SóProvas


ID
707977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue os fragmentos contidos nos itens a seguir quanto à sua correção gramatical e à sua adequação para compor um documento oficial, que, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo emprego do padrão culto de linguagem, pela clareza, pela concisão, pela formalidade e pela uniformidade.

Caro Senhor Perito Criminal,
Convidamos Vossa Senhoria a participar do evento “Destaques do ano”, em que será homenageado pelo belo e admirável trabalho realizado na Polícia Federal. Por gentileza, confirme sua presença a fim de que possamos providenciar as honrarias de praxe.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que existe erro em honrarias de praxe, visto que redaçao oficial não aceita emprego de gírias.
    Bons estudos.
  • Item ERRADO

    O texto fere o princípio da impessoalidade ao fazer elogios e empregar termos subjetivos e informais como "caro", "belo", "admirável", "de praxe".
  • Errado- "belo" e "admirável trabalho" não são marcas de formalidade.
  • Comentário: Os vocábulos “Caro”, “belo”, “admirável”, “por gentileza” e “de praxe” transmitem aspectos subjetivos, informais e transgridem a impessoalidade. Gabarito:E
    fonte: pontodosconcursos
  • Impesoalidade

    * Sem formas afetivas (prezado, caro, cordialmente)
    *Basta "senhor" mais cargo (Senhor chefe)
    *Sem adjetivos subjetivos (excelente, prestigioso)
    * Pode-se empregar "informamos" ou "informo"
  • Impessoalidade:
    do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.
    Desta forma, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.
    A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade

  • Além dos erros explanados pelos colegas faltou ainda a assinatura, o cargo e o fecho (respeitosamente ou atenciosamente conforme o nível hierárquico).

  • O erro está no vocativo: Caro Senhor Períto Criminal
    De acordo com o expresso na redação oficial o correto é: Senhor Períto Criminal



  • Caro Senhor Perito Criminal, - obs: Este vocativo fere a UNIFORMIDADE pois no manual da presidência da república o vocativo contém apenas o pronome de tratamento e o cargo.
    Convidamos Vossa Senhoria a participar do evento “Destaques do ano”, em que será homenageado pelo belo e admirável trabalho realizado na Polícia Federal. Por gentileza, confirme sua presença a fim de que possamos providenciar as honrarias de praxe. - Os trechos em destaque atentam contra a impessoalidade.
  • Cheio de erros.

    é um tipode  texto de um policial bem puxa saco... kkkk
  • Resposta do Perito: Quando minha filha? Onde?
    GABARITO: ERRADO
  • Caro Senhor Perito Criminal, 
    Convidamos Vossa Senhoria a participar do evento “Destaques do ano”, em que será homenageado pelo belo e admirável trabalho realizado na Polícia Federal. Por gentileza, confirme sua presença a fim de que possamos providenciar as honrarias de praxe.

    Colegas, fiquei na dúvida na parte marcada em amarelo, além de vários erros citados esse não seria mais um?

    O correto não seria " no qual será homenageado "
  • Galera, esse trecho eu transcrevi aqui da minha apostila da vestcon, é pertinente ao assunto, espero que ajude! Forte abraço

    IMPESSOALIDADE NA COMUNICAÇÃO OFICIAL:

    A finalidade pública está sempre presente na redação oficial, daí a necessidade de ser ela isenta de interferência da individualidade de quem a elabora. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos constantes das comunicações oficiais decorre:

    A) Da ausência de impressões individuais da pessoa que comunica: independentemente de quem assina um expediente, a comunicação é sempre feita em nome do serviço público.
      
    B) Da impessoalidade de quem recebe a comunicação: seja um cidadão, seja um órgão público, o destinatário é sempre considerado de forma homogênea e impessoal

    C) Do caráter impessoal do próprio assunto tratado: as comunicações oficiais restringem-se a questões referentes ao interesse público; não cabenelas, portanto, qualquer tom particular ou pessoal.

  • Até onde pudemos identificar, no caso do trecho "...do evento “Destaques do ano”, em que será homenageado...", o em deve referir-se a lugar físico (como o salão onde será a homenagem) e não a passagem de tempo (antes do qual, durante o qual, após o qual), tornando então o uso do mesmo (em) incorreto.

  • Fiz a questão em um segundo quando li a expressão CARO SENHOR

  • O enunciado nos apresenta o seguinte fragmento: "Caro Senhor Perito Criminal, 
    Convidamos Vossa Senhoria a participar do evento “Destaques do ano”, em que será homenageado pelo belo e admirável trabalho realizado na Polícia Federal. Por gentileza, confirme sua presença a fim de que possamos providenciar as honrarias de praxe." Vamos analisar de acordo com o que foi pedido.

    Em termos de impessoalidade, percebemos que o texto apresenta excessos de registro totalmente contrários ao que o Manual de Redação da Presidência da República emprega. Há uso incorreto de "caro", "belo", "admirável" e a expressão "honrarias de praxe". "Praxe" é um termo coloquial impróprio para ser usado em documentos oficiais.


    A resposta é incorreta.

  • Nossa! O texto está repleto de impessoalidade!!!

  • No "caro" eu respondi, nem continuei a leitura.

  • Caro Senhor Perito Criminal -> já esta errado aqui.

    ERRADA!

  • Belo e admirável... Só faltou levar flores para ele!!!

  • Art.37 CF/88.

  • O texto fere o princípio da impessoalidade ao fazer elogios e empregar termos subjetivos e informais como "caro", "belo", "admirável", "de praxe".

  • Lotado de erros. Escolha o seu.

  • Aí não , cara banca

  • Meu sonho é ser tão amado quanto esse perito. Talvez com menos erros kkkkkk