SóProvas


ID
706339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação às normas de correspondência oficial, julgue os itens a seguir.

No âmbito do serviço público federal e no do estadual, para se considerar correspondência oficial o documento encaminhado por correio eletrônico, as exigências são as seguintes: emprego da variante padrão da língua portuguesa e indicação da matrícula funcional e do cargo do remetente.

Alternativas
Comentários
  • Se classifica como oficial o texto emitido pelo poder público e o  e-mail não tem estrutura rígida definida.
    Quando houver necessidade de valor documental para o correio eletrônico, deve haver certificação digital, como determina a lei.

    Bons estudos


  • Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.  Fonte: Décio Terror (Ponto dos Concursos)

    Não há necessidade de se seguir uma estruturação rígida em mensagens enviadas por meio de correio eletrônico, diferentemente das outras formas de comunicação oficial. Fonte: (TRE - ES / 2010 / Superior - Gabarito: Certo)
  • Correio Eletrônico

    O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

    Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais).

    O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.

    Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo..

    Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.

    Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

  • Quando envolver em redação oficial, essa parte da informática já penso no certificado digital, e no caso em específico aquele email "truque" de encaminhamento vcs devem conhecer a pessoa abre o email e aparece uma janelinha para confirmação.


    até

  • Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade  do remetente, na forma estabelecida em lei.

    Fonte:

    Língua Portuguesa para a Câmara dos Deputados

    Teoria e questões comentadas

    Prof. Fabiano Sales – Aula 01

     ESTRATÉGIA CONCURSOS 

     

     

  • De acordo com o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, item 8.3:


    8.3        Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

     

    Bons estudos

  • Questão: Errada!
    1º O correio eletrônico possui na sua estrutura (corpo do documento) como característica a FLEXIBILIDADE e não a RIGIDEZ.
    2º A questão menciona: para se considerar correspondência oficial o documento encaminhado por correio eletrônico, as exigências são as seguintes: emprego da variante padrão da língua portuguesa (OK, mas com uma ressalva: o emprego da variante deve referir-se ao uso do padrão culto da língua portuguesa, não se pode considerar qualquer variante linguística) e indicação da matrícula funcional (uso facultativo) e do cargo do remetente (uso facultativo).
    3º Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.
    3º Para que o documento possa ter VALOR DOCUMENTAL (questão diz: para que seja considerado uma correspondência OFICIAL) e ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente.
    Penso que aqui neste quesito esteja o maior erro da questão.
    Variante linguística: Forma linguística que é uma das alternativas possíveis de um certo elemento fonológico, morfológico, sintático, ou léxico para preencher uma função ou representar um significado, num mesmo contexto.

    Fica aí o meu entendimento da questão.
  • Não precisa de matricula e precisa de Certificado Digital.

  • Errado,

    A matricula é o que eu mais esqueço de colocar rsrs

  • PADRÃO CULTO != NORMA PADRÃO.