SóProvas


ID
712393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao colonialismo europeu no século XIX, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A disputa entre Portugal e Bélgica pelas riquezas minerais de Angola exemplifica a influência determinante exercida pela corrida colonial sobre a política continental, com a qual se envolveram as potências europeias no período de 1871 a 1890.

Alternativas
Comentários
  • O item apresenta diversos erros, logo seia fácil sua marcação como errado.

    Algumas inconsistências:

    Não há disputa entre Portugal e bélgica pelo território de Angola. A bélgica esteve envolvida em disputas, prinvipalmente com Leopoldo II, acerca do Congo e a livre navegação na Bacia do Rio de mesmo nome. Entretanto as disputas nãoi estavam ligadas apenas a Portugal e sim aos interesses de outros países também (Inglaterra, França e até a Alemanha). A importância de Portugal pode ser identificada no seu papel de propositor da Conferência de Berlim que Bismarck convocou. Cronológicamente podemos apontar uma imprecisão, pois o período afirmado no ítem corresponde a Real politik e nesse período a política européia esteve razoavelmente descolada das disputas coloniais. Foi a partir de 1890 ( Welt Politik) que as tensões no continente acentuaram-se em consequencia das disputas coloniais.

    Imperialismo é um tema com grande peso no TPS. Para os que desejam fundamentar o assunto sugiro estas questões discursivas que são acompahadas de gabarito comentado.

    http://araoalves.blogspot.com.br/search?q=imperialismo
  • A disputa foi entre Portugal e Inglaterra no contexto do "Projeto cor de rosa", que tinha por objetivo unir os territórios de Angola e Moçambique.  

  • A conferência anterior (Conferência geográfica de Bruxelas, em 1876) iniciou o debate sobre a partição da região do Congo, que foi dividido em três partes: Congo-Léopoldville, que coube aos belgas, Congo-Brazzaville, atribuída aos franceses, e Angola, que historicamente já pertencia a Portugal.

  • Errado

     

    A questão aborda o problema da província de Cabinda, conhecida na época como Congo Português. Não houve, no entanto, maiores desgastes por conta desse território, nem gerou influência determinante na condução da política continental europeia.  

     

    "Nasceram o Congo Belga (ex-Zaire e atual República Democrática do Congo) e o Congo Francês (ex-Congo Brazzaville e atual República do Congo), a atribuição de Cabinda a Portugal foi internacionalmente confirmada, adotando-se a designação Congo português.

    No entanto, como a Bélgica reivindicou uma saída para o Atlântico para o Congo Belga, agora constituído como tal, foi-lhe concedido um "corredor" constituído pelos territórios adjacentes ao rio Congo. Desta maneira foi cortada a ligação por terra, anteriormente existente, entre Cabinda e o restante Reino do Kongo."

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabinda_(prov%C3%ADncia)