SóProvas


ID
712495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com base na teoria microeconômica, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Sabendo-se que a função de serviços administrativos de determinado órgão público exije um computador para cada funcionário, conclui-se que as isoquantas entre esses dois insumos são formadas por linhas retas paralelas, cuja inclinação é igual a -1.

Alternativas
Comentários
  • Isoquantas com formato de retas paralelas representam insumos que são substitutos perfeitos. Em outras palavras, são insumos que podem ser trocados sem nenhuma restrição, mantendo a mesma quantidade produzida.
    Nessa questão, os insumos são computadores (capital) e funcionários (trabalho). O resultado são os serviços administrativos (produto).
    Vamos assumir que 2 funcionários utilizando 2 computadores produzam 2 serviços administrativos por dia.
    Se computadores e funcionários fossem substitutos perfeitos, poderíamos empregar 4 funcionários e 0 computadores e ainda assim obteríamos 2 serviços administrativos por dia.
    Poderíamos, inclusive, empregar 4 computadores e 0 funcionários para obter os 2 serviços administrativos diários.
    Naturalmente, sabemos que esse não é o caso, uma vez que computadores necessitam de pelo menos um funcionário para que haja produção.
    Logo, conclui-se que os insumos em questão não são substitutos perfeitos. Se não são substitutos perfeitos, a isoquanta NÃO é uma reta.
  • Os comentários do Guilherme são realmente muito bons!
    Se me permitem gostaria de compartilhar aquilo que pude entender da questão... Pelo enunciado podemos perceber que o examinador se refere, ao menos no meu ponto de vista, aos bens complementares (já que cada funcionário utilizará um computador - não adianta termos mais de um computador para um funcionário, já que ele utilizará efetivamente só um). Nesse caso, as isoquantas seriam em formato de L, assim como a curva de demanda dos bens complementares.

    Espero que ajude (caso haja alguma objeção, por favor me avise).
    Abs.
  • Só para enriquecer, segue o link com os 3 tipos de isoquantas... http://www.policonomics.com/isoquant/
  • Uma isoquanta mostra as diferentes combinações entre dois fatores de produção (K- capital, neste caso computadores e L-trabalho, neste caso funcionários) que produzem uma certa quantidade de um bem ou serviço. 

    Graficamente, a forma de uma isoquanta vai depender do tipo de bem ou serviço que estamos analisando. A forma de isoquantas também está em estreita relação com os termos taxa marginal de substituição técnica (TMST) e rendimentos de escala.

    O primeiro exemplo de mapa isoquanta é a representação gráfica mais comum. São isoquantas convexas, mostrando a quantidade de capital K que o produtor pode deixar de aplicar quando se aumenta a quantidade de trabalho L, mantendo a quantidade de produto constante. 

    - As isoquantas são convexas devido à existência de rendimentos marginais decrescentes em ambos os factores. 

    - As isoquantas nunca se cruzam, nem se tangencial, já que uma determinada combinação de fatores produtivos não pode proporcionar dois níveis distintos de produção 

    O segundo exemplo é uma representação gráfica com retas lineares paralelas. Este é o caso para fatores de produção que são substitutos perfeitos. Se os insumos são substitutos perfeitos, as isoquantas são lineares (retas) e a inclinação tem um ângulo de 45 ° com cada um dos eixos. No enunciado, percebe-se que os insumos não são substitutos, logo, o gráfico das isoquantas não pode ser de linhas retas paralelas.

    O terceiro exemplo é um gráfico que representa insumos complementares perfeitos. Isto é, não haverá um aumento da quantidade produzida, a menos que ambas as entradas aumentem na proporção necessária. O melhor exemplo de insumos complementares são pás e escavadores, uma vez que a quantidade de furos não vai aumentar quando há pás extra sem escavadores. Nesse caso, as isoquantas seriam em formato de L, assim como a curva de demanda dos bens complementares. Esse seria o gráfico para o enunciado da questão.

    Resumindo:

    Bens substitutos perfeitos: Linhas retas paralelas

    Bens complementares: Formato de L

    Regra geral: Curvas convexas.

    Para taxa marginal de substituição técnica (TMST) utilizar sempre valor absoluto, ou seja, nunca haverá TMST negativa.


  • Perfeito o comentário do Guilherme.

    Complementando, a questão expõe na verdade o conceito de função  de produção  de proporções fixas" (Leontief)

  • Muito cuidado com o comentário equivocado do Murilo Correa. Diferentemente do que foi exposto por ele(regra geral), a questão se refere à exceção da função isoquanta(chamadas de casos especiais), que, no caso da questão, são bens complementares perfeitos e, por conseguinte, o gráfico tem formato de L.

  • ERRADO.

    A questão está determinando uma proporção fixa entre trabalho e capital: um computador para um funcionário.

    Portanto, eles se complementam perfeitamente, e suas isoquantas terão formato de “L”, não de linhas paralelas. A função seria q=min(K,L).