SóProvas


ID
709867
Banca
FMP Concursos
Órgão
PGE-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Marque a correta, considerando as assertivas abaixo.

I – Segundo a jurisprudência pátria, o réu não tem legitimidade para recorrer quando a demanda for extinta sem resolução do mérito.

II – Serão considerados protelatórios os embargos de declaração manejados com exclusiva função de prequestionamento.

III – Apenas a sentença transitada em julgado é eficaz.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B.
    ITEM II - ERRADO. Súmula 98/ STJ: “Embargos de declaração manifestados com notório propósito de prequestionamento não têm caráter protelatório”.
    ITEM IV - ERRADO. As sentenças nulas são aquelas prolatadas diante de algum vício de cunho processual, ou seja, um erro in procedendo, que representa no processo alguma mácula não solucionada pelo juiz de ofício, a qual tem o condão de invalidar todo o processo, passando a sentença prolatada a padecer de nulidade. As sentenças inexistentes são àquelas prolatadas em processo juridicamente inexistente, em virtude de vícios intrínsecos ou extrínsecos, sendo que tais sentenças não poderão produzir efeitos, bem como não há limite temporal pré-determinado para sua impugnação. 

    SENTENÇA TERMINATIVA- É a sentença que extingue (termina) o processo sem resolver o conflito em questão (o mérito). Esse término não tem sentido absoluto pois caberá reurso dessa decisão. Essa sentença está presente no art. 267 CPC.

    SENTENÇA DEFINITIVA - Ao contrário da terminativa, essa sentença resolvem o mérito, o juiz dá resposta a favor de uma das partes que demandaram a tutela jurisdicional. Também não põe fim ao processo, porém apresenta uma definição em primeira instancia no que diz respeito aquele litigio. Essa sentença é encontrada no art 269 CPC. 

  • NOBRES COLEGAS,


    I- ERRADA: Na verdade o réu não terá INTERESSE de recorrer, quando a senteção extinguir o feito sem resolução de mérito.

    II - ERRADA: Os embargos para efeito de prequestionamento, não são considerados protelatórios, sendo denominado prequestionamento ficto.

    III - ERRADA: A senteça que não transitou em julgado não faz coisa julgada, mas é eficaz.
     

    EXORTE A DÚVIDA QUE A DÁDIVA LOGO SERÁ ALCANÇADA!
  • GABARITO LETRA B

    I - FALSA:

    Uma sentença de mérito de improcedência do pedido do autor é melhor para o réu que uma sentença de extinção do processo sem resolução do mérito, logo, o réu tem interesse recursal.

    II STJ N. 98 Embargos de declaração manifestados com notório propósito de prequestionamento não têm caráter protelatório.

    III - sentença será eficaz ainda que pendente a recurso (ainda que nao feito CJM).