-
Item errado.
O escopo deve ser muito bem definido e mensurável, com indicadores também estabelecidos, garantido as etapas de monitoramento e controle de qualidade.
-
Só completando. Como o documento de escopo pode servir como contrato, em muitas empresas, para uma melhor definição do escopo, existem uma parte denominada não escopo, juntamente para reduzir a abrangência do escopo deixando bem claro o que não irá entrar no projeto.
-
Não consegui entender o erro..
está em 'amplamente'? onde o correto seria 'especificamente'?
Mas o 'amplamente' não pode ser levado em consideração se pensar em: abranger o maximo do escopo, sem deixar nada de fora?
-
O erro é que a idéia do escopo de um projeto não é que ele seja definido o mais amplamente possível. Ele deve ser definido até o nível em que torne o projeto gerenciável, e isso pode mudar de acordo com o projeto e fase do projeto.
O que seria o projeto ser gerenciável? Resumidamente ser possível estimar custos, tempo, recursos etc de forma a ser possível planejar o que acontecerá (as chamadas baselines) e ser possível gerenciar o projeto a partir daí.
-
Vamos combinar que o examinador forçou a barra total ao considerar essa questão errada. Se ainda tivesse falado que é impressindível que o escopo seja definido o mais amplamente possível, ainda ia.
É claro que um escopo definido amplamente permite um gerenciamento mais eficaz.
Questão digna de anulação.
-
Concordo com os comentários acima quanto à definição de escopo. Entretanto, a frase "É importante que o escopo de um projeto seja definido o mais amplamente possível" não diz muita coisa. O "possível", é até onde se pode ir. De acordo com o PMBOK é até o limite em que os pacotes de trabalho são gerenciáveis. Vi o erro na 2a frase, pois não existe "fase de projeto".
-
PMBOK 4 Ed. Cap 5 Gerenciamento do Escopo do Projeto
" O Plano de Gerenciamento do escopo pode ser formal ou informal, altamente detalhado ou conciso, dependendo das necessidades do projeto."
-
Concordo com o comentário do pessoal, pois no próprio PMBOK fala "Uma decomposição excessiva pode resultar num esforço de gerenciamento improdutivo, uso ineficiente de recursos e na diminuição da eficiência durante a execução do trabalho".
Portanto, no caso de Gerenciamento de Projetos nem sempre detalhar o máximo possível é interessante. Pra finalizar eu quando li a questão, num primeiro momento achei que estava certo, pois toda vida a gente sempre ouve que quanto mais detalharmos as coisas mais fáceis elas se tornarão para realizar, mas no caso desta questão essa máxima não cabe.
-
Olá!
O erro da questão está no "amplamente".
A Definição do escopo é um processo da Gerência de Escopo. Processo necessário para desenvolver uma declaração detalhada do escopo do escopo do projeto.
Detalhada! Exata! Não generalista! Não amplamente!
Salve todos!
-
O escopo (leia-se trabalho) deve ser atenciosamente DELIMITADO, porque é dele que serão estimados o tempo, o custo e etc... Assertiva errada.
-
e-
Atividades do ger. escopo:
1- planejar como escopo dera definido
2- coletar requisitos
3- equilibrar demandas dos stakeholders
4- criar EAP
5-aferir escopo em relacao ao plano
6-obter aceitacao da entrega
7-medir e controlar desempenho
-
pensei como o bruno castro, de fato o erro parece estar no amplamente (ao invés de especificamente) mas na minha opinião amplamente se considerado como abranger de forma completa deveria ser considerado correto. na minha humilde opiniao isso deveria ser anulado