-
Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas
necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamento estão
os planos. O controle representa o acompanhamento, a monitoração e a avaliação do desempenho organizacional
para verificar se tudo está acontecendo de acordo com o planejado, organizado e dirigido.
Controle é a função administrativa relacionada com a monitoração das atividades a fim de manter a
organização no caminho adequado para o alcance dos objetivos, permitindo as correções necessárias
para atenuar os desvios.
-
1º item) Falso. Esse é o planejamento, conforme explicado por Lair no comentário acima.
2º item) Verdadeiro. O controle precisa definir padrões e obter informações com o objetivo de comparar o que está sendo feito com o que foi planejado. Após essa comparação toma-se uma decisão com vistas a corrigir os erros que estão sendo cometidos.
3º item) Falso. Nada impede que o controle seja realizado no início da linha de produção. Aliás, ele deve ser realizado em todas as etapas da linha de produção.
4º item) Verdadeiro. Existem vários métodos de obter informações com vistas a comparar o planejamento com a execução. O item cita várias maneiras, mas não são as únicas maneiras. Tudo que consiga fornecer parâmetros sobre a execução, para usá-los na comparação é válido.
Gabarito: letra A.
-
Letra A.
Comentário:
Vamos analisar cada um dos itens da questão.
( ) O controle é uma das fases do processo administrativo destinado a obter informações sobre o ambiente da organização.
Falso. Sabemos que, de fato, o controle é uma das fases do processo administrativo. Apesar disso, o seu foco está na
obtenção de informações sobre o andamento do próprio processo administrativo, e não sobre o ambiente. A fase do
processo administrativo que analisa o ambiente é o planejamento.
( ) São elementos do processo de controle a definição de padrões, a obtenção de informações, a comparação, a tomada
de decisão e a ação.
Verdadeiro. O processo de controle é aquele que verifica o andamento daquilo que está sendo executado na organização
para poder realizar ações corretivas, conforme explicitado pelos elementos do item em análise.
( ) O controle só deve ser exercido no final da linha de produção visto que possibilita a prevenção de erros e o descarte de
produtos fora do padrão.
Falso. O controle pode ser exercido em diferentes momentos: antes, durante e depois da execução das ações.
( ) As informações relativas ao controle podem ser obtidas por meio de inspeção visual, dispositivos mecânicos,
questionários, sistemas informatizados, gráficos, relatórios e mapas.
Verdadeiro. Existem diferentes meios de obter informações para o controle, e todos aqueles mencionados na questão
estão entre eles.
GABARITO: A.
Prof. Carlos Xavier
-
(FALSO) - O controle é uma das fases do processo administrativo destinado a obter informações sobre o ambiente da organização. O DIAGNÓSTICO É FEITO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, E NÃO NO DE CONTROLE.
(VERDADEIRO) - São elementos do processo de controle a definição de padrões, a obtenção de informações, a comparação, a tomada de decisão e a ação. ESTABELECIMANTO DOS PADRÕES DE DESEMPENHO, MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO, COMPARAÇÃO DO PADRÃO COM O DESEMPENHO ATUAL E TOMADA DE DECISÃO CORRETIVA.
(FALSO) - O controle só deve ser exercido no final da linha de produção visto que possibilita a prevenção de erros e o descarte de produtos fora do padrão. EXISTE CONTROLE PRÉVIO, CONCOMITANTE E POSTEIOR. LEMBRANDO QUE A PREVENÇÃO DE ERROS É FEITA NO CONTROLE PRÉVIO.
(VERDADEIRO) - As informações relativas ao controle podem ser obtidas por meio de inspeção visual, dispositivos mecânicos, questionários, sistemas informatizados, gráficos, relatórios e mapas.
GABARITO ''A''
-
Gabarito: A
A primeira alternativa é errada. O controle não é destinado a obter informações sobre o ambiente. É destinado a controlar atividades e resultados.
A segunda opção é correta: palavras parecidas com as que vimos em aula para o processo de controle.
A terceira opção é falsa. Prestem atenção a isso: o controle deve ser exercido em todos os momentos, no máximo de processos possível, e não apenas no final da linha. Afinal, se exercermos o controle antes, poderemos evitar a produção com erros e o consequente o descarte de produtos defeituosos.
Finalmente, a quarta alternativa apresenta corretamente alguns métodos para obtenção de informações relativas ao controle.
Fonte: Prof. Flávio Pompêo, Ponto dos Concursos
-
Controle
Após a definição de planejamento, organização e liderança no processo administrativo, será analisada a função de controle, que pode ser compreendida, de acordo com Maximiano (2009), como um processo contínuo do processo administrativo, que tem como principal objetivo ajustar e controlar as atividades organizacionais, tornando-as consistentes no desempenho de seus planos e metas. Na função de controle, os gerentes precisam saber de todas as informações essenciais da organização para decidir os padrões e as medidas que serão necessárias para obter um monitoramento e um controle eficaz da organização.
Segundo Robbins (2005, p. 33), "a função final, desempenhada pelos gerentes, é o controle", ou seja, depois que as metas são fixadas, os planos formulados, os arranjos estruturais definidos e as pessoas contratadas, treinadas e motivadas, alguma coisa ainda pode não tomar a direção correta. Desta forma, para garantir que as coisas caminhem como devem, a administração precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho real deve ser comparado às metas previamente fixadas, de forma que os gerentes possam trazer a organização novamente para o seu curso. Esse processo de monitorar, comparar e corrigir se constitui na função controle.
O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases:
1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;
2 - Avaliação ou mensuração do desempenho atual;
3 - Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos; e
4 - Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos
CONTROLAR
“Assegurar a realização de objetivos”
Definir padrões de desempenho.
Monitorar o desempenho.
Comparar resultados com previsões – avaliar.
Corrigir falhas e melhorar.
-
GABARITO: LETRA A
ACRESCENTANDO:
Fases do controle
Para Chiavenato, o controle é um processo cíclico e é representado por quatro fases[i]:
Estabelecimento de padrões ou critérios: Neste primeiro momento é necessário definir qual desempenho se espera (padrão) e quais critérios serão adotados para decidir se o resultado é ou não aceitável. De forma mais prática, a ideia aqui é a seguinte: É preciso saber aonde quer chegar e como se quer chegar para poder controlar, certo?
Observação do desempenho: A ideia aqui é a monitoria do desempenho e a coleta de informações. Contextualizando, se não tivermos dados, como poderemos medir os nossos resultados? Compararemos o que com o padrão?
Comparação do desempenho com o padrão: Agora que já temos dados do momento atual podemos comparar com o que foi previamente estabelecido como padrão. É importante carregar o entendimento de que toda ação tem variação, mas nem toda variação deve ser corrigida. Chiavenato explica que os critérios estabelecidos servem como parâmetro sobre o desvio estar ou não dentro da normalidade. Algumas ferramentas de auxílio podem ajudar o administrador neste momento, como índices de desempenho, gráficos, relatórios e outros dados estatísticos.
Ações corretivas: Este é o momento do ajuste. Os desvios que estão fora do parâmetro de normalidade devem ser corrigidos para que os objetivos pretendidos sejam alcançados.
FONTE: CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 176-178.
-
A questão versou sobre a função controle.
A função de controle é aquela que monitora e compara os resultados com aquilo que foi planejado e faz a correção dos possíveis desvios.
O processo de controle possui 4 fases (Chiavenato, 2014):
- 1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.
- 2ª etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.
- 3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.
- 4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.
A partir disso, julgaremos as alternativas:
FALSO. Pois o planejamento é uma das fases do processo administrativo destinado a obter informações sobre o ambiente da organização durante o diagnóstico interno.
VERDADEIRO. São elementos do processo de controle a definição de padrões, a obtenção de informações, a comparação, a tomada de decisão e a ação. Essas fases podem ter nomenclaturas distintas de acordo com cada autor.
FALSO. Pois o controle poderá ser exercido em 3 momentos distintos
- Controle prévio: é o tipo de controle proativo que visa evitar que os problemas aconteçam. é realizado sobre as entradas e insumos. são exemplos de controle prévio: plano de ação e descrição de cargos. são outras denominações para esse mesmo tipo de controle são: preliminar, a priori, proativo, pré-ação, feedfoward ou preventivo.
- Controle simultâneo: controle realizado na execução do evento, ou seja, é um controle sobre o processo. são exemplos de controles em tempo real ou concomitante: as inspeções e as observações.
- Controle posterior: é o controle de feedback ou retroação que ocorre sobre os resultados após o evento. esse processo nesse momento visa a identificação e a correção de erros e falhas após o seu acontecimento. exemplos: avaliações e pesquisas.
VERDADEIRO. A assertivas traz meios corretos de obtenção de informação para a execução do controle.
Logo, a sequência correta é F, V, F e V.
Fontes:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014
MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019
GABARITO: LETRA A