SóProvas


ID
705829
Banca
FUJB
Órgão
MPE-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Jorge, Promotor de Justiça no gozo de suas merecidas férias, movido por seu espírito colaborativo, decide antecipar o retorno de sua viagem a Aruba para auxiliar seu amigo e colega de Parquet, Roberval, Titular da 9ª Promotoria junto ao Tribunal do Júri, participando com este de uma Sessão Plenária, na qual, inclusive, fez uso da palavra para sustentar o pleito condenatório dirigido aos jurados. Após o sucesso no julgamento, encerrado na manhã do dia seguinte, exausto, despiu-se da beca e retomou os prazerosos dias de descanso até o final de seus trinta dias de férias.


Acerca do episódio acima, analise as seguintes afirmativas:

I. O proceder de Jorge é louvável e de acordo com a lei, uma vez que atuou com a anuência de Roberval, Promotor Natural da causa.

II. Os dois Promotores de Justiça não poderiam participar em conjunto da mesma sessão de julgamento, violando, assim, o Princípio da Unidade do Ministério Público.

III. Jorge deveria ter solicitado formalmente a suspensão do gozo de férias à Administração Superior do Ministério Público, para que pudesse participar do julgamento.

IV. Seria necessária a publicação de ato específco do Procurador- Geral de Justiça designando Jorge para atuar no julgamento sob comento, investindo-o, assim, de atribuição para tanto.

Estão corretas somente as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I - Não é louvável, tendo em vista que deveria ter requerido autorização ao PGJ, nos termos da lLC 106/03, de acordo com o seu art. 105, §4º.

    II - Não há óbice legal quanto à possibilidade de mais de um membro participar de um mesmo ato; infere-se, inclusive, a partir da permissão da participação conjunta dos membros, o atendimento ao princípio da eficiência, colimado pela nossa atual Carta Política; 
    Vejam julgados sobre este tema:
    STJ - HC 9674-MG - 16/08/1999; STJ - RMS 20337 - 07/12/2009; AgRG no RMS 33041 - PR - 22/10/2014;
    III - Está correto, de acordo com o que predispõe o art. 105, §4º, da LC 106/03;
    IV - Também correto, de acordo com o supracitado parágrafo do seu artigo correspondente.
  • Art. 11 - Compete ao Procurador-Geral de Justiça:

    XIII - designar membros do Ministério Público para: b) assegurar a continuidade dos serviços, em caso de vacância, afastamento temporário ou ausência do titular do órgão de execução ou, ainda, com o consentimento deste;

    XVII - declarar a atribuição de membro do Ministério Público para participar de
    determinado ato
    ou atuar em procedimento judicial ou extrajudicial;

  • Gabarito C

     

    LC106/03 - Art. 105.

    § 4º - Por ato excepcional do Procurador-Geral de Justiça (item IV), fundamentado na necessidade de serviço, poderá o membro do Ministério Público ter suspenso até um terço de cada período de suas férias (item III), desde que deferida com antecedência mínima de três meses, caso em que terá o direito de optar pela fruição em outra oportunidade ou receber os dias suspensos em pecúnia indenizatória.

  • O mais relevante da questão é saber que ele estava em Aruba

  • Se estou eu em Aruba, passo a palavra ao Excelentíssimo Ministro Gilmar Mendes sem o pesar da consciência.