-
Certo.
Embora para poder afirmar com certeza a questão deveria informar qual dos alelos seria o Dominante.
-
Pois é, Gustavo...
A questão não disse qual é o dominante.
Errei por isso.
Não deu pra inferir qualquer coisa apenas com a leitura da questão.
Achei mal redigida.
-
A questão está errada. A quantidade da enzima pode afetar o fenótipo sim, como é o caso da Síndrome de Gilbert.
-
Errei pelo mesmo motivo Orlando Corsino.
-
Não posso falar sobre a Síndrome citada, mas penso que deva ser um caso incomum, estudando a funcionalidade pela via bioquímica envolvida a questão está de acordo com a teoria, porém existindo tal síndrome você poderia brigar contra o gabarito, mas ainda acredito que o gabarito seria mantido visto ao que se é passado na teoria
-
Sem noção!
Questão vazia! Sem coerencia!
-
Eu marquei E devido ao final: " independentemente da quantidade, para se ter a função".
Acho que a quantidade de uma enzima determina sim, uma determinada função.
-
O item traz uma situação utópica específica. O seu objetivo é verificar os conceitos do candidato a respeito de dominância e recessividade e da função básica das enzimas, conteúdos básicos da genética. O que é dominância e recessividade? São expressões do gene que irão refletir na expressão fenotípica. Quando o item cita "homozigotos dominantes", estabelece que o padrão de herança, no caso, é de dominância completa. O item cita um gene produtor de enzima e que um alelo produz normalmente a enzima e outro não produz, estabelecendo com isso a relação de dominância e recessividade e que não há alterações na produção e/ou atividade da enzima produzida pelo alelo produtor. Nesse caso estabelecido, a quantidade de produto não interfere no produto final e esse é o cerne da cobrança do item. Sendo bem específico, pois define que há dois alelos: um que produz e outro que não produz. Porque para determinados genes indivíduos homozigotos dominantes e heterozigotos apresentam o mesmo fenótipo, e no caso da questão o fenótipo é estabelecido como apresentando a função enzimática, isso é, participando da via metabólica a que esteja direcionada? Se o gene for produtor de enzima, é sabido que as enzimas utilizadas em vias metabólicas não são gastas, isto é, enzimas que foram utilizadas poderão ser utilizadas novamente. Dessa forma, tanto o indivíduo homozigoto, que produz 100% da enzima em questão, como o heterozigoto, que produz apenas 50%, terão a ou as vias metabólicas em que a enzima em questão é parte integrante ocorrendo normalmente, sem prejuízo para o produto final da via. Portanto, o item está correto. (Cespe)
-
CERTA.
Os homozigotos dominantes e os heterozigotos terão o mesmo fenótipo, ou seja, com enzima. Os homozigotos recessivos são sem enzima.
Se tiver a enzima, nem que seja em pouca quantidade, vai catalisar a reação metabólica. A não ser que haja inibidores.
-
Quando se trata de genes heterozigotos ou homozigotos, se o gene for dominante, independente do que ele seja, se apresentar a enzima, ele já apresenta a atividade ou a função.
Alternativa correta: CERTO
-
Em indivíduos heterozigotos pode ocorrer a produção de enzimas haplossuficientes
-
RESPOSTA DO PROFESSOR:
Quando se trata de genes heterozigotos ou homozigotos, se o gene for dominante, independente do que ele seja, se apresentar a enzima, ele já apresenta a atividade ou a função.
Alternativa correta: CERTO
-
Apesar da banca ter considerado a questão como certa, ela apresenta um erro ao afirmar que a funcionalidade enzimática independe de quantidade. É sabido que algumas síndromes metabólicas são causadas devido a deficiência na produção de determinadas enzimas.
-
gab e
correto. ex: olho preto AA
será AA ou Aa o olho preto.