SóProvas


ID
709045
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Quando volta a energia elétrica depois de um período sem energia, um rádio relógio elétrico reinicia a marcação do horário das 12:00. Plínio esteve ausente de sua casa por 10 horas e, ao retornar, notou que seu rádio relógio marcava 16:35, quando o horário correto deveria ser 19:40. Sabendo que a diferença de horário se deve à falta de luz em um intervalo de tempo do período em que Plínio esteve fora de casa, o horário em que se deu o início da falta de energia elétrica foi:

Alternativas
Comentários
  • Se o rádio relógio marcada 16:35, havia se passado 4 horas e 35 minutos desde a falta de luz
    Então é só calcular o horário certo (19:40) subtraindo 4:35
    Resposta correta -> 
    B) 15:05
  •  
      • Observa: 19h40min foi a hora que o cara chegou em casa depois de ter ficado 10h fora. Muito bem da equação 16h35min = 12 + X, temos X = 4h35min. Logo encontramos 15h05min da volta de energia. Como queremos o início da falta e fazendo 10h - 4h35min= 5h25min logo devemos fazer 19h40min - 5h25min = 14h15min início da falta (que para 15h05min faltam 50min isso é justamente o tempo sem energia!). Pois de 09h40min até 14h15 transcorrem 4h35min somando os 50min( de falta de energia) e mais 4h35min teremos exatamente as 10h que o cara passa fora. Desta forma, o início da falta foi às 14h15min não há essa reposta na questão, logo deve ser anulada.

    •  
  • Eu fiz e achei a resposta na letra B
    1º passo: subtrair a hora que o relógio marcava do tempo que ele marca quando reinicia.
    16h35min - 12h00min = 4h35min (tempo que passou sem energia)

    2º passo: subtrair a hora que Plínio chegou em casa pelo tempo de falta de energia.
    19h40min - 4h35min = 15h05min (B)
  • Acho que o enunciado da questão torna difícil o entendimento de que cálculos fazer pois, como disse o colega acima, a resposta que podemos encontrar nas alternativas é do retorno da energia e não do início de sua falta.
  • A pergunta é o horário em que se deu o início da falta de energia e não o retorno, mas como só tem a resposta do retorno marquei o retorno, enfim, questão mal formulada mas se tem uma resposta possível lá marcamos.
    O relógio deveira estar marcando 19h40min mas estava marcando 16h35m ou seja estava atrasado 3h05min o que significa que o relógio ficou parado por este tempo que seria o tempo de interrupção da energia.
    O relógio marcava 16h35m o que significa que tinha sido religado há 4h35min
    Isto prova que a energia faltou às 13h e retornou às 15h05min.
  • Saiu a resposta ao recursuo desta questão. A FCC diz que a falta de energia foi momentanea que ela faltou e voltou ao mesmo tempo. Vocês conseguem ler em algum momento na questão que a falta foi momentanea? Eu leio que faltou por um periodo de tempo.
  • Acredito que a questão estaja mesmo errada, pois: 

    o relogio ficou sem funcionar um perido e reiniciou marcando o horário de 12:00 hs

    quando o morador chegou o relogio marcava 16:35 (tinha funcionado 4:35 após o retorno da energia) mas o horário correto seria 19:35 (subtraindo-se as 4:35 que funcionou após o reinicio encontra´se 15:05, hora em que o relogio voltou a funcionar.

    Se eram 19:40 e o relogio marcava 16:35 (19:40-16:35=3:05) 3:05 periodo em que o relogio ficou parado (a diferença de tempo)

    Então, a hora que o relogio voltou a funcionas (15:05) - (3:05) periodo parado =12:00 hora em que o relogio parou.
  • Gente, essa questão é um atentado ao raciocínio lógico!
    Como que sem dar a informção de que a falta de luz foi, na verdade, um pico de luz, a banca espera que os candidatos entendam que a hora de retorno é também a hora em que se deu o início da falta de energia?
    O gabarito dessa questão deveria ser a letra C por dedução! Sim, dedução; pois com os dados que o enunciado nos dá, achamos, no máximo, o horário de retorno da energia, que foi às 15:05. Ora, se a energia voltou às 15:05, o início de sua falta deu-se em algum horário anterior a este, correto? O único horário anterior ao das 15:05 é o que nos apresenta a assertiva C (14:05).

    A desculpa que a FCC deu para não alterar o gabarito é ridícula e de uma falta tremenda de vergonha na cara! 

  • A FCC esta indo de mal a pior
    essa estoria de que a luz faltou e voltou no mesmo horario é mais conhecida como estoria pra boi dormir.
    Ridículo, um verdadeiro papelao!
  • Pensei como a Chiara. E não tenho nenhuma dúvida que estou certa. A banca falhou feio em permanecer com o gabarito. Opção "B" ERRADA, "C" CERTA.
  • Ou, um rádio relógio elétrico quando para por falta de energia ao voltar continua da hora que parou, neste caso as 12:00. Aí não tem opção correta para marcar. Deveria ter sido anulada.
  • Arquimedes,
    Comecei raciocinando como você. Não achei que estava certa porque nas 5h25min encontrada está incluido o tempo em que o relógio ficou parado e o tempo que funcionava antes de parar. Não via como calcular a hora que o relógio parou. 
  • Apesar de ter acertado a questão, acredito que deveria ser anulado, pois a pergunta é "o horário em que se deu o início da falta de energia elétrica", não se pode deduzir pois o inicio da falta de energia pode ter sido um horário qualquer entre 9:40 da manhã (horário que ele saiu de casa) e 15:05 (horário que a energia eletrica reiniciou). A unica coisa que se pode deduzir é o horário do retorno da energia e não o horário de inicio da falta.
  • De acordo com o enunciado, verifica-se que o tempo de atraso do relógio pode ser calculado com a seguinte subtração:

    19:40 – 16:35 = 3 horas e 5 minutos

      Sabe-se também que a diferença se deve a falta de luz e ao reiniciar o relógio marca 12:00. Assim, o momento de retorno da luz ocorreu as 15h 05 min, pois:

    12:00 + 3:05 = 15 horas e 5 minutos

    Ressalta-se que o início da falta de energia não é possível inferir, salvo considerando a falta e o retorno imediatos, como por exemplo, um “pico de luz”, informação que não está no enunciado.

    Entretanto, o desenvolvimento das ideias é válido visando à preparação do candidato.


    Resposta B


  • o concurseiro tá precisando é de leis p poder se  apoiar... estas questões não medem conhecimento,  mostra o quanto as bancas podem brincar com nossa cara....

    #PARTIU EXPLODIR A FCC

  • Pensei exatamente como a Chiara Bruno abaixo, o único "raciocínio lógico" que poder se aplicado a essa questão esdrúxula.

    Quanto aos idolatradores de banca, achando que discordar de gabaritos absurdos é "choro", podem ter certeza que vai chegar a hora de vocês chorarem, quando alguma banca cometer um erro ridículo desses em uma questão prejudicial a vocês.

  • Não entendo!!!! A E) está com o horário 15:05 (resposta que marquei) contudo, o gabarito é a B) só que a segunda alternativa está com o horário de 18:35 e lendo os comentários eu estou notando um ERRO NA QUESTÃO. Pode ser só no meu pc, entretanto, já tô deixando o comentário aqui pra caso mais alguém venha a ter esse problema. 

  • Como o relógio marcada 16:35, isto significa que a luz havia faltado exatamente 4 horas e 35 minutos antes de Plínio retornar para casa. Como o horário correto era 19:40, então “voltando” 4 horas e 35 minutos temos 15:05, que foi o horário onde houve a falta de energia.

    Resposta: B

  • Não tem choro, nem vela, daqui a pouco vão lançar um curso de paranormalidade para concurseiros entrarem na mente do examinador. Bem-vindos à ditadura da Banca.

  • Comentários que facilitam o entendimento:

    https://pir2.forumeiros.com/t28092-relogio-parado-e-depois-funcionando

  • Enunciado patético e justificativa patética da FCC. Na questão ela pede o horário em que a energia faltou, no gabarito a resposta é o horário em que a energia voltou.

  • 15:05 foi a hora que a luz voltou!

  • A única certeza de que temos nessa questão é que a luz retornou às 15:05.

    Ou seja, somente duas alternativas são possíveis: B ou C. B considerando que a luz caiu e voltou na mesma hora. C considerando que a luz voltou 1h depois. Com os dados do enunciado, as duas interpretações são corretas.