SóProvas


ID
708943
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dentre as práticas do método ágil Extreme Programming (XP), está a prática de propriedade coletiva. É correto afirmar que, nessa prática,

Alternativas
Comentários
  • A propriedade coletiva do código é outra característica fundamental do método XP, com a rotatividade do código entre os programadores e reuniões freqüentes para estabilizar o código. A propriedade coletiva encoraja o time todo a contribuir com novas idéias. Qualquer membro do time pode adicionar funcionalidade, corrigir erros ou re-fabricar o código. Não existe a figura do arquiteto chefe. Todos são responsáveis pelo código inteiro. Não existe alguém para aprovar as mudanças. Reuniões freqüentes devem ser definidas como parte do processo iterativo de programação. Estas reuniões devem ser curtas e são realizadas com todos de pé.

    letra C
  • Marquei a letra "A" porque, apesar de não falar que o código não tem um 'dono',  ela diz respeito ao fato de que qualquer um pode revisar o código de qualquer um, não há código necessariamente restrito a modificação por alguém.

    A letra "B" está fora do contexto da prática de propriedade coletiva.

    A letra "C" diz respeito mais ao Pair Programming do que à propriedade coletiva do código.

    A letra "D" diz respeito ao Sustainable Pace, ou Ritmo Sustentável.

    A letra "E" está fora do contexto da prática de propriedade coletiva.
  • Caro Bruno,
    Na letra A ela dá enfoque à programação em pares quando afirma "os trabalhos são desenvolvidos em conjunto, para que um programador possa analisar o trabalho do outro".
    Já na letra C, ele destaca que a dupla deve trabalhar em todas as áreas do sistema.
  • De cara já podemos eliminar a letra D,pois quando falamos em Xp
    sabemos que não são utilizadas horas extras.
  • A) Pair programming
    B) ?
    C)Propriedade Coletiva
    D) Ritmo Sustentável
    E) Cliente sempre presente
  • Não entendi porque a D poderia estar errada!

  • Extreme Programming envolve um conjunto de práticas, algumas delas são:

    - Planejamento Incremental: Os requisitos são registrados em cartões de histórias e as histórias a serem incluídas em um release são determinadas pelo tempo disponível e sua prioridade relativa. Os desenvolvedores dividem essas histórias em “tarefas”.

    - Pequenos Releases: O conjunto mínimo útil de funcionalidade que agrega valor ao negócio é desenvolvido primeiro. Releases do sistema são frequentes e adicionam funcionalidade incrementalmente ao primeiro release.

    - Projeto Simples: É realizado um projeto suficiente para atender aos requisitos atuais e nada mais.

    - Desenvolvimento test-first: Um framework automatizado deteste unitário é usado para escrever os testes para uma nova parte da funcionalidade antes que esta seja implementada.

    - Refactoring: Espera-se que todos os desenvolvedores recriem o código continuamente tão logo os aprimoramentos do código forem encontrados. Isso torna o código simples e fácil de manter.

    - Programação em Pares: Os desenvolvedores trabalham em pares, um verificando o trabalho do outro e fornecendo apoio para realizar um bom trabalho.

    - Propriedade Coletiva: Os pares de desenvolvedores trabalham em todas as áreas do sistema, de tal maneira que não se formem ilhas de conhecimento, com todos os desenvolvedores de posse de todo o código. Qualquer um pode mudar qualquer coisa.

    - Integração Contínua: Tão logo o trabalho em uma tarefa seja concluído, este é integrado ao sistema como um todo. Depois de qualquer integração, todos os testes de unidade devem ser realizados.

    - Ritmo Sustentável: Grandes quantidades de horas extras não são consideradas aceitáveis, pois, no médio prazo, há uma redução na qualidade do código e na produtividade.

    - Cliente on-site: Um representante do usuário final do sistema (o cliente) deve estar disponível em tempo integral para apoiar a equipe XP. No processo da extreme programming, o cliente é membro da equipe de desenvolvimento e é responsável por trazer os requisitos do sistema à equipe para implementação.

    (Fonte: Livro Engenharia de Software, Sommerville, 8ed, pag 264)

    Então Alexandre, como já foi destacado pelos colegas, cada uma das alternativas está relacionada a uma prática distinta do XP. A questão pede para escolhermos a alternativa que descreve a prática de "Propriedade Coletiva". Logo, não poderia ser a letra "D" pois esta descreve a prática "Ritmo Sustentável". Gabarito letra "C".


  • Todas as afirmativas fazem sentido no contexto do XP, mas a única que tem relação com a prática da propriedade coletiva é a letra C.