SóProvas


ID
715390
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na era da informação, as mudanças que ocorrem nas empresas são principalmente culturais e comportamentais, transformando o papel das pessoas dentro da organização. Uma característica dessa mudança é a gestão de pessoas, uma atividade que identifica as pessoas como capital humano e parceiros da organização.

NÃO atende ao conceito de gestão de pessoas a empresa que

Alternativas
Comentários
  • Especialização, lembra as antigas organizações burocráticas funcionais, focadas em seu velho papel de Recursos Humanos.
  • O gabarito é a letra B.
    Mais acredito que a letra C é a que deveria ser marcada, pois preocupação com resultados, acredito não ter nada a ver com gestão de pessoas, muito pelo contrário, seria gestão por resultados.
     


  • As Novas Necessidades da ARH

    lUma visão do homem, do trabalho e da empresa.
    lEstrutura plana, horizontalizada, enxuta, de poucos níveis hierárquicos.
    lOrganização voltada para processos e não para  funções especializadas e isoladas.
    lNecessidade de atender ao usuário – interno ou externo – e, se possível, encantá-lo.
    lSintonia com o ritmo e a natureza das mudanças ambientas.
    lVisão voltada para o futuro e par o destino da empresa e das pessoas.
    lNecessidade de criar valor e de agregar valor à pessoas, à empresa e ao cliente.
    lCriação de condições par uma administração participativa e baseada em equipes.
    lAgilidade, flexibilidade, dinamismo e proação.
    lCompromisso com a qualidade e com a excelência de serviços.
    lBusca da inovação e da criatividade.
  • Detesto questões passíveis de inúmeras interpretações:

    B) Dá ênfase à especialização:
    Pode-se dizer que atende ao conceito de RH, uma vez que especialização - de acordo com o Michaelis - é um estudo especial; especializar, distinguir.. 


    C) Que tipo de resultado?

    Financeiro? Não atende ao conceito de RH

    De qualidade no trabalho? Atende ao conceito de RH
  • Relações Industriais/Pessoal (Era da Industrialização Clássica) - Surgem os antigos departamentos de pessoal, que eram responsáveis a fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego ( admissão através de contrato de individual, anotação em carteira de trabalho, contagem das horas trabalhadas para efeito de pagamento, aplicação de advertências e medidas disciplinares pelo não-cumprimento do contrato, contagem de férias, etc.) Depois de algum tempo, o departamento de relações industriais assume esse papel e também a tarefa de relacionamento com os sindicatos e a coordenação interna com os demais departamentos, visando enfrentar problemas sindicais de conteúdo reivindicatório, além das atividades operacionais e burocráticas.



    Recursos Humanos (Era da Industrialização Neoclássica)- Substituem os antigos departamentos de relações industriais, que além das tarefas operacionais e burocráticas, desenvolveram funções operacionais e táticas, como órgãos prestadores de serviços especializados. Cuidavam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais.



    Gestão de Pessoas (Era da Informação) - Surgem as equipes de gestão com pessoas, que substituem os departamentos de recursos humanos, sendo que as tarefas operacionais e burocráticas são transferidas para terceiros através da terceirização, enquanto as atividades táticas são delegadas aos gerentes de linha que passam a ser os gestores de pessoas. As pessoas - de agentes passivos que são administrados - passam a constituir agentes ativos e inteligentes que ajudam a administrar os demais recursos organizacionais. As pessoas passam a ser consideradas como parceiros da organização, que tomam decisões à respeito de suas atividades, cumprem metas e alcançam resultados previamente negociados e que servem o cliente no sentido de satisfazer suas necessidades e expectativas. 

  • A questão trata de forma objetiva as características dos colaboradores quando valorizados como capital humano logo dentre as opções a que não se encaixa é:
    Dá ênfase à especialização - já que esta está integrado de forma implícita a valorização da iteligência e o talento. Sendo assim as outras alterntivas estão corretas.

  • A resposta correta é: dá ênfase à especialização..

  • É simples:  todo empregador, sem exceção, almeja, sempre, a maiores lucros com o menor custo possível com pessoas, já que ser humano é complicado e fica doente. Assim, o trabalhador do tipo "pau pra toda obra" é o ideal para o patrão, cujo sonho de consumo é o funcionário exemplar, ou seja, aquele que sabe de tudo um pouco, permitindo a substituição de especialistas por quebra-galhos. Assim, a lucratividade só se faz aumentar, enquanto a  qualidade dos produtos e serviços despenca e a saúde do trabalhador se escangalha.

  • As empresas atuais estão voltadas para ideia de organização orgânica e descentralização da estrutura da organização e não mais mecanicista com estrutura centralizada.

  • b) dá ênfase à especialização.