SóProvas


ID
708145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito da economia do setor público.

O superávit primário de uma economia corresponde à poupança gerada pelo governo para o pagamento dos juros da dívida pública.

Alternativas
Comentários
  • O esforço fiscal ou arrocho fiscal via metas de superávit primário (aumento de arrecadação de impostos e queda de gastos públicos, sem contar o lado financeiro) serve para que o governo possa pagar os juros da dívida pública, ou seja, o lado financeiro. 
  • Atualmente, conforme dados do Tesouro Nacional, a dívida pública interna em títulos está na casa dos R$ 1.620.487.000.000,00 (dez/2010).
    Você sabe qual é a sua parte nesta dívida? Nada mais, nada menos que R$ 8.496,00 dado que, segundo o Censo 2010, a população do Brasil é de 190.732.694 pessoas.
     Pois bem, com uma taxa de juros hoje de 7,5% a.a (09/2012), esta dívida sobe a uma velocidade bem grandinha. Principalmente, porque não estamos conseguindo pagar integralmente estes juros.

    superavit primário é  a diferença entre o que o governo arrecada e o que ele gasta em outras coisas que não o pagamento dos juros. O superavit primário deveria ser utilizado em sua totalidade para o pagamento dos juros da dívida e não para outros propósitos que causem o aumento dela.

  • O resultado primário decorre da diferenciação de receita e despesa NÃO FINANCEIRAS. Portanto, o superávit obtido - sua poupança - é responsável para o pagamento de despesas FINANCEIRAS, tais como : decorrentes do pagamento de juros e despesas decorrentes da atualização monetária.

    Item correto.


    Avante, bons estudos!!!
  • "O superávit primário nada mais é do que a diferença entre as receitas do governo e as suas despesas! Quando o primeiro é maior que o segundo, dizemos que existem um superávit! Nessa conta, não entram os juros da dívida! Assim, esse superávit funciona, como diz a questão como uma poupança para pagar os juros da dívida!"

    (Estratégia Concursos)

  • Trata-se de uma política fiscal restritiva, com o aumento de impostos e diminuição dos gastos públicos, objetivando o controle da inflação e consequente superávit primário.

  • É o dinheiro que “sobra” nas contas do governo depois de pagar as despesas, exceto juros da dívida pública.
    Por isso ele é conhecido como a economia para pagar os juros. 

    Link util:http://g1.globo.com/economia/superavit-o-que-e/platb/