SóProvas


ID
708238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da organização administrativa da União, julgue os itens seguintes.

O foro competente para o julgamento de ação de indenização por danos materiais contra empresa pública federal é a justiça federal.

Alternativas
Comentários
  • PRINCIPAIS DISTINÇÕES ENTRE EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA:
    1) Composição do capital social

    - A empresa pública só possui capital público; a sociedade de economia mista possui capital público E privado.
    - A empresa pública pode ter somente 1 sócio (unipessoal) ou + de 1 sócio (pluripessoal), mas todos os seus sócios precisam ser integrantes da administração pública. 
    - Na sociedade de economia mista, apesar de possuir capital privado, o Estado possui o CONTROLE ACIONÁRIO (+ de 50% das ações com direito a voto). Não é obrigatório que o Estado apresente, além do controle acionário, o controle gerencial.
    2) Forma societária
    - A empresa pública pode adotar qualquer forma societária admitida em direito,inclusive S.A.
    - A sociedade de economia mista só pode adotar a forma de S.A.
    3) Foro no âmbito federal
    - A empresa pública FEDERAL possui foro na Justiça Federal.
    ("Art. 109. da CF. Aos juízes federais compete processar e julgar:
    I - as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou opoentes, exceto as de falência, as de acidente de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho")

    - A sociedade de economia mista possui foro na Justiça Comum Estadual, salvo se a União intervier como assistente ou opoente - se a União intervier como assistente ou opoente, aí a competência para julgar a sociedade de economia mista será da Justiça Federal. Vejamos:
    SÚMULA Nº. 556 do STF: "É competente a Justiça Comum para julgar as causas em que é parte sociedade de economia mista".
    SÚMULA Nº. 517 do STF: "As sociedades de economia mista só têm foro na Justiça Federal quando a União intervém como assistente ou opoente".
  • Dúvida: Se fosse uma Empresa Pública de um estado, seria competência da Justiça Estadual então?
    Obrigado


  • lembrando que....

    SÚMULA Nº 517

    AS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA SÓ TÊM FORO NA JUSTIÇA FEDERAL, QUANDO A UNIÃO INTERVÉM COMO ASSISTENTE OU OPOENTE


  • Giovani,
    O foro processual para entidades federais

    As causas em que as empresas publicas federais foreminteressadas nas condições de autoras, rés, assistentes ou opoentes, exceto as de falência, as de acidente do trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho, serão processadas e julgadas pela Justiça Federal (CF, art. 109, I).

    As empresas públicas estaduais e municipais terão suas causas processadas e julgadas na Justiça Estadual.

    As sociedades de economia mista federais não foram contempladas com o foro processual da Justiça Federal, sendo suas causas processadas e julgadas na Justiça Estadual.

    As sociedades de economia mista estaduais e municipais terão, da mesma forma, suas causas processadas e julgadas na Justiça Estadual
  • Obrigado Diego, sua explicação foi muito satisfatória, ja efetuei minhas anotações aqui.
    abraço a todos!
    Ótimos estudos.



     

  •  Certo. De acordo com o art. 109, I da Constituição, caberá aos juízes federais processar e julgar “as causas em que a União, entidade autárquica ou EMPRESA PÚBLICA FEDERAL forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes”. 
    Essa é a regra. Não se esqueça de que temos exceções, nos casos de falência, acidentes de trabalho e nas causas sujeitas à Justiça eleitoral e à Justiça do Trabalho.
  • De acordo com a CF/88:

    Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar:  
    I  -  as  causas  em  que  a  União,  entidade  autárquica  ou  empresa  pública  federal forem  interessadas  na  condição  de  autoras,  rés,  assistentes ou  oponentes,  exceto  as  de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho;

    Vale lembrar que as SEM têm suas causas processadas e julgadas na Justiça Estadual, conforme elencado na Súmula 556 do STF: "É competente a justiça comum para julgar as causas em que é parte sociedade de economia mista"

    valeu e bons estudos!!!
  • Sintetizando, o  foro competente  para julgar as causas em que empresa pública  federal seja parte é a  Justiça Federal, exceto as de acidentes de trabalho (Justiça Estadual) e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho (art. 109, I, CF/88). Quanto às empresas públicas estaduais e municipais, a justiça competente é a estadual. Já no caso de sociedade de economia mista, em qualquer caso o foro competente é o estadual.

    Bons estudos...
  • Cabe a Justiça Federal julgar as ações em que a Empresa Pública Federal estiver participando como autora ou ré, salvo nos casos em que a causa seja referente a falência, acidente de trabalho, sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho.
  • No Gabarito oficial do Cespe está como errado a questão, algué saberia me explicar essa incongruência?
  • Ronaldo,

    segundo o GABARITO DEFINITIVO do concurso público do DPF/AGENTE 2012
    do ITEM 106 é CORRETO.

    106 O foro competente para o julgamento de ação de indenização
    por danos materiais contra empresa pública federal é a justiça
    federal.
    CORRETO

    Bons estudos!!
  • galera.........juízo competente nos litígios comuns é a justiça federal, conforme determina o artigo 109 da CF, EXCETO as trabalhistas e as eleitorais...
  • ATENÇÃO......conforme comentário do Guilherme briguiston, segue parcialmente correto, o erro se encontra em afirmar que as sociedades de economia mista em qualquer caso será julgado na justiça comum, pois, conforme súmula 517 do stf: As sociedades de economia mista só tem foro na justiça federal, quando a união intervém como assistente ou oponente. portanto, há exceções.
  • Complementando,

    Conforme posicionamentos já mencionados pelos colegas, é viável ressaltar que: cabe à JUSTIÇA FEDERAL julgar não só as causas de interesse da empresa pública federal, mas também, causas de interesse da União e da Entidade Autárquica.

    Ademais, as Estaduais, Distritais e Municipais são julgadas em regra pelas VARAS FAZENDA PÚBLICA.

    Bons estudos,

    E no final falarei combati o bom combate...
  • A questão tava tão fácil que deu até medo de marcar certo kkkkkkkkk

  • A questão em tela deve ser dirimida à luz do que estabelece o art. 109, I, da CF/88, de acordo com o qual os juízes federais são competentes para processar e julgar causas que envolvam a União, suas autarquias e empresas públicas, seja quando atuarem como parte – autora ou ré – seja, ainda, quando integrarem a relação processual na condição de assistentes ou opoentes, exceto se a matéria versar sobre falência, acidentes de trabalho e aquelas sujeitas às Justiças Eleitoral e do Trabalho. Tratando-se, pois, de ação indenizatória, por danos materiais, movida em face de empresa pública federal, é de se concluir que, de fato, a competência será da Justiça Federal, na forma do sobredito dispositivo constitucional.


    Gabarito: Certo


  • Realmente deu medo de marcar certo.

    Salvo engano tem súmula quando se trata da Caixa Econômica Federal

  • CERTO

    Foro competente:

    Empresa Pública - Justiça Federal, com exceção dos processos trabalhistas e eleitorais quando tratar-se de empresa pública federal.

    Sociedade de economia mista - Justiça Estadual, mesmo se forem entidades em âmbito federal.

  • A competência só seria estadual se fosse sociedade de economia mista, mesmo que federal.

  • E.P = Justiça Federal

    S.E.M = Justiça Estadual

  • FORO COMPETENTE PARA JULGAMENTO:

    EP (federal) - REGRA - JUSTIÇA FEDERAL SE A EP FOR ESTADUAL OU MUNICIPAL - JUSTIÇA ESTADUAL

    EXCEÇÕES: SÚMULA 270 STJ - " O protesto pela transferência de crédito, apresentado por ente federal em execução que tramita na Justiça Estadual, não desloca a competência para a Justiça Federal"; Final do art. 109, I , CF: não será a Justiça Federal a competente em cado de : a) falência; b) acidente de trabalho; c) justiça eleitoral; d) justiça do trabalho.

    SEM (federal, estadual, municipal) - REGRA - JUSTIÇA ESTADUAL SÚMULA 556 STF - "É competente a justiça comum para julgar as causas em que é parte Sociedade de Economia Mista." SÚMULA 42 STJ - "Compete à justiça comum estadual processar e julgar as causas cíveis em que é parte sociedade de economia mista e os crimes praticados em seu detrimento." EXCEÇÕES: SÚMULA 517 - STF - "As sociedades de economia mista só têm foro na Justiça Federal quando a União intervém como assistente ou oponente";
    FORÇA E FÉ!!! RUMO À APROVAÇÃO!!!
  • Cuidado para não confundir com SEM

  • fique ligado,pois é EMPRESA PÚBLICA FEDERAL

    HÁ QUESTÕES SOMENTE" EMPRESA PÚBLICA" E O GABARITO E

  • Show,Concurseiro resiliente.

  • JUSTIÇA COMPETENTE:

    S.E.M = Sempre JUST. ESTADUAL. (Exceção: 517 STF)

    E.P.: Se for empresa pública federal = Just. FEDERAL

            Se for empresa pública estadual = JUST. ESTADUAL.

  • A questão em tela deve ser dirimida à luz do que estabelece o art. 109, I, da CF/88, de acordo com o qual os juízes federais são competentes para processar e julgar causas que envolvam a União, suas autarquias e empresas públicas, seja quando atuarem como parte – autora ou ré – seja, ainda, quando integrarem a relação processual na condição de assistentes ou opoentes, exceto se a matéria versar sobre falência, acidentes de trabalho e aquelas sujeitas às Justiças Eleitoral e do Trabalho. Tratando-se, pois, de ação indenizatória, por danos materiais, movida em face de empresa pública federal, é de se concluir que, de fato, a competência será da Justiça Federal, na forma do sobredito dispositivo constitucional

    Gabarito: Certo

  • Empresa pública: justiça federal.

    SEM: justiça estadual.

  • Gab Certa

     

    Empresa Pública: Justiça Federal

     

    Sociedade de economia Mista: Justiça estadual. 

  • Essa da até mesmo de responder.
  • A questão em tela deve ser dirimida à luz do que estabelece o art. 109, I, da CF/88, de acordo com o qual os juízes federais são competentes para processar e julgar causas que envolvam a União, suas autarquias e empresas públicas, seja quando atuarem como parte – autora ou ré – seja, ainda, quando integrarem a relação processual na condição de assistentes ou opoentes, exceto se a matéria versar sobre falência, acidentes de trabalho e aquelas sujeitas às Justiças Eleitoral e do Trabalho. Tratando-se, pois, de ação indenizatória, por danos materiais, movida em face de empresa pública federal, é de se concluir que, de fato, a competência será da Justiça Federal, na forma do sobredito dispositivo constitucional.
    Gabarito: Certo

  • Empresa Pública - Justiça Federal

    Sociedade de Economia Mista

    Regra: Justiça Estadual

    Exceção: Federal - Quando a união intervém como assistente/opoente.

    Gabarito correto

  • Federal É FEDERAL

  • Usei a lógica de quando ocorre algum delito contra a Caixa Econ. Federal, que é de competência da polícia federal. Logo, a justiça é federal rambém.

  • O foro processual para julgamento de ações envolvendo Empresas Públicas Federais, é na Justiça Federal, se outoras, rés, assisteintes ou opoentes, conforme o artigo 109, da CF.

  • empresa publica - justiça federal

    Sociedade de economia mista - justiça estadual

    segue o mutante !!

  • QUANDO FOR CONTRA BENS, SERVIÇOS OU INTERESSES DA UNIÃO... SERÁ COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL

    ADM DIRETA, AUTARQUIAS E EMPRESAS PÚBLICAS

  • Aos colegas, peço que evitem comentários como: Muito fácil, as provas antigas eram fáceis, que questão fácil... Imagina pessoa cansada mentalmente que errou por desatenção, vai ler o comentário e ficar mais desmotivado ainda. Agradeço a compreensão.

  • Açucar UNIÃO adoça o café da JF.

  • A respeito da organização administrativa da União, é correto afirmar que: O foro competente para o julgamento de ação de indenização por danos materiais contra empresa pública federal é a justiça federal.

  • Empresa Pública -> Justiça Federal

    Sociedade de Economia Mista -> Justiça Estadual

  • E.P e SEM ( Resumindo)

    têm personalidades de direito privado. mas a organização, contratação de pessoal etc, são regidas pelo Direito Público

    >>finalidade das empresas públicas e sociedades de economia mista:

    -Pode ser prestadora de serviço público ( Responsabilidade civil Objetiva )

    Ou

    -Exploradoras de atividade econômica ( Responsabilidade civil subjetiva )

     

    DIFERENÇAS

    EMP

    Capital 100% público

    Pode adotar qualquer forma societária

    Causas Na Justiça Federal

     

    SEM

    Capital Misto

    Somente S/A

    Causas na Justiça Estadual

     

    SEMELHANÇAS

    I) A criação de Subsidiária , em regra , depende de lei autorizativa.

    II) A venda de subsidiária independe de Lei

    III) A venda de subsidiária quando envolver o controle acionário = Depende de autorização Legislativa

     

    Ambas se sujeitarão ao MESMO controle finalístico por parte da ADMINISTRAÇÃO DIRETA que autorizou a criação.

    SE LEU ESSE RESUMO, ENTÃO VOCÊ AUTOMATICAMENTE FEZ 11 QUESTÕES, GOSTOU ? LIKE

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link:  https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • REVISÃO PESSOAL (OUTRAS QUESTÕES DO MESMO TEMA TBM)

    PRINCIPAIS DISTINÇÕES ENTRE EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA:

    1) Composição do capital social

    - A empresa pública só possui capital público; a sociedade de economia mista possui capital público E privado.

    - A empresa pública pode ter somente 1 sócio (unipessoal) ou + de 1 sócio (pluripessoal), mas todos os seus sócios precisam ser integrantes da administração pública. 

    - Na sociedade de economia mista, apesar de possuir capital privado, o Estado possui o CONTROLE ACIONÁRIO (+ de 50% das ações com direito a voto). Não é obrigatório que o Estado apresente, além do controle acionário, o controle gerencial.

    2) Forma societária

    - A empresa pública pode adotar qualquer forma societária admitida em direito,inclusive S.A.

    - A sociedade de economia mista só pode adotar a forma de S.A.

    3) Foro no âmbito federal

    - A empresa pública FEDERAL possui foro na Justiça Federal.

    ("Art. 109. da CF. Aos juízes federais compete processar e julgar:

    I - as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou opoentes, exceto as de falência, as de acidente de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho")

    - A sociedade de economia mista possui foro na Justiça Comum Estadual, salvo se a União intervier como assistente ou opoente - se a União intervier como assistente ou opoente, aí a competência para julgar a sociedade de economia mista será da Justiça Federal. Vejamos:

    SÚMULA Nº. 556 do STF: "É competente a Justiça Comum para julgar as causas em que é parte sociedade de economia mista".

    SÚMULA Nº. 517 do STF: "As sociedades de economia mista só têm foro na Justiça Federal quando a União intervém como assistente ou opoente".

    415

    CERTA

    RESUMIDAMENTE,

    Mesma pessoa jurídica: DESCONCENTRAÇÃO 

    Desconcentração = CRIA ÓRGÃOS 

    Desconcentração = com hierarquia 

    Pessoa jurídica diferente: DESCENTRALIZAÇÃO 

    Descentralização = CRIA ENTIDADES 

    Descentralização = "cem" hierarquia