SóProvas


ID
706528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Com a finalidade de reduzir as despesas mensais com energia elétrica na sua repartição, o gestor mandou instalar, nas áreas de circulação, sensores de presença e de claridade natural que atendem à seguinte especificação:

P: A luz permanece acesa se, e somente se, há movimento e não há claridade natural suficiente no recinto.

Acerca dessa situação, julgue os itens seguintes.

Se fiscais visitarem um local da repartição em horário no qual haja claridade natural suficiente e, enquanto se movimentarem nesse local, a luz permanecer acesa, será correto inferir que o dispositivo instalado atende à especificação P.

Alternativas
Comentários
  • P: A luz permanece acesa se, e somente se, há movimento e não há claridade natural suficiente no recinto.

    Se fiscais visitarem um local da repartição em horário no qual haja claridade natural suficiente e, enquanto se movimentarem nesse local, a luz permanecer acesa, será correto inferir que o dispositivo instalado atende à especificação P.errado- segundo item da proposição.
  • A bicondicional p se e somente se q é outra proposição que tem como valor lógico V se p e q forem ambas verdadeiras ou ambas falsas, e F nos outros casos

    Apesar da questão ter dado a proposição P: A luz permanece acesa se, e somente se, há movimento e não há claridade natural suficiente no recinto - vamos dividi-la em duas proposições:
    p: A luz permanece acesa se, e somente se, há movimento;
    q A luz permanece acesa se, e somente se, não há claridade natural suficiente no recinto.
    Como os fiscais visitaram o local e viram que naquele horário há claridade suficiente(e mesmo assim a luz permanecia acessa), então a proposição q está Falsa. Também foi visto que enquanto eles se movimentavam pelo local a luz ficava acessa, então a proposição p está Certa.
    Logo, teremos situação da segunda linha da tabela verdade. V + F = F, ou seja, o dispositivo não atende à especificação da proposição P.

  • Tipo de questão que não precisa nem perder tempo fazendo tabela de verdade e bla bla bla. Só raciocinar em cima da lógica do texto que você encontra o resultado final.

    Ora, a condição que a luz deverá permanecer acesa é na hipótese de haver movimento e não haver claridade natural. Como no texto falou que havia movimento e TAMBÉM havia claridade natural, logo nao se faz necessário a luz estar ligada! 
  • Complementando o comentário do Diogo Querol: Já que não se faz necessário a luz estar ligada, logo a assertiva está errada, pois o dispositivo instalado não atende a especificação P.
  • Resolvendo com a lógica proposicional:
    L = luz acessa
    M = movimento
    ~C = não haja claridade

    Tudo o que foi dito fica:
    L ↔ M ^ ~C
    Como a luz está acessa, há movimento e há claridade, fica:
    ↔ V ^ F 
    ↔ F (pq na conjunção só será verdade se ambas forem verdade)
    F (pq na bicondicional só será verdade quando ambas proposições forem iguais).

    Espero ter ajudado. E boa sorte a todos nas provas de amanhã!
  • O Gabriel respondeu a questão do jeito que devem respondidas  questões como esta. Ele subdividiu a proposição P em proposições menores e aplicou as operações lógicas. No final , o que se teve foi uma bi-implicação, caracterizada por se, e somente se e uma conjunção, carcterizada pelo   e.  No final , a proposição P é falsa, quando da seguinte hipotése proposta: " se há claridade e movimento e a luz permanece acessa  ".
  • Só complementando:

    A: Luz acesa
    B: há movimento
    ~C: Não há claridade

    P: A <--> (B ^ ~C)
      (V)          (v) ^ (v) = V

    Q: C <--> (B ^ A)
          (F)     (V) ^ (V) = F
    Logo Q é falsa.
    A dificuldade é montar a simbologia da Proposição Q. Onde se lê "enquanto se" quer dizer "somente se", completando o "Se..." lá do início da frase. Depois vem a vírgula antes de "a luz" que representa o conector lógico "e".
  • P: A luz permanece acesa se, e somente se, há movimento e não há claridade natural suficiente no recinto. Nesse caso usa-se a tabela Bicondicional.
    P          Q           P<->Q
    V          V               V  
    V          F               F  
    F          V               F
    F          F               V

    Se fiscais visitarem um local da repartição em horário no qual haja claridade natural suficiente e, enquanto se movimentarem nesse local, a luz permanecer acesa, será correto inferir que o dispositivo instalado atende à especificação P.
    Pensa na proposição: HÁ MOVIMENTO? SIM. VERDADEIRA.
                                   NÃO HÁ CLARIDADE NATURAL SUFICIENTE NO RECINTO? FALSO. POIS ELES ESTÃO EM HORÁRIO EM QUE HÁ CLARIDADE.
    Conforme a tabela bicondicional V <-> F = F   
  • segue o comentário do guilherme o mais correto. vejamos......
    A questão não diz nada sobre os argumentos de "P" se é verdadeiro o falso, então, quando não diz nada, podemos considerar que seus argumentos são verdadeiros, logo:
    L: luz permanece acesa=V
    M:movimento=VA: Luz acesa
    ~C: Não há claridade= V
    montemos agora as proposições de acordo com as argumentações:
    P: A luz permanece acesa se, e somente se, há movimento e não há claridade natural suficiente no recinto
    L<-->M^ ~C= V<--> V= V a proposição P
    montemos agora a outra proposição:
    C<-->M^C= F<-->V= F, logo será falso....
    o mais difícil da questão é vc saber considerar a partir das argumentações qual os conectivos a serem utilizados corretamente, e sempre quando não dizer nada sobre a proposição principal, no caso a "P", consideremos todas suas argumentações como verdadeiras, depois é só comparar com as outras argumentações referente a proposição "P", atribuir os respectivos valores e em seguida utilizar os conectivos corretamente e comparar os valores finais das proposições se coincidem ou não.....vlw...
     MMMmmmmkk




     , sen..





  • Cai como um patinho por ler rápido demais!
    A<-->B^C
    V<--> V^F
    V^F= F
  • ERRADA. Na verdade, são dois os requisitos indispensáveis para a luz permanecer acesa: não existir claridade natural suficiente no recinto e se houver movimento.