-
Gabarito: Certo
Tendo em vista que a empresa está atuando em um mercado com a demanda elastica, logo caso a empresa queira auferir maiores lucros aumentando seus preços, a tendência é que ela sofra prejuizos, pois ela está num mercado em que há substitutos para seus produtos, e caso ela aumente seus preços a demanda irá se direcionar para estes produtos substitutos.
-
Quanto mais elástica a demanda, menor o markup
-
Para resolver a questão, bastaria pensar da seguinte maneira:
- Quanto mais elástica a demanda, menor a dependência dela em relação à empresa monopolista e, consequentemente, menor o markup e menor o poder do monopólio;
- Quanto menos elástica a demanda, maior a dependência dela em relação à empresa monopolista e, consequentemente, maior o markup e maior o poder do monopólio.
A AFIRMAÇÃO ESTÁ CORRETA.
No entanto, pode-se acrescentar algumas considerações teóricas:
O que seria o markup?
O markup é dado pela seguinte relação:
P/Cmg (I)
P = preço
Cmg = custo marginal
O markup guarda relação direta com o poder de monopólio, ou seja, quanto maior o markup, maior o poder de monopólio e vice-versa. Isso ocorre pois quanto maior o markup, maior será o preço do monopolista.
Qual seria a fórmula para o poder de monopólio?
A expressão é a seguinte:
L = (P - Cmg)/P (II)
-
Aprofundamento da questão
Para resolver a questão de forma menos intuitiva, ou seja, mais matemática, algumas considerações são necessárias.Como expressar o markup em termos de elasticidade?
Sabe-se que as empresas, independentemente do tipo de estrutura existente (concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, concorrência monopolística), maximizam seus lucros quando Rmg = Cmg (isso será usado posteriormente).
A receita marginal é dada pela seguinte expressão:
dRT/dQ = d(P.Q)/dQ
Usando o conceito de derivada da cadeia (derivada do primeiro termo multiplicada pelo segundo termo, derivada do segundo termo multiplicada pelo primeiro termo), temos:
dRT/dQ = (dP/dQ)*Q + P.dQ/dQ = dP/dQ*Q + P
Reorganizando matematicamente, temos:
Rmg = P ( Q/P * dP/dQ + 1) (III)
Revisitando a elasticidade:
Epd = Variação% Q / Variação % P (o quanto, percentualmente, a a quantidade varia dada uma determinada variação de preço)
Epd = ((Q2 - Q1)/Q1 ) / ((P2 - P1)/P1) = (P1/Q1)*(Q2-Q1)/(P2-P1) = >
Epd = (P1/Q1)*dQ/dP (IV)
Comparando-se (III) com (IV), percebe-se que (IV) corresponde à primeira parte do parênteses de (III), porém em sua forma inversa. Sendo assim, pode-se substituir (III) em (IV):
Rmg = P (1/Epd + 1) (mas como a elasticidade da demanda é um valor negativo, devemos reorganizar a expressão para podermos usar a elasticidade positiva, como geralmente é apresentada nos exercícios)
Rmg = P (1 - 1/módulo Epd) (V)
Como a empresa é maximizadora de lucros, temos que Rmg = Cmg:
Rmg = Cmg = P (1 - 1/módulo Epd) (VI)
Reorganizando para chegar à expressão do markup:
P/Cmg = 1 / (1 - 1/módulo Epd) (VI)
Observando-se a expressão acima, chegamos à conclusão de que quanto mais próximo estamos da demanda perfeitamente elástica (Epd = infinito), mais próxima a relação P/Cmg está de 1, ou seja, menor o markup e, consequentemente, menor o poder do monopólio. Por outro lado, quanto menos elástica a demanda, ou seja, Epd mais próxima de 1, temos que o denominador do lado direito da expressão (VI) tenderá ao infinito e maior será a relação P/Cmg, ou seja, maior o markup e, consequentemente, maior o poder de monopólio.
Note que, caso a demandaa seja inelástica, ou seja, menor que 1, temos que a relação P/Cmg será negativa. Por esse motivo, as empresas monopolistas atuam quando Epd > = 1.
-
Mark-up -> Margem da receita de vendas (faturamento) sobre os custos diretos de produção.
Demanda elástica -> sofre forte variação em relação ao preço.
Mark-up deve ser pequeno.
-
O mark up é a margem do preço que está acima do custo marginal (mark up=P/Cmg).
Assim, quanto mais os consumidores reagirem aos aumentos de preços, menos será a capacidade do monopolista de cobrar preços acima dos custos marginais de produção.Resumindo, se a demanda for inelástica maior será o poder do monopolista de mark up.
-
CERTO
A diferença entre o preço de mercado em monopólio e a custo marginal da firma é o markup (do inglês marcar acima).
O markup é uma medida do poder que a firma tem no mercado, quanto maior o markup, maior a capacidade da firma de interferir no mercado.
Amanda Aires - EVP
Dessa forma quanto maior a elasticidade menor o markup.
-
Elasticidade da demanda está ligada a quantidade de bens substitutos. Quanto mais substitutos mais elástico será um bem, tendo mais substitutos no mercado diminui-se o monopólio da empresa.
-
Sendo o markup dado por:
markup = 1/(1-1/|Ed|)
Como o monopolista sempre opera na parte elástica da
curva de demanda, temos a garantia que |Ed|>1, logo o markup é maior que 1.
Vamos supor o módulo da elasticidade de demanda
igual a 2, assim:
markup = 1/(1-1/2) =
markup = 2
Para compararmos, vamos supor o módulo da
elasticidade de demanda igual 100, assim:
markup = 1/(1-1/100) =
markup = 1,0101
Portanto, quanto maior a elasticidade da demanda,
menor é o valor do markup. Nesse caso, um mercado monopolizado pode ter um
aspecto de um mercado competitivo.
Gabarito: Correto.
-
Quanto mais elástica a demanda, mais horizontal é a curva de demanda e mais constante é o preço. Sendo o preço de Mark-up definido no oligopólio por P=C*(1+M), em que C são os custos diretos de produção e M, a taxa de mark-up que a empresa exige ganhar, quanto mais o preço for constante, menor será o M para o mesmo nível de C, tendo a empresa com isso menor poder de decisão sobre o preço, o que a distanciará do mercado de monopólio, caracterizado por grande poder sobre o preço.
-
GABARITO CORRETO
O Mark Up é uma técnica de precificação usada para calcular o preço unitário de um produto ou serviço em caso de novas aquisições para venda. Ou seja, é um método que trabalha com a base de custo. Por ser um método simples, baseado em um índice multiplicador ou divisor, é muito prático e por isso bastante utilizado.
Usar o Mark Up garante que o preço final do produto cubra todas as margens de custo fixos e variáveis, assim como uma margem de lucro adequada a cada produto. Isso permite um melhor gerenciamento e gestão de vendas, um mapeamento do lucro unidade a unidade e o estabelecimento de limites para possíveis descontos.
Se a demanda da empresa for elástica, a empresa tende a evitar o aumento dos preços em função da elevação dos custos. Portanto o mark up não terá tanta relevância para empresas monopolistas.
-
Correto!
O mark up é o quanto o monopolista consegue distanciar o preço do custo marginal em termos proporcionais e ele mede o poder de monopólio.
Podemos definir ele como: Pela regra de Lerner
Note que, quanto maior Epd, menor será a diferença entre preço e custo marginal, portanto sendo menor o poder de monopólio.
-
Sendo o markup dado por:
markup = 1/(1-1/|Ed|)
Como o monopolista sempre opera na parte elástica da curva de demanda, temos a garantia que |Ed|>1, logo o markup é maior que 1.
Vamos supor o módulo da elasticidade de demanda igual a 2, assim:
markup = 1/(1-1/2) =
markup = 2
Para compararmos, vamos supor o módulo da elasticidade de demanda igual 100, assim:
markup = 1/(1-1/100) =
markup = 1,0101
Portanto, quanto maior a elasticidade da demanda, menor é o valor do markup. Nesse caso, um mercado monopolizado pode ter um aspecto de um mercado competitivo.
-
Se usar a fórmula L = 1/EPD, basta jogar valores maiores q 1 (já q a questão fala de demanda elástica) para EPD e verificar q a assertiva está correta, tendo em vista q L significa o poder de monopólio: quanto maior por o valor de L, mais poder de monopólio a empresa possui.
Se fizermos o q a questão disse, jogando valores de EPD maiores q 1, perceberemos q L diminuirá. Logo, o poder de monopólio tbm decrescerá
Gabarito: Certo
-
Mark UP (poder de ganho do monopolista -> UP)
Demanda - consumo - elástica: dependência do monopolista é pequena, mark up menor (poder de ganho limitado do monopolista - oferta).
Demanda inelástica: dependência do monopolista é grande, mark up maior.
Sobre elasticidade, guarde o seguinte raciocínio (válido para vida também): quem é mais flexível arca com menos custos.
-
Jetro Coutinho e Paulo Ferreira | Direção Concursos
09/12/2019 às 17:32
Correto!
O mark up é o quanto o monopolista consegue distanciar o preço do custo marginal em termos proporcionais e ele mede o poder de monopólio.
Podemos definir ele como: Pela regra de Lerner
Note que, quanto maior Epd, menor será a diferença entre preço e custo marginal, portanto sendo menor o poder de monopólio.