SóProvas


ID
71239
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Homem de 55 anos, tabagista e com dislipidemia, trabalha na Bolsa de Valores. Referiu dor epigástrica com irradiação retroesternal à esquerda, sudorese e dispneia. Foi submetido ao cateterismo cardíaco, com as seguintes finalidades:

I. diagnóstica, para avaliar o grau de obstrução das artérias que irrigam o músculo cardíaco.

II. terapêutica, para correção da obstrução por meio de angioplastia.

III. preventiva, para a correção da obstrução por meio de angioplastia com ou sem colocação de stent.

IV. substitutiva, para realizar a revascularização miocárdica.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • III - Errada: A angioplastia é um procedimento corretivo, ou terapêutico.IV - Errada:O cateterismo sómente visualiza e desobstrui o que está fácil. A revascularização é uma grande cirurgia impossível de ser substituída por cateterismo.
  • Cateterismo cardíaco é o conjunto de métodos de diagnóstico e tratamento cardíacos que tem em comum o fato de ser acessado o interior do coração através de um tubo longo, fino e flexível, chamado cateter, de 2,7 milímetros de diâmetro e 1 metro de comprimento, colocado por um vaso sangüineo periférico no braço, coxa ou pescoço. Tem como objetivo corrigir problemas em veias e artérias,como obstruções.
    O cateterismo cardíaco é usado para diagnóstico e/ou tratamento de várias condições cardíacas. O médico pode recomendar o cateterismo cardíaco para várias razões diferentes. A razão mais comum é para avaliar dor no peito, a qual pode ser sintoma de doença da artéria coronária e o cateterismo cardíaco pode mostrar se a placa está estreitando ou bloqueando as artérias cardíacas.

    Variações terapêuticas

    • Angioplastia: Desobstrução de artéria coronária ou ponte de safena que esteja comprometida por uma placa de gordura ou um coágulo. É feita usando-se um balão que, posicionado e inflado no ponto de estrangulamento, restitui a circulação no vaso.

    • Stent coronário: Fixação de uma tela de aço inoxidável na parede interna do vaso desobstruído durante a angioplastia, para impedir novo estrangulamento.

    • Valvoplastia: Desobstrução de válvulas cardíacas (pulmonar e mitral) por meio de um ou mais balões infláveis, normalizando a livre circulação do sangue.