SóProvas


ID
708166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos registros contábeis das provisões, julgue o item abaixo.

As provisões retificadoras do ativo são constituídas debitando-se uma conta de despesa e creditando-se uma conta patrimonial que represente a respectiva provisão.

Alternativas
Comentários
  • Item correto!
    Na constituição de provisão reconhece-se uma despesa e em contrapartida, uma conta patrimonial (conta retificadora) representando a própria provisão.
    Vejamos exemplo prático:
    D - Provisão (conta de resultado - despesa)
    C - Provisão para devedores duvidosos (conta do ativo - retificadora)

    Quem foi meu aluno lembra! 
    Espero ter ajudado! 
  • Caro colega acho que essa questao esta ERRADA .
     

    Discordo da questão no momento da afirmação que as Provisões retificadoras do ATIVO são constituídas..... Verificamos que com o CPC 25, aprovado em 2009 pelo CFC, o reconhecimento, mensuração e contabilização foi alterado, ANTES utilizávamos provisões para contas de ativo, para reduzir o saldo de contas como, depreciação acumulada, perdas com devedores duvidosos e desvalorização de ativos, em contrapartida de despesas, após essa alteração APENAS podemos utilizar provisões para obrigações: Conforme definições do CPC 25 “Provisão é um passivo de prazo ou de valor incerto” e “uma provisão deve ser reconhecida quando, e apenas quando: uma entidade tem uma obrigação presente (legal ou não-formalizada) como resultado de um evento passado”.

    Agora com o novo tratamento aquelas contas redutoras de ativos, antes consideradas provisões estão sendo tratadas como perdas estimadas, ajustes de ativos, ativos contingentes, logo a questão citada deverá ter seu gabarito alterado para ERRADA, pois não existe mais as provisões retificadoras de ativos.

  • Caro colega Sávio Macedo, embora tecnicamente seja chamada de "perdar estimadas com devedores duvidosos", a doutrina continua a mencionar provisão, pois a mudança é meramente terminológica. Na prática não há alteração! A modificação ou não do gabarito pelo CESPE vai depender do entendimento dele mesmo. Ao meu ver não há motivos para anulação. Mas vamos aguardar a decisão da banca. De uma forma ou de outra a sua contribuição é muito válida por estar somando ao conhecimento apresentado aos nobres colegas concurseiros!
    Abraço e bons estudos! 
  • Toda provisão é constituída debitando-se uma conta de despesa a crédito da conta que representa a provisão.
  • A QUESTÃO É TRANQUILA, VEJAMOS !!! AS CONTAS DO ATIVO DIMINUEM A CRÉDITOS, LOGO SE TIVERMOS UMA CONTA, POR EXEMPLO: DEPRECIAÇÕES DE VEICULOS E LAS SERÃO CREDITADAS. OU SEJA, DIMINUIDAS E TEREMOS UMA DESPESA E AS DESPESAS AUMENTAM A DÉBITO !!! SIMPLESMENTE FOI ISSO QUE A QUESTÃO DISSE !!!
    FORTE ABRAÇO !!! E VAMOS QUE VAMOS GALERA!!!
  • O comentário do savio macedo é bem pertinente para o atual entendimento do cespe para essa questão,vejamos: na prova do Bacen(tecnico adm-2013) o cespe veio com uma questão parecida

    A provisão para devedores duvidosos é uma conta retificadora do ativo circulante constituída com base no princípio da prudência.

    Gabarito: Errado

    E o porque desse gabarito,pelo que parece o atual entendimento do cespe é que as contas de provisão não fazem mais parte do ativo e como o colega Savio expôs deve ser utilizado o termo perdas estimadas,como consta no cpc. 


  • Gabarito: certo

    Justificativa do CESPE:

    A conta de despesa influirá negativamente no resultado do exercício e a conta que representa a provisão figurará no Balanço Patrimonial como redutora da conta do Ativo, portanto, está correta. O termo "provisões" vinculadas ao ativo está presente na lei 6.404/76 e suas atualizações, como - por exemplo - 183, II: os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior; outro inciso: IV - os demais investimentos, pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para atender às perdas prováveis na realização do seu valor, ou para redução do custo de aquisição ao valor de mercado, quando este for inferior.



    Bons estudos!


  • Mas se esta conta retificadora for para aumentar o ativo e não diminui-lo? 

  • Lembrando que atualmente, o termo provisão para o Ativo está em desuso (não quer dizer que está errado), o mais correto nas provas atuais seria o termo ESTIMATIVA, para o passivo ainda é PROVISÃO. 

     

     

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá sobre este conteúdo, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/N580TSVa-Rw

  • Errei só por causa do termo provisão que atualmente não é mais usado quando se trata do ativo !

  • Lembrando que atualmente, o termo provisão para o Ativo está em desuso (não quer dizer que está errado), o mais correto nas provas atuais seria o termo ESTIMATIVA, para o passivo ainda é PROVISÃO. 

  • Provisões redutoras do ativo (perdas estimadas, contas retificadoras do ativo)

    Provisão para ajuste ao valor de mercado;

    Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa (PCLD);

    Provisão para perdas em investimentos.

    Obs.: o termo Provisões era para ser substituído para Perdas Estimadas, que são contas retificadoras do ativo.

    Fonte: Prof. Feliphe Araújo, GranCursos.

  • GAB. ERRADO

    HOJE NÃO EXISTE PROVISÕES NO ATIVO, O QUE TERÍAMOS SÃO AS PERDAS ESTIMADAS.

  • Provisão é todo PASSIVO de prazo e valor incerto.

  • O erro da questão não é de conteúdo, é apenas técnico. O termo PROVISÃO não é mais utilizado atualmente.

    Foi substituído por "perda estimada" ou "estimativa" -> Perda Estimada para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD).

    D - Despesa para PCLD;

    C - PCLD (Retificadora do Ativo) -> Geralmente retifica a conta Clientes (ativo)

  • Galera, pode até não ser esse nome atual. mas se tiver na prova eu marcaria como correto e se viesse errado no gabarito recurso. .