir e manter documentos arquivísticos em formato digital."

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf