SóProvas


ID
708106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a administração e processo administrativo.

A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que propiciou a efetiva implantação do modelo denominado administração pública gerencial, ocorreu no governo do presidente Juscelino Kubitschek.

Alternativas
Comentários
  • Eita, a organizadora colocou tudo no liquidificador, o DASP foi implementado no governo do Getúlio Vergas para burocratizar o estado, ou seja implementar a Burocracia e não a Administração Gerencial como diz a questão.
    http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=rZpAlFZYa_k3U-mSUbcYJt4C2GqWrYaGDfR5LtfqUvQ~
  • Questão errada

        Diferentemente do que enuncia a questão, o DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) foi previsto pela Constituição de 1937 e criado em 30 de julho de 1938, diretamente subordinado à Presidência da República, com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e a racionalizar o serviço público no país, iniciada anos antes por Getúlio Vargas.
        Coerente com os princípios do Estado Novo, o DASP via uma incompatibilidade entre a 'racionalidade' da administração e a 'irracionalidade' da política. Pretendia assim estabelecer uma maior integração entre os diversos setores da administração pública e promover a seleção e aperfeiçoamento do pessoal administrativo por meio da adoção do sistema de mérito, o único capaz de diminuir as injunções dos interesses privados e político-partidários na ocupação dos empregos públicos.


                                                        (Fonte: cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/.../DASP)

  • A DASP foi criada em 1936, ela foi um novo marco na tentativa de ser mordernizar a administração pública, a administração patrimonial já estava com seus dias contados, a adminitração científica influenciou os novos moldes da administração burocrática, essa apresentou traços padronizados, racionalização e o princípio baseado no mérito de acordo com os moldes Weberianos. A questão peca ao falar que a DASP foi criada no governo do  presidente Juscelino Kubitschek, pois a mesma foi criada no começo da administração burocrática.



    A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que propiciou a efetiva implantação do modelo denominado administração pública gerencial, ocorreu no governo do presidente Juscelino Kubitschek. ---> errada
  • A Administração Gerencial nasceu quando? Alguém sabe?

    Obrigado e sucesso, pessoal!
  • Olá Setuba,
    Pode-se dizer que a Administração Pública Gerencial no Brasil nasceu com o Plano diretor da reforma do aparelho do Estado, PDRAE.
    Esse plano foi formulado por Bresser Pereira, em 1995, e tinha como objetivo implementar na administração pública o modelo gerencial.
    Em 1998, com a EC 19, a implementação do gerencialismo ganhou base constitucional, embora com particularidades inerentes ao modelo brasileiro.
    Importante destacar que já havia tido tentativas para implementar o gerencialismo na AP.
    Um exemplo seria o Decreto Lei 200, que trouxe a  descentralização administrativa para o modelo administrativo.
    Veja o que Bresser Pereira, no PDRAE, fala sobre isso:
    “A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei 200, entretanto, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil. ...”
    “Entretanto, as reformas operadas pelo Decreto-Lei 200/67 não desencadearam  mudanças no âmbito da administração burocrática central, permitindo a coexistência de núcleos de eficiência e competência na administração indireta e formas arcaicas e ineficientes no plano da administração direta ou central. “

    Em outra palavras, no regime militar, houve o fortalecimento da AP indireta e enfraquecimento da AP direta.
    Isso fez com que fossem criados centros de excelência na AP indireta, com  remuneração competitiva, verbas abundante, mão de obra técnica.  Já a AP direta continuou defasada, enfraquecida e desmoralizada.
    Mas foi com o PDRAE que o Brasil realmente começou a trilhar no modelo pós burocrático.
    Espero ter respondido a questão a contento.
    Bons estudos.
    Alexandre Marques Bento
  •  O modelo gerencial no Brasil está previsto no art. 37, §8º, da Constituição Federal. § 8º A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
  • Alexandre Marques Bento, parebéns pelo comentário.
  • poxaaaa uma dessa podia cair na prova do TRT !!!!!! PELO AMOR DE DEUS o DASP foi criado em 1936 no governo de Vargas ... no governo de JK já se inicia análises do sistema gerencial e as funções do DASP passam a ser esvaziadas !!!
  • A  reforma  burocrática  brasileira inicia-se  de  fato  em  1936  quando  é  criado  o  criado  o  Conselho  Federal  do Serviço  Público  Civil,  que  teria  responsabilidade  sobre  a  segunda  perna  do tripé.  Já  em  1938  tal  Conselho  foi  transformado  no  Departamento dministrativo do Serviço Público (DASP).
    O DASP passou a ser o órgão executor e, também, formulador da nova forma de pensar e organizar a administração pública. O DASP foi criado no início do Estado  Novo,  um  momento  em  que  o  autoritarismo  brasileiro  ganhava  força, com o objetivo de realizar a revolução modernizadora do país, industrializá-lo, e  valorizar  a  competência  técnica.  Representou,  assim,  no  plano administrativo,  a  afirmação  dos  princípios  centralizadores  e  hierárquicos  da burocracia clássica.
    Entre as principais realizações do DASP, são citadas:
    • ? Ingresso no serviço público por concurso;
    • ?  Critérios gerais e uniformes de classificação de cargos;
    • ?  Organização  dos  serviços  de  pessoal  e  de  seu  aperfeiçoamento sistemático;
    • ?  Administração orçamentária;
    • ?  Padronização das compras do Estado;
    • ?  Racionalização geral de métodos.

    Fiquem com Deus e bons estudos.
  • É bom destacar que a criação do DASP foi o ápice do MODELO BUROCRÁTICO. Foi criado na ERA VARGAS sendo o órgão central da Administração Pública. O CESPE considera a criação do DASP (1936) como o primeiro movimento de reforma da administração.

  • O DASP foi implementado no Governo de Getúlio Vargas em 1936.JK assumiu a presidencia em 1951.
  • A criação em 1936 do DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público - propiciou a efetiva implantação da BUROCRACIA profissional de Weber. Juscelino Kubitschek governou o Brasil entre 1956 e 1961. Mais de 30 anos depois (década de 90) é que ocorreu a efetiva implantação do modelo denominado ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL no Brasil.

    Portanto, a questão fez uma viagem ERRADA no tempo.
  • Como já foi dito pelos colegas a questão erra ao falar "propiciou a efetiva implantação do modelo denominado administração pública gerencial, ocorreu no governo do presidente Juscelino Kubitschek.", na verdade o DASP veio para estruturar a burocracia que ocorreu no governo de Getúlio Vargas, outras questões podem ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MJ - Administrador

    Disciplina: Administração Pública

    No que se refere à evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue os itens seguintes.

    O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), cujo objetivo principal era a modernização administrativa do país, inspirou-se no modelo weberiano para estruturar a burocracia.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário - Administrativo Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Administração Burocrática e Administração Gerencial; 

    O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi criado com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e racionalizar o serviço público no país.

    GABARITO: CERTA.

  • Falso.. foi implementada na Adm Burocrática com advento dos recursos humanos, materiais e financeiros....


  • Dasp implantou o modelo burocrático, substituindo o patrimonialista, que até então dominava.

  • A criação do DASP em 1936 e sua organização em 1938 ocorreram durante o Governo Getúlio Vargas, no período autoritário do Estado Novo. Além disso, o DASP está associado à administração pública burocrática, e não à administração pública gerencial!

  • Foi durante o Governo Getúlio Vargas.

  • Está tudo errado nessa questão. 1°- foi a adm. burocrática e 2° no governo Getúlio Vargas.

  • Errado

     

    Com a após a crise de Nova York, em 1929, Getúlio, fechou a conomia e procurou alternativas economicas, voltando-se então para o mercado interno através de "incentivos" à industrialização da máquina estatal. Com isso, os empresarios brasileiros passaram a ter incentivo para investir, e, isto "deu um grande impulso à nascente industrialização brasileira. 

     

    Vargas iniciou seu governo retirando poder dos governos estaduais "centralizando o poder na união", após essa medida, o governo federal iniciou também uma maior intervenção economica. 

     

    O velho modelo patrimonialista da administraão pública não era mais adequado a uma ecnomnomia industrial cada vez mais complexa e competitiva

     

    Nesse contexto, foi criado o DASP em 1930. 

  • A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que propiciou a efetiva implantação do modelo denominado administração pública burocrática, ocorreu no governo de Vargas.

  • Adm. p. as vezes se confunde com história. DASP = GV

  • Reforma de 1967 – DL n. 2006/67 – DASP – Burocrática - Descentralização

  • Para lembrar que o DASP buscava sair do patrimonialismo e implantar a burocracia:

    Diga

    Adeus,

    Seu

    Patrimonialista!

     

  • O DASP foi criado em 1936 (1938). Em 1937, Vargas deflagra um golpe de estado instituindo o chamado Estado Novo, sendo o DASP o órgão central encarregado de comandar as reformas.

  • Há dois erros

    ------------------------------------------

     

    O DASP (i) Suegiu em 1938 no governo de Getúlio Vargas (ii) Buscava implementar uma administração burocrática

     

    Com a Reforma do DL 200/67, o DASP foi extinto e foi criado o Departamento Administrativo do Pessoal Civil - DASP, que não passava de um mero "Setor de Pessoal"

  • Em 1938 na ditadura do Getúlio Vargas. Gab. Errado!

  • Erros: Tudo!

  • Questão totalmente errada

  • DASP: 1937, no governo Getúlio Vargas
    JK ''adm paralela'':  1956
    ADM gerencial : 1995 FHC

  • GABARITO: ERRADO

    A criação do DASP ocorreu no governo do presidente Getúlio Vargas o qual promoveu a reforma administrativa do Estado.

    Abraços.

  • GAB:E

    DASP--->>Surgiu na Era Vargas

    >1º reforma administrativa

     

    OBJETIVOS PRINCIPAIS

    >Modernizar administração pública brasileira

    >Suprimir o modelo patrimonialista 

    >Implantar o burocrático

    >Era alinhada à administração científica

  • Órgão previsto pela Constituição de 1937 e criado em 30 de julho de 1938, Com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa para organizar e racionalizar o serviço público no país.

  • A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que propiciou a efetiva implantação do modelo denominado administração pública gerencial, ocorreu no governo do presidente Juscelino Kubitschek.

    ERRADOO - Há dois erros na questão:

    1- O DASP era voltado para implementar a administração pública burocrática

    2- Ocorreu no governo de Getúlio Vargas

  • ERRADO

    Correção

    A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que propiciou a efetiva implantação do modelo denominado administração pública burocrática, ocorreu no governo do presidente Getúlio Vargas.

    Erros:

    -administração pública gerencial

    -presidente Juscelino Kubitschek

  • GAB E

    DASP ocorreu no Governo do Presidente Getúlio Vargas, e o modelo na época era Administração Burocrática.