-
Quando o governo atua na ária de saúde, educação e seguraça publica ele
atua como provedor de serviços concretizando sua FUNÇÃO ALOCATIVA.
-
GABARITO ERRADO
A FUNÇÃO ALOCATIVA é a que atribui ao Estado a responsabilidade pela alocação de recursos na economia. O atendimento desta função dar-se-á por meio da realização de gastos de forma objetiva, desse modo os gastos com sáude e segurança pública são essenciais ao bem estar da população, necessitando, desta forma, da intervenção estatal.
-
A questão está errada por que foram misturados os conceitos, na verdade a função descrita é a distributiva. Segue abaixo os conceitos:
função alocativa: relaciona-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos (ex. rodovias, segurança), bens semi-públicos ou meritórios (ex. educação e saúde), desenvolvimento (ex. construção de usinas), etc.;
função distributiva: é a redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais. Um bom exemplo é a destinação de parte dos recursos provenientes de tributação ao serviço público de saúde, serviço o qual é mais utilizado por indivíduos de menor renda.
função estabilizadora: é a aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos.
-
ERRADO, Pois se trata de uma Função Alocativa.
Função Estabilizadora: é a aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos.
-
Funções do Estado
1. Função ALOCATIVA: nem sempre o mercado alocarecursos de maneira eficiente, nessas situações (chamadas de falhas de mercado) cabe ao Estado fazer uma alocação eficiente dos recursos. Toda vez que o Estado corrigir uma falha de mercado, através da regulação, o Estado exerce sua função Alocativa.
2. Função DISTRIBUTIVA: Nem sempre o mercado distribuirenda de maneira eficiente, cabendo, portanto ao Estado a função de distribuir renda de modo mais eficiente. A função distributiva do Estado é feita através de políticas, tais como “Bolsa Família” e tributação progressiva da renda (quanto maior a renda, mais paga imposto).
3. Função ESTABILIZADORA: Cabe ao Estado estabilizar os preços e a produção. Estabilizar a produção através de políticas Expansivas Anti-Recessivas que aumentam a Demanda Agregada. Estabilizar os preços através de políticas Restritivas Recessivas que diminuem a Demanda Agregada.
-
A função estabilizadora consiste na utilização das políticas fiscal e monetária pelo governo.
-
RESPOSTA E
>>De acordo com James Giacomoni, em Orçamento Público, as funções clássicas do orçamento público, principal instrumento de ação estatal na economia, denominadas também funções fiscais, são: D) a alocativa, a distributiva e a estabilizadora.
>>Um exemplo de materialização da função estabilizadora do governo é dada C) pela condução da política monetária.
#sefaz.al2019 #ufal2019 #questão.respondendo.questões
-
Errado
Em partes:
As funções econômicas governamentais são alocativa, distributiva e estabilizadora (certo). Um exemplo de função estabilizadora são os gastos com educação, com saúde e com segurança pública (errado).
Função Distributiva - O governo deve buscar distribuição justa, sob o ponto de vista da sociedade, da renda.
A renda é aquilo que os agentes pagam em troca do uso dos fatores de produção capital, trabalho e terra. Contudo, a distribuição entre esses fatores pode ser considerada injusta, especialmente no que tange ao trabalho, que é o fator que os trabalhadores “vendem” no mercado, enquanto capital e terra pertencem aos empresários ou ao governo.
A função distributiva é relacionada à redução das diferenças econômicas e sociais da população. Grosso modo, o governo exerce essa função sempre que, de alguma forma, favorece as camadas mais carentes da população, em detrimento ou não das mais ricas.
Os instrumentos utilizados nessa função são:
• Transferências;
• Impostos (tributação);
• Subsídios.